Diário da Região

25/05/2018 - 00h30min

VÍRUS

Mais duas pessoas morrem por H1N1 em Rio Preto

As duas vítimas já tinham problemas de saúde que agravaram o quadro clínico

Guilherme Baffi 12/5/2018 Vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde
Vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde

A gripe causou mais duas mortes em Rio Preto. As duas pessoas, um homem com mais de 60 anos e uma mulher na faixa etária de 40 a 45 anos, tinham contraído o vírus H1N1 e manifestaram os primeiros sintomas da doença no dia 4 de maio. Ambos chegaram a ser internados.

Com as confirmações, o número total de óbitos pela doença chega a cinco no ano. De acordo com a Secretaria de Saúde, que não divulga idade exata nem data de falecimento das vítimas, todas elas apresentavam alguma comorbidade ou fator de risco, o que agravou o quadro.

Além disso, foram divulgados mais 17 casos de gripe, totalizando 46 neste ano. São 35 de H1N1, nove de H3N2 e dois de Influenza B. Conforme o Boletim Epidemiológico, 80,4% das pessoas com gripe grave têm algum fator de risco.

Leandro César Salviano, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia, explica que o H1N1 é o que apresenta maior circulação mundial e também no Brasil. "A transmissão do H1N1 é igual e a gravidade é semelhante. Nesta época do ano, com tempo mais seco e queda da temperatura, começam a surgir os casos", afirma.

O especialista acredita que o número de notificações por síndrome respiratória aguda grave ainda não é alarmante, mas começa a preocupar em Rio Preto.

Vacina

Enquanto os casos não param de aumentar, a meta de vacinação ainda não foi atingida nos públicos-alvo. Balanço divulgado nesta quinta-feira, 24, aponta que a menos de uma semana para o fim da campanha, em 1º de junho, a cobertura vacinal está em 71,8%, longe dos 90% da meta, porém mais alta que os números do Estado e do Brasil.

A situação mais preocupante é no grupo das crianças de seis meses a cinco anos incompletos, pois apenas 47,5% foram imunizadas. Dentre os casos confirmados de gripe, 20 (o que corresponde a 43%) são de pequenos de menos de seis meses a quatro anos de vida. A segunda menor cobertura é a de gestantes, enquanto as maiores são dos profissionais de saúde e de mulheres que deram à luz há menos de 45 dias.

Além desses grupos, devem se imunizar professores, idosos, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema de saúde, pacientes com doenças crônicas e comorbidades e indígenas.

Para se proteger, basta procurar uma unidade de saúde. Mesmo quem foi imunizado em 2017 deve tomar a dose, que protege contra os três tipos de vírus confirmados em Rio Preto.

Região

Levantamento feito pelo Diário aponta que na região há pelo menos 59 casos de gripe grave. O número é menor em relação aos 94 divulgados na semana passada pelo jornal porque nesta quinta-feira, 24, a Prefeitura de Catanduva informou à reportagem que havia errado ao comunicar que havia 63 casos confirmados. Na realidade, o que existiam eram 63 casos em investigação e apenas parte deles constatados.

Há ainda três casos em Fernandópolis, dez em Jales e região, dois em José Bonifácio, 22 em Santa Fé do Sul e um em Votuporanga, o primeiro deste ano. Outras 23 notificações seguem em investigação. Até a última divulgação dos municípios, em Mirassol, Monte Aprazível e Olímpia não havia nenhum caso confirmado.

Três pessoas morreram na região, sendo duas que foram atendidas na Santa Casa de Jales e um morador de Santa Fé do Sul que ficou internado no HB.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso