Diário da Região

08/05/2018 - 00h30min

TEATRO

Seis produções rio-pretenses no FIT 2018

Cia Ir e Vir, Cia dos Pés e Grupo de Apoio à Loucura são três grupos selecionados

Jorge Etecheber/Divulgação Harlen Félix, Vanessa Cornélio e Luciana Gadotti formam o elenco de Cérebro de Elefante
Harlen Félix, Vanessa Cornélio e Luciana Gadotti formam o elenco de Cérebro de Elefante

A edição 2018 do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto (FIT) começa a ganhar formato. Nesta segunda-feira, 7, foram divulgados os nomes dos espetáculos rio-pretenses selecionados para o evento, que será realizado 5 e 14 de julho. Foram escolhidos seis produções dos 27 trabalhos inscritos nos três módulos lançados no regulamento. Seis é o mesmo número de espetáculos locais convocados nas duas últimas edições do FIT.

Mais uma vez, as produções rio-pretenses integram o Cena Rio Preto, que tem o objetivo de valorizar a produção de teatro desenvolvida na cidade criando territórios propícios à investigação e criação. O público poderá assistir Cérebro de Elefante, espetáculo da Cia. Ir e Vir. Inspirado na obra e na estética do dramaturgo Samuel Beckett, a peça teatral recorre à memória de seus personagens para conduzir a plateia por um jogo absurdo, cíclico e repetitivo.

Além da produção de Tiago Mariusso, o espetáculo Eufonia, da Cia dos Pés, de Angélica Zignani, também integrará a grade. A peça se passa dentro de um jardim e conta a história de uma menina cigarra que só consegue se expressar por meio da dança e, a partir dela, descobre várias possibilidades de comunicação.

O espetáculo performático PUTO!, do Grupo de Apoio a Loucura (G.A.L), produção musical que coloca em discussão preconceito e fobias ligadas ao público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), também foi confirmado no FIT 2018. Os três espetáculos integram o módulo A - Apresentações, que reúne obras prontas. As produções irão realizar duas sessões durante o evento.

Outros dois módulos integram o Cena Rio Preto com o objetivo de ampliar as opções de participações dos grupos locais. O segundo é o módulo B - Obras Abertas à Provocação, que é destinado a espetáculos em processo ou já finalizados, que receberão a contribuição de um artista convidado para reflexões críticas e exercícios da prática teatral.

Os selecionados no módulo B são: Corpo Lentes, do fotógrafo Jorge Etecheber, Ensaio para Galeria, do Agrupamento Núcleo 2, coordenado por Jef Telles, e Ter Histórias Boas pra Contar, do grupo Seriam Cômicos, de Simone Sallas. Os grupos já estão trabalhando junto à curadoria e coordenação do festival para a escolha dos profissionais que irão desenvolver as residências artísticas. Os participantes deste módulo também farão ao menos uma atividade cada um na grade do festival.

No módulo C - Abertura de Novos Processos, espaço direcionado a propostas embrionárias que receberiam a contribuição de um profissional das artes cênicas, em formato de residência artística, não teve selecionados. O processo de curadoria, com a avaliação e seleção dos projetos, foi realizada em abril e contou com uma comissão formada por profissionais de renome nacional. 

Os espetáculos da Cena Rio Preto foram escolhidos por Janaina Leite, atriz com diversos prêmios, dentre eles Shell, APCA, Qualidade Brasil, Bravo e Nascente; Marcos Bulhões, diretor, ator, professor e pesquisador de Teatro e Performance que estuda abordagens de criação e aprendizagem da cena contemporânea;Sérgio Luis Venit de Oliveira, assessor da área de Teatro da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo.

O festival, que é definido pela organização (Prefeitura Municipal de Rio Preto e do Sesc São Paulo) como uma mostra nacional e internacional de peças teatrais de diversos gêneros e formatos, inéditos ou não, para público adulto e infantojuvenil, em espaços fechados ou de rua, selecionados e/ou convidados, completa 49 anos em 2018, sendo esta a 18ª edição internacional. Novas informações sobre o festival serão divulgadas nesta terça-feira, 9. 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso