Diário da Região

    • -
    • máx min
10/06/2018 - 00h30min

ESTUDO

Bosque de Rio Preto integra pesquisa da USP com primatas

Pesquisadores vão examinar e coletar material de sete macacos com o objetivo de mapear as arboviroses nos primatas, que não transmitem febre amarela, dengue ou zika

Reprodução Bosque de Rio Preto
Bosque de Rio Preto

Nesta segunda-feira, 9, o Zoológico de Rio Preto recebe a visita de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) que estão desenvolvendo estudo sobre a incidência de arboviroses (doenças transmitidas por insetos como mosquitos e carrapatos) nos primatas não humanos do nordeste e noroeste de São Paulo. Serão analisados três macacos-prego e quatro saguis do Bosque. 

Os primatas serão pesados e anestesiados passam por exame clínico com aferição de temperatura, auscultação cardíaca e pulmonar, avaliação das mucosas, olhos, ouvidos, unhas, pele e pelos. A avaliação leva em média dez minutos. Também são coletados sangue, saliva e fezes. O zoológico de Rio Preto é o terceiro a colaborar com o estudo que também deve passar por Leme e São José do Rio Pardo. Dezesseis animais de Catanduva e outros de São Carlos já foram examinados.

A pesquisa faz parte do doutorado de Leonardo La Serra. Com os dados coletados será possível entender a dinâmica dos vírus transmitidos por insetos na natureza e formar um mapa de risco de infecção para a região estudada. 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso