Diário da Região

16/05/2018 - 16h46min

CUIDADO NO TRÂNSITO

Quando devo e posso (ou não) usar o pisca-alerta do meu veículo?

Sinal Amarelo traz explicando todas as situações em que são permitidas o uso do pisca-alerta e também aquelas em que ele é proibido; Confira

Pixabay Pisca-alerta do veículo
Pisca-alerta do veículo

Pisca-alerta é a “luz intermitente do veículo, utilizada em caráter de advertência, destinada a indicar aos demais usuários da via que o veículo está imobilizado ou em situação de emergência”.

O motorista deve usar o pisca-alerta, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, quando se trata de uma situação em caráter de advertência, situações de emergência, ou seja, uma ocorrência de perigo, situação crítica, incidente ou imprevisto. Sendo mais claro: você está dirigindo e acontece um acidente, um atropelamento, o trânsito cai bruscamente de velocidade. Isso é uma situação de emergência, uma situação crítica ou de perigo. E sobre imobilizações, por exemplo, uma pane mecânica, elétrica ou pane seca o condutor deverá acionar o pisca-alerta para que os outros motoristas sejam alertados e vejam que seu veículo está imobilizado em via pública.

Salvo estas situações, imobilizações ou situações de emergência, o motorista que usar o pisca-alerta poderá ser autuado pois é considerado infração de natureza média e computados quatro pontos no prontuário do infrator.

Ainda há uma outra exceção, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, “quando a regulamentação da via assim o determinar”. Na prática, isto ocorre quando há a placa de ‘estacionamento regulamentado’ por curto período de tempo, com o pisca-alerta ligado.

SINAL AMARELO dá alguns exemplos:

Quando NÃO usar o pisca-alerta (se usar, poderá levar multa)

• Com o carro em movimento

• Quando estacionar de forma irregular

• Num engarrafamento ou mesmo num trânsito lento sem situação de emergência

• Quando parar em fila dupla

Quando USAR o pisca-alerta

• Ao parar no acostamento de rodovias, em caso de algum problema no veículo (isto é obrigatório)

• Quando o carro der uma pane no meio da rua (é obrigatório, alem do uso do pisca-alerta, a colocação do triângulo a alguns metros de distância do veículo)

• Quando o trânsito estiver lento por causa de um acidente (situação de emergência). Isto serve para avisar os motoristas de trás

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso