Diário da Região

    • -
    • máx min
14/06/2018 - 12h47min

PREVENÇÃO

Prefeitura vai distribuir tubo 'anti-bituca' de cigarro para evitar incêndios

Defesa Civil ganhou frascos de plásticos de fabricante de refrigerante de Rio Preto e a Guarda Municipal irá fazer a distribuição para os motoristas em ação educativa.

Mara Sousa 14/6/2018 Reuniao com membros do Comite Gestor de Prevenção e combate as queimadas - Defesa Civil
Reuniao com membros do Comite Gestor de Prevenção e combate as queimadas - Defesa Civil

A Defesa Civil de Rio Preto vai distribuir 1,5 mil frascos de plásticos para os motoristas colocarem as bitucas de cigarros, para evitar que elas sejam jogadas pelas janelas dos carros e iniciem incêndios em terrenos com mato seco.

Esta ação preventiva é uma das medidas do Comitê Gestor de Prevenção e Combate as queimadas, divulgadas após a reunião desta quinta-feira, dia 14, na sede da Defesa Civil.

De acordo com a Defesa Civil, a bitucas de cigarros são causadoras da maioria dos incêndios em matas, nas zonas rural, urbana e nas margens das estradas da região de Rio Preto.

O coordenador municipal da Defesa Civil, coronel Carlos Lamin, afirma que a equipe está muito preocupada com o risco de aumento de queimadas porque este ano o período de estiagem foi antecipado de julho para maio. "Pelo levantamento que fizemos, choveu apenas 51% da média histórica deste semestre. O tempo está muito seco, o que cria condições para surgimento de queimadas, com vegetação seca", diz o coronel.

Outra medida preventiva será adotada pela Secretaria de Serviços Gerais que vai mudar os donos de terrenos que não providenciar a limpeza periódica e retirada de vegetação seca. 

"A Prefeitura vai fazer a limpeza depois mandar a conta para o proprietário. Os fiscais de postura estão nas ruas atentos para identificação dos terrenos com risco de incêndio", diz o coronel. 

Por outro lado, a Secretaria de  Meio Ambiente vai notificar os donos de terrenos onde ocorreram queimadas a adotarem medidas preventivas para evitar novos focos de incêndio.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso