Diário da Região

04/05/2018 - 15h02min

OUTONO

Tempo seco também prejudica a saúde dos pets

Manter a vacinação de cães e gatos em dia é uma das formas de prevenir doenças comuns da estação

Divulgação Animais precisam de cuidados especiais no outono e inverno
Animais precisam de cuidados especiais no outono e inverno

O clima seco típico do outono causa muitos transtornos para os humanos, como gripes e resfriados. Com os nossos amigos de quatro patas não é diferente. Eles sofrem com as mudanças climáticas e com isso aumentam as chances de desenvolver doenças respiratórias como, traqueobronquite infecciosa canina, no caso dos cães, e a rinotraqueite, nos gatos. As duas doenças são transmitidas por vírus, em contato com algum pet doente, principalmente em passeios na rua e nos parques.

O veterinários Felipe Chaguri, da Petz, alerta que para evitar que os animais sofram com as doenças é importante manter os pets sempre bem hidratados, para evitar a queda da imunidade. “Nos cães, deve ser aplicada a vacina de gripe canina e, nos gatos, a múltipla felina. As duas dão proteção contra essas doenças, mas devem ter uma dose de reforço todos os anos”, explica Chaguri.

Os sintomas da traqueobronquite ou tosse dos canis aparecem com tosse seca, secreção nasal, espirros e febre. Já os gatos apresentam secreção nasal, secreção ocular amarelada ou esverdeada, espirros, febre e falta de apetite, em casos mais graves.

Nos dois casos o tratamento é feito com antibióticos, além de tratar a imunidade e realizar exames, como hemograma e raio X do tórax, pois os problemas podem evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia, se não forem tratados corretamente. "No outono e inverno, vale colocar umidificadores pela casa por causa do ar seco; evitar passeios em dias muito frios ou logo após o banho; colocar mais potes de água pelos ambientes para aumentar a oferta de hidratação; dar alimentos úmidos como sachês específicos e cobertores para o pet ficar sempre aquecido”, explica o veterinário.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso