Diário da Região

22/05/2018 - 00h30min

EU NO MUNDO

Veja a história de Maria Cristina, apaixonada pela Espanha

Era para ser uma estadia de três meses, mas a Espanha conquistou a rio-pretense Maria Cristina Nogueira. Hoje, adaptada ao estilo de vida espanhol, não pensa mais em voltar para o Brasil

Arquivo Pessoal Maria Cristina Nogueira, 40 anos, mora em Lugo, na Espanha
Maria Cristina Nogueira, 40 anos, mora em Lugo, na Espanha

Maria Cristina Nogueira, 40 anos, ia passar temporada de três meses na Espanha. Mas as coisas foram dando certo - conseguiu trabalhos, a documentação para ficar no país e adaptou-se rapidamente aos costumes. E o que seria uma estação tornou-se 12 anos e a tendência é só aumentar o tempo.

"Tudo era novidade, consegui trabalho e tive sorte com meus papéis, então vi que aqui seria minha nova casa e vida. Voltar para o Brasil não penso. Estou bem feliz aqui. Vou todos os anos em dezembro, passar Natal e Ano-Novo em Rio Preto. Talvez um dia quando me aposentar pense em voltar," diz Maria Cristina, que nasceu em Nhandeara e viveu a partir da adolescência em Rio Preto.

Quando chegou à Europa, o país ainda não havia sido atingido pela crise econômica. Conseguiu muitos contatos e, mesmo sem a Espanha estar no melhor momento econômico, vive bem. Mas tem que se virar: trabalha em duas empresas, uma alimentícia e outra de transporte. "Hoje seria muito mais difícil chegar e conseguir trabalho e os documentos."

Maria Cristina mora sozinha em apartamento em Lugo, cidade de 100 mil habitantes aos norte do país, perto de La Coruña e Santiago de Compostela. "Lugo tem uma muralha do século 4 e podemos caminhar em cima. Sempre em meu descanso vou a La Coruña passear na praia, ou a Santiago ou Vigo, tomar o tradicional Martini ou vinhos com as famosas tapas e pinchos da Espanha."

Viajar pela Europa é opção boa e barata. Tanto que ela já conhece inúmeros locais, como Portugal, Suíça, Bélgica, Inglaterra, Itália, Vaticano e França. "O positivo é que aqui a classe social não faz diferença. Todos que conheço me acolheram com muito amor, então quando percebi já tinha laços aqui, hoje não me vejo em outro país que não seja Espanha."

A comida e os costumes espanhóis foram os itens que mais causaram estranheza em Maria Cristina. Mas logo se habituou e hoje segue os costumes do país. Sabe por exemplo que piadas com gays, pobres ou qualquer minoria étnica não agrada. O alvo preferido dos humoristas é a classe política. "Se você é homem e usa uma camisa rosa choque, ninguém liga," diz.

Outros costumes são dar preferência aos produtos nacionais em detrimento dos importados e a inexistência das filas. "Quando você entra em um banco, por exemplo, pergunta quem foi o último a entrar, fica de olho na pessoa e, quando ela for atendida, já sabe que é o próximo." Outro hábito que chama a atenção é do topless. "É prática comum. Entre as adeptas, tem muita vovozinha."

Alimentação

Algumas características da alimentação espanhola chamaram a atenção da rio-pretense. Como a presença obrigatória de vinho e pão na hora do almoço. No café da manhã, porém, os pães são deixados de lado e eles preferem as "bolerias" (doces). "Aqui na Espanha, é comum você interromper seu trabalho no meio da manhã para fazer um lanchinho."

A maioria dos pratos típicos da região leva frutos do mar. Camarões são servidos de diversas maneiras e comidos quase sempre com as mãos, mesmo em eventos mais chiques. "Eu amo paella e um caldo galego que tem um sabor único da Galícia."

Maria Cristina tem saudades da família e de alguns sabores que só encontra em Rio Preto. "Como cachorro-quente do Dito, pastel na feira depois da balada, ir no Mercado Municipal, ir para Nhandeara rever amigos de infância, churrasco em família. Sinto muita falta de pequenas coisas que hoje vejo são tão grandes."

Lugo, Espanha

  • Continente: Europa
  • Habitantes: 100 mil
  • Brasileiros no país: 86,9 mil
  • Distância até Rio Preto: 8,3 mil km
  • Fuso horário: está 5 horas à frente

Curiosidades

  • A cidade tem a única muralha romana conservada na íntegra do mundo. São 2,3 quilômetros de construção. É possível caminhar pela parte de cima dela. A muralha é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.
  • Lugo fica na região da Galícia, famosa pelas histórias envolvendo as meigas, espécie de bruxas do bem.

Não deixe de...

conhecer:

  • A catedral de Lugo, que tem arquitetura barroca.
  • A muralha romana que corta toda a cidade.

provar:

  • O caldo galego, típico da região da Galícia, que leva feijão, toucinho, chouriço, batata, repolho, entre outros.
  • O polvo à galega, temperado com sal grosso, pimenta e azeite.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso