Diário da Região

03/05/2018 - 22h27min

Proteja-se

Confira os cuidados com o uso do celular em via pública

Dados da Anatel indicam que o Brasil terminou novembro de 2017 com 239,1 milhões de celulares, o que equivale a mais de 1 aparelho celular por habitante no país.

Também cresceu, consequentemente, o número de ocorrências de furto e roubo de aparelhos celulares no país e este problema está sendo divulgado cada vez mais pelos órgãos de imprensa.

Porém são muitos os casos em que "a ocasião faz o ladrão", ou seja, por descuido e falta de atenção do cidadão em utilizar ou manusear seu aparelho celular em locais públicos, principalmente onde há grande circulação de pessoas, ou ao guardar o aparelho em locais muito visíveis, como bolso de trás de calças e bermudas ou bolso sem fechamento de bolsas e mochilas, facilitando a ação do infrator seja no furto ou até mesmo no roubo (quando há o emprego de violência ou grave ameaça).

O cidadão deve evitar o uso do celular enquanto caminha pelas ruas, quando está esperando transporte público em pontos de parada ou deve-se fazer o uso somente quando for realmente necessário nesses locais, procurando um local seguro, como por exemplo algum estabelecimento comercial.

Outro ponto que fomenta a prática desse delito é justamente a facilidade em vender esses aparelhos produtos de furto ou roubo e também o comércio de peças, tudo sem origem comprovada, onde quem compra esses aparelhos também está incorrendo na prática do crime de receptação, tratando-se de um crime comum existente no Brasil, porém com fortes consequências e que gera um comercio ilícito muito movimentado e lucrativo para a criminalidade.

Vale lembrar para os motoristas que a infração de falar, manusear ou segurar o aparelho celular enquanto dirige passou a ser gravíssima, assim, o valor dessas multas hoje é de R$ 293,47, com 7 pontos na carteira de habilitação. Usando fone de ouvido ou aparelhagem sonora ligada ao aparelho celular é outro caso passível de multa, sendo proibido o uso enquanto estiver na condução de veículo de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Fale com o Comandante

cpi5p5@policiamilitar.sp.gov.br

Dúvidas, críticas, solicitações ou sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail acima. Por meio de sua assessoria, o Comandante do Policiamento do Interior responderá nesta coluna ou diretamente ao leitor.

A coluna Proteja-se! é coordenada pelo setor de Relações Públicas do CPI-5 e publicada toda sexta-feira no Diário da Região.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso