- quarta-feira, 09 de maio
- .
Estudantes de enfermagem, medicina e psicologia participaram de um simulado de catástrofe nesta quarta-feira, dia 9, na Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto). O treinamento contou com a participação de 45 estudantes, sendo que 20 atuaram como vítimas.
A convite do Departamento de Enfermagem Geral da Famerp, o comandante aposentado do Corpo de Bombeiros, Paulo César Berto, ministrou uma aula teórica e prática.
A atividade faz parte da disciplina optativa de primeiros-socorros da Famerp e é realizada há 16 anos. Dividido em seis etapas, o curso ensina aos estudantes como agir em diversas situações de socorro. Na semana passada, os alunos participaram de um simulado de afogamento na piscina na faculdade.
Na etapa desta quarta-feira, os estudantes aprenderam como fazer a avaliação das vítimas e como agir em casos de múltiplas vítimas. O objetivo é ensinar as ações que garantam recursos humanos e materiais extras para atendimento a pacientes em casos de desastres e catástrofes, em situações que excedam a capacidade de atendimento habitual dos serviços de urgência e emergência. "Atende a necessidade de ensinar pontos importantes ao atendimento de múltiplas vítimas, como faz para atender ao mesmo tempo, como é a triagem do atendimento", disse a enfermeira e professora da Famerp Clea Rodrigues.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Já sou assinante
Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:
Assine o Diário da Região Digital
Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.
Assine agora
Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES
ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020