Diário da Região

16/05/2018 - 22h22min

APP PARA VOTAR

Veja como cadastrar seu título de eleitor no celular

O aplicativo tem como objetivo facilitar o acesso do eleitores às informações da Justiça Eleitoral

Divulgação/TSE Aplicativo está disponível no Apple Store e Google Play
Aplicativo está disponível no Apple Store e Google Play

Neste ano, os eleitores votam para Presidente da República, governador, deputado estadual e federal, e também para senador. Além da questão de em quem votar, muitos eleitores têm a famosa dúvida: "Onde está meu título"? Para facilitar e dar mais agilidade no processo eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o aplicativo e-Título.

Segundo o TSE, o e-Título é um app por meio do qual o eleitor pode fazer o download da versão digital do título. Além de informações básicas como zona e seção eleitoral , ele traz o endereço do local de votação, informações sobre quitação eleitoral e a data do cadastramento biométrico.

Com o app, várias dúvidas surgiram e a coluna vai esclarecer algumas delas.

Na hora da votação, como fazer sendo que é proibido uso do celular?

De acordo com o TSE, o eleitor poderá utilizar o e-Título para votar, desde que seja a versão com foto. Na cabina de votação continua sendo proibido levar telefone celular, máquina fotográfica, filmadora, rádio ou qualquer outro instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Caso o eleitor esteja portando algum desses instrumentos, ele poderá deixá-los com os mesários ou em outro local de sua escolha.

O título impresso no papel perde a validade?

Atenção, porque ele não perde a validade. O título em papel continuará valendo. Mas caso o eleitor tenha perdido o título em papel, não há necessidade de ir até o cartório eleitoral para retirar a segunda via. Basta acessar o site do TSE.

Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo?

Sim, desde que tenha um tablet ou smartphone Android 4.1 ou iOS. Se o eleitor já tiver feito o cadastramento biométrico, melhor, pois o e-Título já virá com foto. Para quem não fez o recadastramento biométrico, a foto não aparece. O download do app é gratuito.

Confira passo a passo para usar o app no seu smartphone:

Com o aplicativo já instalado no aparelho, basta abri-lo e inserir os seguintes dados: número do título eleitoral; data de nascimento; nome completo; nome do pai (ou marcar a opção "não consta"); e nome da mãe (ou marcar a opção "não consta"). Depois, é necessário conferir se os dados estão corretos e clicar em "acessar". O título de eleitor digital vai aparecer na tela, incluindo as informações sobre o local de votação e o QR Code para validação. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

Dicas da Semana

TVs com o selo da Netflix

Com número crescente de assinantes a cada ano, a Netflix regularmente atualiza a sua lista de TVs recomendadas para que a qualidade dos serviços seja vista aos usuários. Segundo a empresa, quando vir o logotipo da "Netflix Recommended TV", os usuários saberão que a TV passou por um processo de avaliação rigoroso. A cada ano, os critérios e designações evoluem para listar as melhores novas TVs para usar a Netflix e outros serviços de TV pela Internet.

A lista de 2018 conta com todas as TVs das marcas LG, Samsung e Sony. As três contam com aparelhos de ponta, trazendo painel com resolução 4K e tecnologia HDR. Confira os modelos que passaram pela avaliação da Netflix:

LG

Modelos UJ6300, UJ6500, SJ8000, SJ8500, SJ9500, UJ7500, B7, E7, G7

Samsung

Tipos 7 Series, 8 Series, 9 Series, Q Series

Sony

Modelos X850E, X900E, X930E, X940E, A1E, X800E, X805E, X806E, X807E, X855E, X857E, X905E, X907E, X945E, X947E

Para ter o logotipo da TV Recomendado pela Netflix em 2018, uma Smart TV deve ter atendido pelo menos 5 dos 7 critérios que a empresa segue.

Trending

Divulgação/TecMundo Iphone SE 2
Iphone SE 2

Novidades no WhatsApp

O WhatsApp anunciou nesta semana algumas mudanças em grupos de conversas. A partir de agora, os usuários do aplicativo poderão adicionar descrições, ter mais controle nas configurações e na busca por mensagens que envolvem o seu nome. Uma reclamação recorrente é quando uma pessoa sai de um grupo qualquer e o administrador a volta para o mesmo grupo. A partir de agora isso não acontece mais. Uma vez que o usuário sair desse grupo, ele não pode ser adicionado repentinamente. Outra mudança é que quando você estiver fora de uma conversa em grupo, acompanhe rapidamente as mensagens que mencionam ou respondam a você tocando no ícone @ exibido no canto inferior direito da conversa.

Apple deve anunciar novidades em setembro

De acordo com site TecMundo, o iPhone SE 2 deve ser lançado no mês de setembro deste ano. Normalmente esse é o mês escolhido pela companhia para apresentar os seus novos smartphones ao mundo. Quem traz essa informação é o site japonês Macotakara, que antecipa ainda outros detalhes da produção do dispositivo. Segundo a publicação, a Apple trabalha no momento com vários aparelhos e ainda não decidiu qual deles será lançado como o iPhone SE 2. As opções incluiriam, por exemplo, modelos de 4 ou de 6 polegadas.

Venda no Brasil

A Sony confirmou nesta semana os preços e a data de lançamento em território brasileiro de seus dois smartphones mais recentes, o Xperia XZ2 e Xperia XZ2 Compact. Os aparelhos foram anunciados oficialmente pela companhia em fevereiro deste ano e trazem configuração de ponta e um novo visual para a já combalida linha Xperia. A dupla custará por aqui a partir de R$ 3,3 mil e entra em pré-venda no próximo dia 22.

App evita surpresas na hora de pagar pela compra em supermercados

Pixabay Consumidores de Rio Preto também já podem utilizar esse aplicativo
Consumidores de Rio Preto também já podem utilizar esse aplicativo

A maioria dos consumidores já passou por essa situação: foi surpreendido pelo o valor da compra no supermercado quando chegou no caixa. Essa surpresa pode agora ser evitada com a ajuda da tecnologia. O clube de compras do Walmart, Sam's Club, lançou aplicativo inédito no varejo brasileiro com funcionalidades que agilizam o processo de compras dos sócios. A novidade está ativa nas unidades de todo o Estado de São Paulo, inclusive em Rio Preto. Então se você vai fazer a compra diária, saiba que esse app já pode ser usado.

O aplicativo reúne quatro funcionalidades, sendo uma delas denominada Click & Go, inédita no Brasil. Com esta tecnologia inovadora, os sócios do clube escaneiam pelo smartphone os códigos de barras dos produtos adicionados ao carrinho. Na sequência, clicam em "Finalizar" para que seja exibido na tela do celular o código de barras com a identificação do usuário e o valor total da compra, o qual deve ser apresentado no caixa reservado para atendimento ao usuário do aplicativo para a realização do pagamento. Para que o recurso funcione, o wi-fi e o GPS do dispositivo precisam estar ativos. E o cadastramento no aplicativo e o preenchimento do número de membership são necessários.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso