Diário da Região

03/05/2018 - 00h30min

DIÁRIO TEC

Anatel inicia o processo de bloqueio de celulares não certificado pela Agência

Agência vai bloquear celulares irregulares a partir deste mês, começando no Distrito Federal e em Goiás. Ação chega a São Paulo em setembro

Divulgação/Anatel Anatel divulga calendário de bloqueio de celulares com o IMEI adulterado
Anatel divulga calendário de bloqueio de celulares com o IMEI adulterado

A partir deste mês, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inicia o processo de bloqueios de celulares não certificados pela agência - aqueles com o IMEI (International Mobile Equipment Identity) adulterado, clonados ou outras formas de fraude. Partindo do cronograma divulgado pela Anatel, neste primeiro momento, o projeto piloto vai bloquear os aparelhos irregulares a partir do dia 9 de maio no Distrito Federal e Goiás. A Agência ressalta que essa medida vale para celulares habilitados a partir do dia 22 de fevereiro naquelas localidades. Até 2019, a Anatel pretende bloquear todos os celulares sem o IMEI de todos os Estados.

Em São Paulo, os usuários de aparelhos irregulares serão avisados do bloqueio a partir do dia 23 de setembro deste ano. O bloqueio desses celulares será a partir de 8 de dezembro de 2018. A medida vale para aparelhos irregulares habilitados a partir de 23 de setembro de 2018 nos estados do Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, região Sul e demais estados da região Centro-Oeste.

A decisão da Anatel prevê ainda que a interação com órgãos de defesa do consumidor e Ministério Público deve ser constante e anteceder a fase de encaminhamento de mensagens sobre a adoção de medidas de restrição de uso de aparelhos irregulares.

O cronograma de implantação do bloqueio de novos terminais móveis irregulares - Projeto SIGA - foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Diretor da Anatel, em novembro de 2017.

IMEI

Cada celular tem um número de identificação único e global, chamado de IMEI, que equivale, por exemplo, ao número de chassis de um carro, ou seja, é único para cada aparelho celular.

O consumidor deve verificar, antes de comprar um aparelho celular, se o número que aparece na caixa, o número do adesivo e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso os números apresentados sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

Dicas da Semana

Tecnologia na cozinha

A coluna desta quinta-feira, 3, vai ajudar algumas pessoas que têm aquela dificuldade em cozinhar ou achar a receita ideal para fazer no dia a dia. Com a correria, falta criatividade e paciência na cozinha. Como sempre, com a ajuda da tecnologia, listamos três apps para você conferir as receitas, saber as medidas corretas. Também existem alguns voltados para um tipo específico de alimentação. Veja alguns:

CyberCook Receitas

Com mais de um milhão de downloads, o aplicativo CyberCook Receitas é indicado para quem busca pelas receitas na internet. São mais de 115 mil receitas variadas, fáceis e práticas, elaboradas e enviadas por uma comunidade de pessoas apaixonadas por cozinhar.

Medidas Culinárias

Já esse app é voltado para aquelas pessoas que têm a receita, mas às vezes não sabem quanto colocam do ingrediente indicado. O aplicativo realiza a conversão entre medidas culinárias como, por exemplo, de colher de sopa para colher de chá.

Receitas veganas

E para os veganos, que não consomem nada derivado de animais, também existem aplicativos que salvam para diversificar na hora de cozinhar. O Receitas Veganas mostra um livro de receitas onde é possível encontrar pratos fáceis e com tudo detalhado para você não errar a mão.

Trending

Divulgação CEO do Facebook, Mark Zuckerberg
CEO do Facebook, Mark Zuckerberg

'Não curtir'

Além das reações tradicionais em uma postagem no Facebook, a rede social vem testando há alguns meses, segundo o site TecMundo, um novo jeito para que os usuários deem a sua opinião: é o botão "downvote", uma espécie de "não curtir" que aparecerá ao lado de comentários feitos nas postagens. Aqueles que já utilizam alguns serviços, como Reddit ou o Disqus, estão mais familiarizados com esse botão, que ao invés de ser positivo, é negativo à publicação.

Videchamadas em grupo no WhatsApp

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que o WhatsApp terá em breve a capacidade de fazer videochamadas em grupo. O mensageiro verde foi comprado pela empresa de Zukerberg e vem, pouco a pouco, trazendo novidades de outras plataformas do Facebook para dentro. Segundo o site TecMundo, o CEO do Facebook não deu detalhes sobre como ou mesmo quando o WhatsApp vai receber essa novidade. Mesmo assim, já haviam rumores de que isso estava sendo planejado há algum tempo.

Realidade virtual

O assédio é uma realidade enfrentada por mulheres em qualquer país. Através da tecnologia, homens poderão sentir o que é estar na pele de uma mulher quando ela passa por uma situação de constrangimento ou assédio. A Pontífica Universidad Javeriana de Bogotá, da Colômbia, criou o jogo mobile Poder Violeta. O game coloca você na pele de Violeta, uma moça que só queria chegar em tempo a uma entrevista de emprego. Ela acordou atrasada e precisa de agilidade para desviar de transeuntes no metrô, mas esses não são os únicos obstáculos: alguns rapazes resolvem abordar a jovem de diversas maneiras diferentes durante o caminho. Apesar do jogo estar em espanhol, qualquer pessoa consegue jogar. Ele está disponível para Android.

Facebook anuncia uma 'versão' do Tinder

Reprodução/Facebook O  CEO do Facebook, Mark Zuckerberg
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que pretende lançar um recurso dedicado a relacionamentos amorosos na plataforma. O novo recurso seria semelhante a aplicativos como o Tinder, mas dedicado a "relacionamentos mais sérios", segundo Zuckerberg.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 2, durante a F8, a conferência anual de desenvolvedores do Facebook.

Zuckerberg disse que o lançamento da ferramenta foi motivado pelo fato de que a rede social tem mais de 200 milhões de pessoas listadas como "solteiras", e que um em cada três casamentos nos EUA começa online.

A ideia da rede social, portanto, é usar suas ferramentas de conexão de pessoas para formar novos casais.

O CEO do Facebook não revelou a data que o serviço estará disponível. Disse apenas que "chega em breve".

MP instaura inquérito para investigar 'amigo virtual'

Divulgação Aplicativo SimSimi
Aplicativo SimSimi

A Promotoria da Infância e Juventude de São Paulo instaurou inquérito para investigar suposta exposição de crianças e adolescentes ao aplicativo de tablets e celulares chamado "Simsimi". O app interage com os pequenos usuários por meio de conversação, com uso de expressões chulas, com teor sexual, violento, com ameaças de mortes e até incentivo ao suicídio. Segundo a promotora de Justiça Luciana Bergamo, a investigação foi instaurada, na última sexta-feira, 27, a partir de denúncias de grupos de mães e pais. A promotoria baixou o aplicativo em dois aparelhos de telefonia celular, um por meio da Apple Store e outro por meio da Google Play. No primeiro caso, o celular exigiu a senha para a instalação. Já no outro, ele foi instalado diretamente.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso