Diário da Região

03/06/2018 - 00h00min

Terapia holística

Veja cinco plantas que purificam e energizam o seu dia a dia

O significado das flores é amplo, tanto nas cores como nas formas, nos desenhos ou nas suas combinações de espécies

Johnny Torres A vendedora Marielly Benini, da Rafaelle Flores:
A vendedora Marielly Benini, da Rafaelle Flores: "gérberas trazem bom humor aos ambientes"

Mais do que enfeitar os ambientes, as flores despertam os mais variados sentidos. Além de bonitas, têm a capacidade de expressar sentidos e emoções. O significado das flores é amplo, tanto nas cores como nas formas, nos desenhos ou nas suas combinações de espécies. Mas não é só isso. Como tudo na natureza, as flores também são dotadas de energia e quem convive com elas, conhece de longe o poder que elas têm e o que é melhor, a capacidade de tocar o íntimo das pessoas, uma vez que traz a energia da natureza.

O raciocínio é simples. Cada flor tem uma história na natureza. Por mais estranho que isso possa parecer, elas têm sua identidade moldada ao longo da vida ao receber a interferência do sol da chuva, da lua, dos ventos e de outras plantas e animais", diz a terapeuta floral Berenice de Lara, pesquisadora e criadora das essenciais florais de lara, autora dos livros "Elixires de Cristais - Novo Horizonte da Cura Interior" e "A Cozinha dos Alquimistas" (ed. Pensamento).

Os estudiosos acreditam que a memória viva dessas flores contém um determinado tipo de padrão vibratório. As energias delas podem ajudar a neutralizar e anular os sentimentos negativos, auxiliam no processo para melhorar de pequenas doenças e distúrbios, favorecendo o restabelecimento e a harmonia geral, ajuda nos processos de desapego e ainda de quebra, pode ajudar a atrair o amor. Esses já são bons motivos por isso é importante ornamentar com flores os locais onde você vive e trabalha.

"Ainda que muitas pessoas estejam cada vez mais afastadas do que é natural, somos todos seres naturais e conectados aos ciclos da natureza", explica o terapeuta holístico Bruno Gimenes.

E cada um tem sua lista de plantas prediletas, de acordo com a energia que pretende liberar. "As pessoas costumam procurar a violeta porque atrai prosperidade e o dinheiro-em-penca para atrair dinheiro" diz Luciana Maria Anatrielo, proprietária da Rafaelle Flores. Experimente colocar três vasos dessa planta na sala de estar para equilibrar as energias E a lista de plantas procuradas pela energia que liberaram, segundo ela, é grande. O bambu, além de oferecer a sensação de bem-estar e tranquilidade, traz sorte e afasta e a inveja.

Ar livre de poluentes

Todas as plantas são capazes de remover poluentes transportados pelo ar. Segundo o engenheiro ambiental Bill Wolverton, ex-pesquisador da Nasa, e autor dos livros "Plants: how they contribute to human health and well-being" (Plantas, como elas contribuem para a saúde e o bem-estar em tradução livre) e How to Grow Fresh Air: 50 Houseplants That Purify Your Home or Office (Como produzir ar fresco: 50 plantas domésticas que purificam sua casa ou escritório, em tradução livre) o ideal é que todos tenham sugere que todos tenham uma planta na escrivaninha, dentro do que ele chama "zona de respiração pessoal".

Muitas espécies como a samambaia, dracena e a babosa pode ser usadas para esse fim mas as mais eficientes entre as plantas são a palmeiras areca e ráfis, de baixo custo e muito conhecidas por suas qualidades ornamentais. Espécies como babosa, crisântemo e lírio-da-paz possuem, em suas raízes, bactérias que transformam poluentes como monóxido de carbono, formaldeído, benzeno e até fumaça de cigarro em nutrientes para a planta. A gérbera é muito boa para remover tricloroetileno (encontrado em produtos para roupa) e benzeno do ar.

Samambaia

Fotos: Johnny Torres Samambaia
Samambaia

São bem conhecidas por absorver a energia negativa do ambiente e das pessoas e por absorver formaldeído e xileno. Absorve tóxicos compostos orgânicos voláteis de mobiliário, colas e tintas.

Lírio

Johnny Torres Lírio
Lírio

Energia da pureza e da liberdade. Favorece a aproximação com Deus com o plano espiritual. Ajuda a conservar a jovialidade (alimentando a nossa criança interior), aproxima e harmoniza os casais, acalma a ira no coração de possíveis inimigos. Ajuda nos processos de desapego de sentimentos principalmente o do orgulho e de egoísmo. Absorve o monóxido de carbono, gás tóxico que pode provocar alteração na pressão sanguínea e sensação de sufocamento.

Zamioculca

Johnny Torres Zamioculca
Zamioculca

Quando colocada na entrada principal da residência, essa espécie atrai prosperidade. Considerada uma planta ótima para proteção dos ambientes, ela absorve a energia negativa e a elimina.

Antúrio

Johnny Torres Antúrio
Antúrio

Favorece e relaxa a relação entre o corpo e o espírito, ajudando a compreender profundamente o desapego em relação a pessoas, lugares e objetos. Desperta sentimentos altruístas por tudo aquilo que nos cerca, elevando o todo da vibração pessoal para a compaixão e o desapego. Filtra a amônia em ambientes internos e é eficaz contra produtos de limpeza tóxicos.

Bambuzinho da sorte

Johnny Torres Bambuzinho da sorte
Bambuzinho da sorte

A teoria chinesa garante que o bambu da sorte ativa as energias estagnadas do local, atraindo prosperidade, fortuna e sorte. Purifica o ar.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso