Diário da Região

17/05/2018 - 00h30min

SIRVA-SE

Prático, o wrap, o sanduíche enrolado, permite inúmeras combinações

De um alimento leve para atender a demanda de um lanche rápido, iguaria ganhou novos ingredientes para satisfazer os diferentes paladares

Divulgação As folhas de couve também são usadas na composição dos wraps do Frutto Restaurante
As folhas de couve também são usadas na composição dos wraps do Frutto Restaurante

A iguaria se tornou mais conhecida no Brasil depois de ter ido parar no cardápio de algumas redes de fast foods e, a partir dai, diferentes versões se espalharam por todos os cantos. Esse é o wrap, um alimento que permite tantas combinações de recheios quanto sua imaginação permitir. De um alimento leve para atender a demanda de um lanche rápido, ele ganhou novos ingredientes, pode ser consumido até mesmo como tira-gosto, acompanhado de um chopp gelado, e por que não falar que foi gourmetizado?

Na sua composição, leva uma massa delicada e leve. Para rechear, carnes variadas, legumes, verduras e até opções doces ajudam a deixar o prato ainda mais saboroso. A vantagem é que você pode fazer sua combinação.

Sempre que você saboreia um wrap, estácomendo uma iguaria leve, saudável, sem frituras, mas sem abrir mão do prazer do sabor e do visual. "De baixo valor calórico, o mesmo pode substituir uma refeição quando composto por nutrientes", explica a nutricionista Naiara Santo Pedro Aquilino, da Zappa's Pães e Tentações. Com rápido e prático preparo, basta adicionar os ingredientes que tiver na geladeira para transformá-lo em uma refeição leve e completa. "O wrap é leve e pode se adequar ao paladar do cliente. São infinitas opções de recheios para momentos em que fome é maior ou menor", diz Rodrigo Correa de Carvalho, do Weat Brasil.

"Wrap é um produto extremamente versátil e podemos trabalhá-lo numa linha saudável e em vários tipos de cardápio", diz o chef de cozinha Rodrigo Bueno, docente do Senac Rio Preto, que já trabalhou com a iguaria em cardápios de grandes eventos, em buffets e como finger foods, as comidinhas para comer com os dedos. Quer conhecer mais possibilidades que o wrap permite? "Dá para trabalhar com ele no estilo confraria para montagem de pratos exclusivos e até mesmo na lancheira das crianças", complementa Bueno.

Nome tem origem no inglês

A origem do nome Wrap vem do verbo inglês "to wrap", que significa embrulhar. Isso mesmo, os wraps são justamente sanduíches embrulhados ou enrolados em pães de massa bem fina. A origem seria árabe. No entanto, alguns especialistas dão notícias da iguaria a partir de 1900 com outros ingredientes, como uma adaptação de um prato típico do México: o burrito. E alguns pães são mais adequados para enrolar os wraps são o pão folha, uma massa de origem oriental vendida em supermercados, a massa de crepe ou tortilhas compradas prontas.

Existem opções com recheios mais refinados (defumados e rosbife) e ainda as opções com grãos integrais e de baixa caloria. "Por ser leve, ele combina com bebidas mais refrescantes como sucos, água saborizada e outras que você preferir", explica Naiara Aquilino.

Rodrigo Bueno garante que o wrap vai muito bem frio com sabores mais leves como peito de frango, queijo e presunto, tomate seco, mussarela de búfala e rúcula e até atum. "Você pode optar por sabores mais 'pesados' para uma happy hour e incluir, por exemplo, um wrapp de salame com creem cheese", sugere Bueno.

As opções doces são um show a parte. Esses wraps combinam com o crème pâtissière, comumente conhecido por nós, brasileiros, como o famoso "creme de confeiteiro" e frutas da estação, além das cítricas como laranja, limão e lima da pérsia, por exemplo. "Você pode usar um creme de nozes ou castanhas e calda de chocolate", diz Rodrigo Bueno.

A verdade é que são simples de fazer. Você precisa escolher apenas se pretende servir quente ou frio e os ingredientes certos. Também faça próximo a hora que for servir para evitar que a massa umideça. Atenção se for servir quente. Eles costumam esfriar muito rapidamente e se forem servidos sobre uma chapa, a massa pode ressecar se você não tomar cuidado.

Até na happy hour

Mas se sua intenção for consumir de um bom chopp ou uma cerveja gourmet, escolha os wraps que contenham sabores mais fortes, como os de mortadela, de salame, de queijos mais marcantes e outros temperos picantes ou um com lagarto fatiado.

Você pode usar ainda temperos fortes e preparar um wrap de frango picante. "Experimento fazer um de copa ao molho de chocolate", recomenda ainda. Tente também o de pernil assado na laranja ou de salmão com crispis de bacon.

Para wrap frio, são indicados ingredientes mais leves: embutidos de frango e peru e queijos magros (cream cheese, cottage, ricota e mussarela de búfala). A alface americana é bastante indicada por causa da crocância. Para degustar quente, troque as folhas verdes por verduras cozidas e finalize no forno.

Você pode ainda substituir a massa por folhas de acelga, couve e de arroz, encontras nas casas de produtos orientais.

Dessa forma, os wraps ganharam papel de estrela no cardápio do Frutto Restaurante quando os sócios os irmãos Daniel e Maciel Lago procuravam opções saudáveis e que permitisse agilidade no preparo. Os recheios são os mais diversos. Frango grelhado, o mais procurado, o salmão, a picanha grelhada, o filé mignon, a abobrinha, a maminha e até mesmo a costela bovina desfiada. "A vantagem do wrap é que você pode fazer em casa com os ingredientes que tiver na geladeira", diz Daniel.

 

Wrap de peito de peru e abacaxi

Mara Sousa 14/5/2018 Wrap de peito de peru e abacaxi faz sucesso entre os clientes da Zappas Pães e Tentações
Wrap de peito de peru e abacaxi faz sucesso entre os clientes da Zappas Pães e Tentações

Ingredientes

  • 50g de massa de wrap
  • 1 colher (sobremesa) de requeijão
  • 2 fatias de peito de peru defumado
  • 1 colher (sopa) cheia de tomate picado em cubos
  • 2 colheres (sopa) cheia de abacaxi picado em cubos não muito grandes

Montagem

  • Passe na massa o requeijão de sua preferência. Misture em um recipiente o abacaxi com o tomate. Disponha sobre a massa as fatias de peito de peru e em seguida coloque a mistura de abacaxi com tomate. Enrole a massa de wrap em forma de rocambole.

(Por Zappas Pães e Tentações)

Wrap de frango com ricota

Divulgação Wrap com de franco com ricota da Weat Brasil
Wrap com de franco com ricota da Weat Brasil

Ingredientes

  • 180g de frango
  • 50g de creme de ricota
  • Pão folha
  • Alface
  • Tomate
  • Cenoura

Modo de preparo

  • Abra o pão folha, coloque a alface, o tomate picado e a cenoura ralada. Acrescente o frango desfiado e já temperado a gosto e o creme de ricota. Enrole o wrap. Pode ser servido frio ou quente.

(Por Weat Brasil)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso