Diário da Região

14/05/2018 - 22h42min

Trânsito

26 cruzamentos terão tempo exclusivo para pedestre

Secretaria de Trânsito de Rio Preto implanta em 26 pontos do Centro o sistema Vermelho Total - que deixa todos os semáforos do cruzamento fechado por alguns segundos para facilitar a travessia

Mara Sousa 14/5/2018 Sinal vermelho fechado
nos dois semáforos no
cruzamento das ruas
Marechal Deodoro com
a Bernardino de Campos
Sinal vermelho fechado nos dois semáforos no cruzamento das ruas Marechal Deodoro com a Bernardino de Campos

Desde 2015, morreram 58 pessoas por atropelamento nas ruas de Rio Preto. A maior parte das vítimas, 30, era idosa a partir de 60 anos. Para dar mais segurança aos pedestres, principalmente aqueles que têm maior dificuldade de mobilidade, a Secretaria Municipal de Trânsito instalou o sistema Vermelho Total em 26 cruzamentos da cidade.

O método consiste em fechar simultaneamente, com o sinal vermelho, as duas vias do cruzamento. A Secretaria informou que a duração em que os dois semáforos ficam fechados é de dez segundos para que o pedestre possa atravessar de uma só vez.

No entanto, a reportagem foi até as ruas para conferir e constatou que ficam fechados entre seis e sete segundos os cruzamentos das seguintes ruas: Delegado Pinto de Toledo com Bernardino de Campos; Delegado com Voluntários de São Paulo; Marechal Deodoro da Fonseca com Voluntários de São Paulo e Marechal com Bernardino de Campos.

Em nota, a Secretaria de Trânsito afirmou que o "tempo médio nos 26 cruzamentos é de 10 segundos, mas pode haver diferenças entre um e outro de acordo com as características da via".

Quem circula pelas vias acredita que a duração é pequena. "Para atravessar uma rua dá, mas de um lado só (atravessando a rua Voluntários de São Paulo), porque aqui (para atravessar a rua Marechal Deodoro da Fonseca) não dá. É só um segundo? Quem consegue atravessar?", indaga o corretor Odair Pirani, 36 anos.

O empresário Ademar Batista, 64 anos, concorda. Eles frequentam o Centro diariamente. "Quem quer atravessar tem que correr porque não dá tempo. Seria importante se tivesse um tempo que desse para ir com tranquilidade, principalmente para quem dificuldade de caminhar". Já a diarista Sueli Aparecida Paulino, 43, critica que cada semáforo tem uma duração. "Sem contar os que estão quebrado e não fazem mais a contagem regressiva."

Clique na imagem para ampliar  (Foto: Reprodução)

Há quem não tenha visto mudança na instalação do sistema Vermelho Total. "Já está funcionando? A gente atravessa uma rua e tem que parar para cruzar a outra. Ninguém consegue atravessar as duas em 7 segundos", diz a vendedora Yasmim Baron, 31 anos.

A instalação do sistema Vermelho Total em 26 cruzamentos teve início em julho do ano passado, quando começaram os testes no cruzamento das ruas Independência e Voluntários de São Paulo.

Motoristas aprovam o sistema. "É tão rápido que não atrapalha a vida de ninguém. Se é para dar mais segurança, eu aprovo", disse o comerciante Igor Tadeu, 57 anos. A dona de casa Juliana Fernandes, 36 anos, concorda. "Pedestre tem preferência, melhor esperar do que correr o risco de atropelar alguém. Eu aprovo".

Amaury Hernandes, coordenador de mobilidade urbana da pasta, afirma que esse fechamento ocorre em ciclos alternados, para privilegiar o pedestre sem travar o trânsito de veículos. "O objetivo é aumentar o tempo de travessia para pessoas que têm dificuldade de atravessar com rapidez."

Os cruzamentos que receberam a novidade foram escolhidos com base em levantamentos sobre o fluxo de pedestres. São locais próximos a escolas, prédios públicos e áreas predominantemente comerciais. "Temos notado que os motoristas e motociclistas estão se acostumando com o sistema e perdendo o hábito de avançar assim que o sinal da outra via fecha. É importante ressaltar que não vamos instalar o sistema em toda a cidade, mas apenas nos cruzamentos em que os números mostrem risco para os pedestres ou ocorrência constante de atropelamentos", afirmou o secretário de Trânsito, Marcos Apóstolo. Por enquanto, não há novos pontos para ser instalados o sistema Vermelho Total.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso