Diário da Região

30/05/2018 - 22h15min

RIO PRETO

Gripe faz mais duas vítimas em 2018

Johnny Torres 2/5/2018 Mãe com o filho em vacinação: crianças têm a menor cobertura com 55,3%
Mãe com o filho em vacinação: crianças têm a menor cobertura com 55,3%

A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou nesta quarta-feira, 30, mais duas mortes por gripe. Uma das mulheres tinha o vírus H1N1 e a outra H3N2. Neste ano já foram confirmados sete óbitos pela doença, sendo três de idosos. Pelo menos cinco dos pacientes chegaram a ficar internados.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, uma das vítimas apresentou os sintomas em 19 de maio. Tinha idade entre 45 e 50 anos e não possuía nenhum problema de saúde que pudesse ter agravado o quadro.

A outra mulher era uma idosa com idade de mais de 60 anos com comorbidades. Apresentou os sintomas antes, em 8 de maio, mas faleceu depois - a Saúde não informa a data exata da morte nem a idade das vítimas.

Foram confirmados 50 casos de síndrome respiratória grave este ano em Rio Preto, quatro na última semana. São 37 de H1N1, 11 de H3N2 e dois de Influenza B. O H1N1 é o subtipo que apresenta maior circulação mundial e também no Brasil.

A maioria dos pacientes (32% ou 16 casos) é criança de até quatro anos de idade. Em segundo lugar, com 14 casos confirmados, aparecem os idosos. Oitenta por cento dos pacientes com gripe possuem algum fator de risco.

Vacinação

A campanha de vacinação contra a gripe, que terminaria nesta semana, foi prorrogada até o dia 15 de junho. O objetivo é atingir 90% das 106,8 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário com meta, mas até o momento apenas 77,26% foram imunizados.

A cobertura mais baixa continua sendo a das crianças, com 55,3%. Os profissionais de saúde e professores estão mais perto de atingir a meta: 87,7% e 85,1%, respectivamente. Além desses grupos, devem se imunizar também idosos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, pessoas com problemas crônicos e comorbidades, indígenas, indivíduos privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.

As 27 unidades básicas de saúde de Rio Preto possuem salas de vacinação que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Nas unidades do Santo Antônio, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Parque Industrial, Vila Toninho, São Deocleciano, Rio Preto I e Jaguaré, a vacinação é feita das 7h às 19h30.

O tempo frio e seco propicia a transmissão de vírus e a vacina só é completamente eficaz depois de 10 a 15 dias após tomada. Como a cada ano a fórmula é atualizada, é importante que principalmente os membros do grupos de risco procurem a proteção mesmo que tiverem se vacinado em 2017.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso