Diário da Região

    • -
    • máx min
27/06/2018 - 22h37min

OPORTUNIDADE

ProUni oferece 457 bolsas para Rio Preto e região

Estudantes têm até sexta para fazer inscrição no site do programa de bolsa de estudo para curso superior

Guilherme Baffi 27/6/2018 A estudante Thafines, que tenta bolsa para custear curso de farmácia
A estudante Thafines, que tenta bolsa para custear curso de farmácia

O Programa Universidade para Todos, o Prouni, vai oferecer 457 bolsas de estudo para alunos de universidades particulares na região no segundo semestre, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e sonha com uma vaga no ensino superior tem até esta sexta-feira, 29, para fazer a inscrição pela internet no site do programa. Do total de 457 bolsas, 60% são reservadas apenas para as instituições de ensino de Rio Preto.

Do total de bolsas à disposição, 233 são integrais e outras 244, parciais - que custeia 50% da mensalidade. Os interessados podem consultar as oportunidades por município, curso ou instituição na seção "Pesquisar bolsas", no site do Prouni.

Os cursos, nas áreas biológicas, humanas, tecnológicas e de exatas, conferem diplomas nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Há vagas inclusive para medicina, com 12 bolsas, quatro delas integrais e outras oito parciais em Rio Preto. Os cursos com maior oferta de bolsas são os de pedagogia, direito, administração e educação física. Juntos, somam 173 bolsas - 37,8% do total.

Thafines Mayara Alves, 18 anos, vai tentar bolsa para farmácia. É a segunda vez que a estudante tenta o desconto de 100%. No primeiro semestre, ela conseguiu uma bolsa para estudar em Barretos, mas não foi porque não tinha condições financeiras de arcar com as despesas em outra cidade. Desempregada, ela já cursa farmácia atualmente em Rio Preto. As mensalidades da faculdade são por conta da mãe. "Estou confiante de conseguir desta vez. Ajudaria muito essa bolsa. Poderia tirar carta de motorista e outra coisas que são impossíveis pagando faculdade. Aliviaria o orçamento da minha casa."

Critérios

Para fazer a inscrição, o candidato precisa informar o número do Enem e a senha mais recente cadastrada no exame. Caso tenha esquecido, o sistema oferece a possibilidade de recuperar os dados. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta, per capita, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa na família.

Para participar, o estudante não pode possuir curso superior, precisa ter feito o Enem de 2017, no qual deve ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média, além de não ter zerado na redação.

O candidato também deve se encaixar em uma das seguintes categorias: ter concluído o ensino médio na rede pública ou particular, desde que com bolsa integral; ser professor da rede pública no exercício do magistério da educação básica. Os docentes não precisam comprovar renda.

Na primeira edição do ProUni deste ano, foram ofertadas aproximadamente 243 mil bolsas em todo o país, 113.863 integrais e outras 129.124 parciais. Na região foram oferecidas 1.298 bolsas.

Desde que foi criado, em 2004, o ProUni já atendeu 2,5 milhões de estudantes, 70% dos quais com bolsas integrais.

Saiba Mais

Para se inscrever e conferir as vagas, o candidato deve acessar o site https://siteprouni.mec.gov.br/

  • 29 de junho: prazo final para inscrições
  • 2 de julho: sai lista da primeira chamada
  • 2 a 10 de julho: Candidato chamado tem de comprovar informações dadas na inscrição
  • Os cursos oferecidos são nas áreas de humanas, biológicas, tecnológicas e de exatas

Veja as vagas na região em cursos presenciais e a distância

  • Rio Preto: 157 bolsas integrais e 118 parciais, inclusive 12 em medicina
  • Catanduva: Seis bolsas integrais e 29 parciais
  • Votuporanga: Nove bolsas integrais e uma parcial (gestão financeira)
  • Santa Fé do Sul: Uma bolsa integral (pedagogia)
  • Fernandópolis: 30 bolsas integrais e 48 parciais
  • Olímpia: 24 bolsas integrais e 20 parciais
  • Ilha Solteira: Seis bolsas integrais e oito parciais

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso