Diário da Região

18/05/2018 - 00h30min

Proteja-se

Olha o golpe!

Golpistas têm aprimorado velhas fraudes. Previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro, estelionato é definido como "Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento", pena: reclusão, de um a cinco anos, e multa. O termo vem de stellio (lagarto que muda de cor para se camuflar e enganar os insetos que fazem parte da sua cadeia alimentar), justamente o que os golpistas costumam fazer, fingindo querer ajudar alguém e exagerando na simpatia ou na simplicidade, simulando oferecer ou pedir ajuda, a depender da situação.

É comum que idosos sejam seduzidos por essas pessoas solícitas já que muitos possuem dificuldade para utilizar caixas eletrônicos, ou ainda forneçam dados e informações por telefone, tornando-se ainda mais suscetíveis a golpes. Procurando protege-los, a legislação previu a aplicação em dobro da pena se o crime for cometido contra idoso. Devemos ficar atentos contra esses estelionatários, que não raras vezes estão ligando de dentro de presídios, informando por exemplo que há um familiar em necessidade ou sequestrado e utiliza-se de informações que nós mesmos fornecemos sem perceber.

Ao comprar algo pela internet, prefira sites conhecidos e bem avaliados; confronte também nos sites de reclamação de serviços na web. O acesso a sites deve ser feito diretamente e não através de ofertas vindas por e-mail, exceto aqueles com cadastro prévio e de confiança. Cabe salientar que e-mail do banco "X" falando sobre atualizações de dados é indício de fraude, já que bancos jamais vão fazer atualização de dados enviando um e-mail ou pedindo por telefone.

Golpes tam-bém são elaborados com propostas mui-to fora dos valores de mercado, fazendo a vítima crer que levará vantagem. No banco, se o cartão ficar preso no caixa eletrônico, verifique se não há anteparo instalado na entrada de cartão, disque 190 e desconfie de quem aparecer para ajudar. Suspeite de cartas informando que por algum motivo você tem direito a um dinheiro extra, confira também a autenticidade dos boletos recebidos na caixa de correios antes de efetuar o pagamento, com essas cautelas evitamos ser vítimas de vários golpes.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso