Diário da Região

05/05/2018 - 19h07min

Rio Preto em Foco

O Edifício Zini: do Cine Rio Preto ao Praça Shopping

Construção em pleno coração de Rio Preto foi a primeira a ter a mesma fachada nos dois lados do prédio, algo muito comum na Europa

O Praça Shopping, um dos maiores empreendimentos de nossa história, está completando 20 anos de existência. Foi para época uma obra ousada e de grande importância para cidade. Ali funcionou por décadas o inesquecível Cine Rio Preto, no Edifício Zini.

Tão inesquecível que, na época da construção, um grupo de historiadores, liderados pelo professor e historiador Agostinho Brandi, foi pedir aos proprietários, a família Curti, que mantivessem a fachada original do prédio. Não só foram atendidos como prometeram (e cumpriram) construir a mesma fachada do lado de trás do prédio, que atravessa até a rua General Glicério. Uma maravilha.

Isto é muito comum na Europa e o Praça Shopping foi o primeiro na cidade a adotar a belíssima ideia. Mas, para a inauguração, algumas controvérsias surgiram. A Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente, providenciou o corte de inúmeras árvores centenárias da Praça Rui Barbosa. Dizem que era para dar maior visibilidade à fachada do prédio. Muitos munícipes e formadores de opinião não gostaram nada.

A direção do Praça disse que não tinha autoridade para autorizar corte. Indagado, um dos membros da Secretaria do Meio Ambiente chegou a dizer que "árvores estavam roubando oxigênio uma das outras" (sic). Alguém então sugeriu mandar o rapaz para a Amazônia. Barbaridade A praça ficou um imenso vazio. Mas o fato é que o Praça Shopping deu um grande gás ao centro da cidade, já que o Calçadão trouxe enormes problemas de segurança e falta de estacionamento para o comércio local.

Mas o que foi no local antes mesmo da construção do Edifício Zini e o Cine Rio Preto? Era a residência de uma das pessoas mais influentes de toda nossa história: o tenente-coronel Adolpho Guimarães Corrêa. Professor e advogado, foi vereador, presidente da câmara e prefeito rio-pretense de 1908 a 1914. Foi também o fundador do primeiro jornal da cidade, "O Porvir", em 1902. Ele é recordista entre os mandatários políticos de Rio Preto, dominando o município por 12 anos e sete meses, uma vez que os poderes do presidente da Câmara, entre 1902 e 1908, eram maiores que os do Intendente/Prefeito.

A rua Bernardino de Campos levou o seu nome de 1904 a 1914. Seu palacete, na rua Bernardino de Campos, bem de frente para a Praça Rui Barbosa, era um dos mais imponentes da cidade. Ele aparece no Álbum Ilustrado da Comarca, de 1927 a 1929 e também numa foto de 1924, tirada de cima da Igreja Matriz, ainda em construção. O palacete foi demolido no final da década de 1930, para dar lugar ao Edifício Zini e ao Cine Rio Preto.

O rio-pretense Paulino Tarraf captou imagens do prédio e do centro da cidade, em 1989, com o Cine Capitólio e a Lojas Peri, que ficavam ao lado do Cine Rio Preto, ainda funcionando. Uma preciosidade. Parabéns Paulino Tarraf. Parabéns ao Praça Shopping.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso