Diário da Região

05/06/2018 - 15h00min

CONSCIENTIZAÇÃO

Semana do Meio Ambiente tem atividades em cidades da região

Em Mirassol, crianças realizaram o plantio de mudas em uma Área de Preservação Permanente na nascente do rio São José dos Dourados

Divulgação Crianças realizando plantio de muda em Votuporanga
Crianças realizando plantio de muda em Votuporanga

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, neste dia 5 de junho, diversas ações estão sendo realizadas em cidades do Noroeste Paulista, em algumas foi realizado o plantio de mudas com o objetivo de conscientização ambiental para as crianças da rede municipal. Em outras, até um site foi desenvolvido para que as crianças aprendam a produzir brinquedos recicláveis.

Em Mirassol, com a intenção de diminuir o desmatamento e recuperar os danos provocados à natureza, os departamentos de Educação e Meio Ambiente, em parceria com a Polícia Ambiental, realizaram o plantio de mudas de árvores em uma área de preservação ambiental, próxima a nascente do rio São José dos Dourados, responsável pelo abastecimento de água de 40% da cidade.

Todas as mudas foram identificadas com placas contendo os nomes das crianças, para que no futuro possam acompanhar o crescimento das árvores.

"É nossa intenção incutir na criança a importância de sua participação e responsabilidade nesse processo de reflorestamento mundial. Precisamos fazer com que as crianças se sintam os autores principais na mudança dessa paisagem, a começar pelo nosso município", diz Maria Célia Guarnieri Parra Paiola, diretora do Departamento Municipal de Educação.

Entre as espécies plantadas estão: Abiu piloso; Açoita Cavalo; Amendoim Bravo; Angico Branco; Angico Vermelho; Aroeira; Angico do Cerrado; Balsaminho; entre outras.

Votuporanga

Na cidade, com o apoio da Prefeitura e Saev Ambiental, alunos da escola municipal CEM Prof.ª Clary Brandão Bertoncini aproveitaram da Semana Mundial do Meio Ambiente e plantaram 300 mudas nativas às margens do córrego Boa Vista no loteamento Monte Verde. A ação foi realizada por 23 alunos num trabalho coordenado pelo Educador Ambiental Abílio Calille Jr e pela professora Fabiana Andrade.

Site de conscientização

O novo site do Saevinho e o mascote foram apresentados nesta segunda-feira, 4, pela Saev Ambiental com uma visita ao CEM “Profª Clary Brandão Bertoncini”. A atividade abriu a programação da Semana do Meio Ambiente em Votuporanga. O novo endereço do site www.saev.com.br/saevinho foi anunciado em sala de aula com a presença do boneco inflável Saevinho, que é utilizado em ações voltadas ao incentivo da educação ambiental.

O site foi desenvolvido pelo pedagogo Leandro Ferreira e conta com atividades educativas como jogos, desenhos para colorir e maquetes. “O objetivo é tornar o Saevinho uma referência em educação ambiental e trazer uma nova ferramenta para os professores ensinarem para as crianças de forma mais atrativa", afirma o superintendente da Saev Ambiental, Waldecy Bortoloti.

Leandro Ferreira diz que o site dispõe de diversas atividades educativas, que abordam temas como: meio ambiente, reciclagem, sustentabilidade e a importância da água para a vida humana. Materiais como dobraduras, letras de músicas, desenhos para colorir e maquetes estão disponíveis para impressão, podendo ser utilizados como ferramentas pedagógicas em sala de aula, treinamentos, palestras e oficinas.

A visita estimulou as crianças na execução das atividades educativas do site que foram disponibilizadas para o uso dos professores.

Dia do Meio Ambiente

Comemorado anualmente no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada na capital sueca de Estocolmo. A data tem como objetivo chamar a atenção da comunidade internacional e de todas as esferas da população para os problemas ambientais, bem como para a importância da preservação dos recursos naturais.

(Colaborou Rone Carvalho)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso