Diário da Região

15/05/2018 - 22h23min

SAÚDE

Região registra a sexta morte por gripe neste ano

Casos são em Rio Preto (3), Aparecida d'Oeste, Santa Fé do Sul e Urânia (1 cada)

Álbum de Família Mirtes Arjol Domingues com um dos filhos, o prefeito Márcio Arjol
Mirtes Arjol Domingues com um dos filhos, o prefeito Márcio Arjol

Uma mulher de 55 anos é a sexta pessoa da região a ter a morte confirmada por gripe. Mirtes Arjol Domingues era moradora de Urânia e mãe do prefeito da cidade, Márcio Arjol. Seu sepultamento foi realizado na tarde desta terça-feira, 15.

A mulher apresentou os primeiros sintomas em 1º de maio. Foi atendida na Santa Casa de Urânia, mas devido à gravidade do quadro precisou ser transferida para a Santa Casa de Jales no dia 6. Lá, permaneceu oito dias internada até ter uma parada cardiorrespiratória nesta segunda-feira, 14. Foi constatado que a infecção foi pelo tipo H1N1 do vírus da gripe.

Mirtes era casada e deixou três filhos e dois netos. Foi decretado luto oficial em Urânia.

De acordo com Alessandra Dias Marin, secretária de Saúde de Urânia, Mirtes era hipertensa, mas não de risco, e fazia uso do medicamento losartana. Ela diz que as unidades de saúde e todos os funcionários estão orientados quanto à conduta em casos de síndrome gripal. Alessandra afirma que não há nenhum outro caso confirmado ou em investigação de síndrome respiratória aguda grave.

Nesta segunda-feira, 14, chegaram ao fim as doses de vacina contra gripe que Urânia havia recebido, por isso a imunização precisou ser suspensa. Os grupos das crianças e dos idosos são os que possuem as menores coberturas vacinais: 50% e 75%, respectivamente. "Os outros estão acima de 80%. Vamos lutar para atingir a meta. As mães estão sendo convocadas por telefone", diz Alessandra.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a redistribuição das doses tem sido feita conforme as entregas realizadas pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, até o momento foram distribuídas 2,3 mil doses para Urânia, que imunizou 2,1 mil pessoas.

"De todo modo, foram liberadas em caráter emergencial mais 600 doses, que deverão estar disponíveis entre hoje (terça-feira) e amanhã." Até o fim da tarde desta terça-feira as doses não haviam chegado em Urânia.

Rio Preto

De acordo com o último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, foram registrados em Rio Preto 19 casos de gripe, sendo 13 de H1N1, quatro de H3N2 e dois de Influenza B. Três pacientes morreram por causa do vírus entre abril e maio - todos seriam portadores de algum fator de risco de complicou o quatro, segundo a Saúde.

As vítimas são uma mulher entre 30 e 39 anos e um homem de mais de 80 anos - nomes e idades não foram divulgados, apenas o sexo e a faixa etária. Os dois tiveram H1N1 e H3N2, respectivamente, e faleceram entre abril e maio. A primeira a morrer com a doença neste ano foi a vendedora Patrícia Atanazio, de 51 anos.

Na região foram registrados pelo menos 94 casos. Além do caso de Mirtes, foram confirmados dois outros óbitos. Um deles é de uma mulher de 81 anos, moradora de Aparecida d'Oeste que estava contaminada com o vírus H3N2 e apresentou os primeiros sintomas da doença em 9 de abril. A paciente ficou internada na Santa Casa de Jales. Na última semana, Daniel Mateus Salasar, de 27 anos, morreu por H1N1. O paciente sofria de asma e apresentou pneumonia bacteriana e insuficiência renal.

 

Casos de gripe

A gripe em Rio Preto

  • 19 casos
  • 13 de H1N1
  • 4 de H3N2
  • 2 de Influenza B

A gripe nas outras maiores cidades da região

  • 94 casos confirmados
  • 12 em investigação

Por cidade

  • Catanduva: 63 casos confirmados, sendo 39 da cidade e 24 da região
  • Fernandópolis: dois casos (um de H3N2 e um de Influenza B) e outros três em investigação, incluindo um óbito
  • Jales: Sete casos, sendo dois com H1N1, três com H3N2 e dois com Influenza B
  • José Bonifácio: um caso confirmado de H1N1
  • Santa Fé do Sul: 21 casos positivos de gripe
  • Nenhum caso foi registrado nas cidades de Mirassol, Monte Aprazível, Olímpia e Votuporanga

Mortes na região

  • Mulher, 51 anos, moradora de Rio Preto, morreu por H1N1
  • Homem, 27 anos, de Santa Fé do Sul, morreu por H1N1
  • Mulher, 83 anos, de Aparecida D'Oeste, morreu por H3N2
  • Mulher, idade entre 30 e 39 anos, moradora de Rio Preto, morreu por H1N1
  • Homem, com mais de 80 anos, de Rio Preto, morreu por H3N2
  • Mulher, 55 anos, moradora de Urânia, morreu por H1N1

Fontes: Secretarias Municipais de Saúde

Rio Preto vacina 60 mil

Em Rio Preto, a cobertura vacinal está em 56,1% do público-alvo com meta. De acordo com a Secretaria da Saúde, foram aplicadas 60.008 doses das 106.839 que devem ser administradas até o fim da campanha - o objetivo é atingir pelo menos 90% desse número.

O público com menor cobertura é o dos professores - apenas 28,8% deles estão protegidos. Em segundo lugar, estão as crianças, com taxa de imunização em 30,7%. Os grupos mais próximos de atingir a meta são os trabalhadores da saúde e idosos, com cobertura respectivamente em 72,9% e 63,5%.

Além deles, devem procurar a unidade de saúde mais próxima as gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias), os pacientes com doenças crônicas e os indígenas. Detentos e funcionários do sistema prisional também são contemplados pela campanha.

Segundo a Saúde, o Dia D, ocorrido no último sábado, 12, foi importante para se aproximar da meta. Foram imunizadas cerca de 7 mil pessoas, mais que as 5 mil da mesma data de 2017.

A Secretaria de Estado da Saúde determinará o que fazer caso a meta não seja atingida - se a campanha será estendida a outros grupos ou se seu fim será adiado até depois do dia 1º de junho. No ano passado, 81,6% do público-alvo se imunizaram. (MG)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso