Diário da Região

    • -
    • máx min
12/06/2018 - 22h38min

SAÚDE

Região chega a 15 mortes por gripe grave, 7 em Rio Preto

Apesar das 15 mortes na região pela doença, a meta de vacinação da campanha que segue até a próxima sexta-feira, 15, ainda não foi atingida. A maioria dos óbitos e casos é de H1N1

Mara Sousa 12/6/2018 Grávida, Patricia Andrade contraiu H1N1 antes do início da campanha e depois correu se vacinar
Grávida, Patricia Andrade contraiu H1N1 antes do início da campanha e depois correu se vacinar

A vacinação da gripe está na reta final - a campanha já foi prorrogada uma vez e termina nesta sexta-feira, 15 -, mas o objetivo de proteger 90% das pessoas mais vulneráveis ainda não foi atingido. Segundo o último balanço da cobertura em Rio Preto, apenas 80,3% do público-alvo com meta estão imunizados.

O quadro preocupa porque até o momento foram confirmados 170 casos de influenza H1N1, H3N2 e B na região, 60 deles em Rio Preto. Quinze pessoas morreram por complicações da doença, sete delas em Rio Preto. O subtipo H1N1 foi o responsável por 12 mortes e três delas foram causadas por H3N2.

Pelo menos 13 das 15 vítimas tinham algum tipo de problema que agravou o quadro. O vírus pode "descompensar" a doença crônica já existente, levando a complicações que levam a óbito.

O caso mais recente confirmado é de um morador de Pindorama que estava internado no Hospital Emílio Carlos, em Catanduva.

Em Rio Preto os índices mais baixos de cobertura vacinal estão nas crianças e nas gestantes - 59,9% e 63,2%, respectivamente. Patricia Trevisan de Andrade, de 29 anos, teve H1N1 em abril, antes da campanha abrir para as gestantes e portadoras de doenças crônicas, que é o seu caso, pois têm bronquite.

"Eu tomo todo ano. Acho importante. Se não tivesse tomado a vacina uma hora dessas eu não estava aqui", acredita. A gestante precisou ficar internada no Hospital de Base, mas melhorou e tomou a dose.

O infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas, explica que anticorpos adquiridos pela gestante em doses anteriores da imunização podem evitar um quadro mais grave da doença. A proteção da vacina é alta, porém é importante se vacinar todo ano porque ao longo do tempo a proteção diminui.

O objetivo é vacinar ao menos 106,8 mil moradores de Rio Preto dos grupos de risco. "Se a gente conseguisse vacinar todo mundo, seria um terço da população. Já daria uma boa proteção para quem nem tomou porque teria uma circulação do vírus e a chance de ter contato com alguém doente diminui", destaca Michela Dias Barcelos, gerente do setor de imunização da Secretaria de Saúde.

Conforme o médico, o vírus da gripe tem uma infectividade muito alta. "A contaminação de pessoa para pessoa é muito fácil. Ele circula durante o ano todo, mas com a chegada do tempo mais frio o risco de transmissão aumenta."

A gerente do setor de imunização destaca a preocupação com os pequenos. "A criança transmite a doença por mais tempo que um adulto", afirma. Uma pode colocar em risco a outra por meio do contato. "Elas compartilham objetos, bebem uma no copo da outra. E geralmente é ela quem leva a gripe para casa."

Campanha

Caso sobrem doses, na próxima semana a campanha será estendida a pessoas de 50 a 59 anos e crianças de até 9 anos. É importante que os grupos prioritários procurem uma unidade de saúde o quanto antes, pois se o público for estendido não será possível garantir as doses para aqueles que foram priorizados inicialmente. Não pode tomar quem tem alergia a ovo; e quem estiver com febre deve aguardar a melhora.

A imunização está disponível na rede pública para crianças de até 5 anos, idosos, gestantes, puérperas, professores, trabalhadores da sáude, portadores de doenças crônicas e comorbidades, indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso