Diário da Região

16/05/2018 - 14h41min

S dos carros

Suzuki: mais de 100 anos de história

Com fabricação no Brasil, Suzuki se destaca por combinar a tecnologia e conforto com o visual robusto de seus veículos

Divulgação S de Suzuki
S de Suzuki

Você certamente já ouviu falar da marca que carrega um S robusto estampado em seus veículos. Ela produz carros com alta performance e reconhecidos mundialmente. Mas apesar de ter chegado recentemente ao mercado brasileiro, a Suzuki marca presença em todo o mundo com toda a sua experiência e inovação conquistada ao longo dos anos.

Com 100 anos de história para contar, a marca não surgiu já fabricando carros. Foi no ano de 1909, em uma pequena vila do litoral japonês, que Michio Suzuki (1887 – 1982) abriu uma empresa voltada para confeccionar grandes teares para a indústria de seda do país. Batizando sua empreitada como Suzuki Loom Works, o visionário empreendedor viu no seu ofício uma nova forma de estar presente na vida das pessoas.

E não pense que a fama do Jimny, o genuíno 4x4 da marca, começou apenas há alguns anos. O off-road cativa fãs ao redor do mundo desde 1970 com sua primeira versão, que trazia 360 cilindradas.

A inovação do S

Mas a revolução teve início quando a marca inovou ao mostrar para o mercado o primeiro modelo do Vitara, em 1988. Revestido em alumínio, tinha um motor leve de 1,6 litro, direção hidráulica e um interior aconchegante, o que já permitia que o motorista sentisse toda a emoção de embarcar em um veículo destinado para ser versátil, imponente e preparado para enfrentar tanto os desafios de terrenos irregulares quanto os imprevistos da rotina na estrada.

Em 2011, a Suzuki lançou uma grande aventura para os brasileiros. Aconteceu em Campinas, o primeiro Rali da marca, que incluiu as cidades de Belo Horizonte e Joinville no itinerário e revelou a importância do Brasil no cenário mundial de competições.

Um dos momentos históricos da Suzuki ocorreu em 2012 quando o Jimny passou a ser produzido em território brasileiro e alavancou a geração de um novo conceito de carros por aqui. As fabricações dos modelos da empresa são feitas em Catalão, Góias.

Atualmente, a Suzuki marca presença em 201 países com 35 fábricas espalhadas pelos 5 continentes, empregando mais de 50 mil pessoas. Esses números se tornam ainda maiores quando levado em conta os 50 milhões de carros vendidos pela empresa em todo o mundo, onde só em 2013 foram 2,71 milhões de veículos novos circulando pelas ruas. E, Rio Preto, também tem sua concessionária Suzuki Automóveis, a Yama, no Jardim Bosque das Vivendas.

  • Mais de 100 a nos de história
  • 3ª marca de volume de vendas no Japão
  • 2,7 milhões de carros produzidos por ano
  • 50 milhões de carros vendidos em 201 países
  • Reconhecimento mundial por qualidade

Vitara, o SUV que fica a sua cara

Divulgação Suzuki
Suzuki (Foto: Divulgação)

O portfólio da Suzuki no Brasil conta hoje com três veículos: o Jimny, o S-Cross e o Vitara. Este último, aliás, já conquistou diversos prêmios. Em sua 4ª geração, o SUV da Suzuki tem duas versões de motorização. Um motor em alumínio de 1.6l com base compacta, leve e eficiente, o que garante usar toda a potência dos 126 cv com os 16,7 kgf.m de torque. Outra vantagem do carro é sua transmissão automática de 6 velocidades, que ajuda o modelo a ter o título de mais econômico da categoria. Já o motor turbo Boosterjet tem 1.4l, com 146 cv, em alumínio e com injeção direta, tem 23,5 KGJ.M de torque.

Um dos pontos que se deve levar em consideração quando for escolher um novo carro, além da performance e conforto, é, sem dúvidas, as cores e o design. E neste quesito, o novo Vitara se destaca.

Através de 21 combinações de cores diferentes, você pode dar a sua personalidade ao carro e inovar no visual. O modelo ainda traz cinco opções de cores de teto, oito de carroceria, sete texturas externas na grade e mais dez novas texturas na moldura do painel, das saídas de ar e do relógio, do volante e também do câmbio.

O sistema allgrip traz toda a destreza do veículo ao incorporar a tecnologia exclusiva 4WD que tem atuação no motor, transmissor, direção e freios, o que garante maior segurança e conforto para dirigir em qualquer condição de terreno, além de ter um baixo consumo de combustível. Já os quatro modos de tração são essenciais para se adaptar aos mais distintos tipos de terreno.

Divulgação Suzuki
Suzuki (Foto: Divulgação)
Certificado como um dos carros mais econômicos do mercado pelo selo Inmetro, sua eficiência energética está ligada ao Auto start-stop system, que reconhece os momentos de inatividade do carro, como no semáforo ou trânsito parado, e desliga o motor. Ao tirar o pé do freio, o sistema liga o novamente para que o motorista continue a viagem.

Os recursos tecnológicos estão presentes no sistema multimídia de 10 polegadas, com Wi-Fi e 16gb de memória interna, na câmera de ré, sensor de estacionamento, chave presencial, botão de partida, direção com assistência elétrica, comandos no volante e nos vários aplicativos de interação do painel.

O SUV ainda conta com ar-condicionado digital automático, porta-malas de até 1120l, banco com ajuste de altura, painel ergonômico e funcional, saídas de ar, relógio central, computador de bordo e volante com regulagem de altura e profundidade.

Quer saber mais sobre o novo Vitara? Clique aqui e conheça todo o charme e robustez deste carrão da Suzuki.

Lembrando que você pode conhecer o novo Vitara na Yama Suzuki, concessionária da marca em Rio Preto, que também traz condições especiais de financiamento.

(Colaborou Léo Balducci)

Serviço

Yama Suzuki Rio Preto

Yama Suzuki Rio Preto
Av. José Munia, 6597, Jardim Bosque das Vivendas

Telefone: (17) 3211-8001

www.yamasuzuki.com.br

Horário de funcionamento:

De segunda à sexta, das 8h às 18h

Aos sábados, das 9h às 13h

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso