Diário da Região

15/05/2018 - 23h26min

HAJA CORAÇÃO, AMIGO!

Seleção Brasileira do técnico Tite mostra ser mais produtiva no segundo tempo

Brasil do técnico Tite mostra ser mais produtivo no 2º tempo, com 63% de aproveitamento

Divulgação/Corinthians Convocado, Fagner declara:
Convocado, Fagner declara: "O Corinthians está sendo um exemplo"

O torcedor brasileiro que resolver desistir de ver a Seleção na Copa do Mundo se o time for mal na primeira etapa de um jogo correrá o risco de perder o melhor da festa. Isso porque o Brasil do técnico Tite é uma equipe que marca a maioria de seus gols e chega às vitórias no segundo tempo. Essa é uma característica existente desde a estreia do treinador e que pôde ser observada na maior parte das 19 partidas sob o seu comando.

Detalhe: daqueles 3 a 0 sobre o Equador, no dia 1º de setembro de 2016, até hoje pouca coisa mudou. Dos 23 convocados, 15 estiveram no jogo em Quito. Nas Eliminatórias para o Mundial, o Brasil de Tite mostrou ao torcedor o quanto é válido ter paciência. Em 12 jogos sob a batuta do treinador foram 30 gols no torneio classificatório, 19 deles anotados no segundo tempo, equivalentes a 63% do total.

A prevalência de gols na etapa final se confirma quando se acrescenta à estatística os gols dos amistosos realizados na era Tite: a quantidade de gols no segundo tempo sobe para 26 dos 42 marcados no total (62%).

A manutenção da base que atuou nas Eliminatórias confirma também que Tite, entre outros aspectos, confia em conseguir bons resultados mesmo em ocasiões em que os gols só saiam depois do intervalo das partidas.

Desde a sua primeira partida no comando, aliás, uma das exigências de Tite aos jogadores é manter a concentração durante o maior tempo possível. Naquele jogo em Quito contra o Equador, ele fez essa cobrança aos atletas no intervalo. O placar estava sem gols. Depois o Brasil fez 3 a 0.

O bom rendimento no segundo tempo também se explica por fatores como juventude e preparo físico. A média de idade da equipe titular é de 27 anos. Os jogadores são monitorados continuamente quando estão em seus clubes pela comissão técnica da CBF para que possam render ao máximo quando se apresentam à seleção.

Ambientados

Os dois jogadores do Corinthians convocados para a Copa, o goleiro Cássio e o lateral Fagner, disseram que vão se sentir em casa na concentração da equipe na Rússia. Por atuarem no Brasil, representam uma minoria entre os 23 convocados, mas lembraram que a atual seleção tem muitos ingredientes de Corinthians.

A comissão técnica de Tite tem entre os profissionais antigos colegas de clube como o preparador físico Fábio Mahseredjian, o fisioterapeuta Bruno Mazzioti e os auxiliares Cléber Xavier, Sylvinho e Matheus Bachi. "Isso é bom para nós. Mas vejo também que na seleção tem um ambiente parecido ao que o Tite criou no Corinthians, de todo mundo se sentir em casa e ser recebido", comentou Cássio.

Fagner explicou que a presença de corintianos na comissão é reflexo dos resultados recentes positivos do clube. "Estar em um clube vitorioso, que está sempre em evidência, por estar ganhando títulos, ajuda você a se destacar."

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso