Diário da Região

04/05/2018 - 09h14min

TECNOLOGIA

Google faz maior reforma da história no serviço de email Gmail

O serviço mais popular de emails do mundo, o Gmail, está ganhando uma grande reformulação nesta quarta-feira, 25. Mas calma: se você é um dos 1,4 bilhão de usuários da plataforma, poderá optar em testar as novidades - se não gostar, ainda será possível voltar ao design atual.

Além das mudanças visuais, que deixaram o sistema mais clean e intuitivo, o serviço também ganhou novas funções - em entrevista ao site The Verge, Jacob Bank, gerente de produto do Gmail, disse que a intenção é deixar os usuários "mais seguros e produtivos" - o que pode aproximar o Gmail do mundo corporativo, mas não é exatamente uma má ideia.

Confidencial.

Há uma série de funções, destinadas, por exemplo, para aumentar a confidencialidade e a segurança de determinadas mensagens: será possível, por exemplo, escolher uma data para que um email "perca sua validade" (a partir de uma semana, ou depois da realização de um evento a que a mensagem se refere).

Algumas ferramentas podem demorar algumas semanas para chegar, mas também vão nessa direção. Uma delas é chamada pela empresa de Integrated Rights Management (IRM, ou gerenciamento integrado de direitos) e pode dar ao remetente o poder de não permitir que o destinatário copie, encaminhe, baixe ou imprima determinadas mensagens - algo que casa bem com o universo corporativo, mas também pode ser importante no âmbito pessoal.

Além disso, será possível pedir que um usuário passe por autenticação de dois passos (usando um código enviado por SMS, por exemplo) para acessar um email confidencial. Outra novidade bacana é um sistema do Google de detecção de phishing - mensagens com links suspeitos enviadas para enganar o usuário, levando-o para um site perigoso ou a fim de roubar seus dados pessoais.

Soneca e Resposta.

Sabe quando você recebe uma mensagem pessoal sobre o final de semana no meio da execução de uma tarefa importante? Agora será possível usar uma espécie de "botão soneca", como em um despertador, para aquela mensagem só aparecer mais tarde e não incomodar.

Outra funcionalidade interessante será a de que o Google vai avisar o usuário quando ele precisar responder uma mensagem importante que parece esquecida na caixa de mensagens. "Não queremos fazer mudanças frivolamente", disse Bank ao The Verge. "O Google não está mudando funções do Gmail, apenas acrescentando coisas."

No âmbito visual, além do aspecto mais limpo da caixa de entrada, há uma novidade no menu lateral direito - nele, será possível ver a integração do Gmail com outros aplicativos do Google, como o Google Agenda ou o Google Tarefas, sendo possível consultar as duas coisas na mesma aba ao mesmo tempo. Esse menu poderá ser expandido ou minimizado ao gosto do usuário.

Outra mudança interessante será que o Google vai permitir que o usuário decida quão compactada quer que seja a sua lista de mensagens - há um modo compacto, um "confortável", com mais espaço de visualização, e um compacto, com menor espaço entre cada item da caixa de entrada.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso