Diário da Região

27/05/2018 - 00h00min

O ALIADO QUE VEM DA UVA

Substância da casca e semente da uva traz benefícios a saúde

O resveratrol vem sendo apontada como uma daquelas maravilhas que todos esperávamos: ajuda a resolver problemas cardiovasculares, pulmonares, dentre outros benefícios

Pixabay/Divulgação uvas
uvas

Talvez você não saiba, mas uma substância encontrada na casca e semente da uva, o resveratrol, vem sendo apontada como uma daquelas maravilhas que todos esperávamos: ajuda a resolver problemas cardiovasculares, pulmonares, é um bom componente na luta contra o câncer, a obesidade, o diabetes, o colesterol alto e, inclusive, aumenta a saúde mental.

"O resveratrol é o nutriente que mais se destaca dentre os polifenóis desenvolvidos, isso porque alguns estudos apontam que ele ajuda a diminuir o acúmulo de coágulos nos vasos sanguíneos, reduzindo o risco várias doenças cardíacas e, até mesmo, acidentes vasculares", explica a nutricionista Juliana Tomandl. "Atua 'varrendo' os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares", diz a nutricionista Flavia Morais, da rede Mundo Verde.

Muitos falam dos privilégios do vinho, pois esta bebida contém o resveratrol. "Porém, como todos sabem, o vinho também tem álcool, que traz inúmeros malefícios à saúde, tanto física quanto mental. Portanto, a melhor opção para ingerir a substância é realmente através do suco de uva integral", sugere a nutricionista Cyntia Maureen.

Uma forcinha a mais

Antienvelhecimento - O resveratrol ajuda a desacelerar o processo de envelhecimento.

Escudo para o cérebro- Vários estudos apontam que o resveratrol ajuda a proteger as funções cerebrais, combatendo a formação e a junção de proteínas conhecidas como beta-amielóides, fundamentais para que doenças como o mal de Alzheimer não se desenvolvam.

Colabora para o controle do colesterol - Estudos sugerem que o resveratrol aumenta os níveis do colesterol HDL, conhecido como "colesterol bom". Além de ser um antioxidante, o que automaticamente faz com que ele combata o LDL, "colesterol ruim", esse composto ainda reduz os efeitos causados pela enzima responsável pelo controle da produção do mesmo.

Alivia as dores das articulações - Vem sendo usado para tratar esses problemas, ajudando inclusive a proteger as articulações.

Auxilia na luta contra o câncer - Estudos feitos em animais, mostraram que o suplemento tem a capacidade de combater a formação de células cancerígenas em vários órgãos, como cólon, pele, mama e próstata.

Onde é encontrado

Uvas - principalmente na casca e nas sementes

Vinho tinto - O vinho tinto é o tipo de vinho que mais concentra resveratrol na sua composição. Isso se deve ao fato de este conter mais polifenóis que o vinho branco.

Suco de uva - Como o suco de uva é feito de forma integral, usando cascas e sementes, o suco também oferece uma alta quantidade.

Outros alimentos - O amendoim possui cerca de metade da quantidade de resveratrol encontrada no vinho tinto. O mirtilo, também conhecido como blueberry ou uva-do-monte, também possui a substância, apesar de ser menos de 10% do contido nas uvas. O fruto da amoreira também é vendido como um suplemento nutricional.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso