Diário da Região

25/05/2018 - 00h30min

Cantinho da Saudade

O adeus a Adib Muanis, pioneiro do rádio

Arquivo pessoal Adib com a esposa, Creusa Miziara Muanis, e o filho, Adibinho
Adib com a esposa, Creusa Miziara Muanis, e o filho, Adibinho

Rio Preto perdeu na manhã desta quinta-feira, 24 de maio, um dos nomes ligados à história do rádio local. Adib Muanis estava com 92 anos e morreu em casa, dormindo, ao lado de sua amada e companheira de vida por 56 anos, Creusa Miziara Muanis. Seu sepultamento foi marcado para as 10 horas desta sexta-feira, 25, no cemitério da Vila Ercília.

O filho único de Adib disse à reportagem que o pai vinha lutando contra uma infecção urinária. "Ele tinha a saúde fragilizada por alguns fatores, agravados pela idade avançada. Mas até então estava lúcido e, na medida do possível, vinha mantendo uma rotina normal. O que me conforta e conforta também toda a família é o legado de dignidade que meu pai deixou", afirmou o jornalista Adib Muanis Junior.

Adibinho, como é conhecido, disse que a trajetória do pai tem o signo da superação. "A imagem que fica do meu pai é a de um vencedor. Um homem que batalhou muito, superou a pouca escolaridade e se fez sozinho. De origem humilde, tinha apenas o primário e conseguiu vencer na vida. O que o meu pai fez foi um trabalho estupendo. Ele amava a profissão que abraçou, assim como Rio Preto o abraçou. Era uma relação muito bonita entre ele e a cidade."

Adib, de fato, teve uma carreira ímpar dentro da comunicação rio-pretense. De tal modo que não é possível escrever a história do rádio em Rio Preto sem os irmãos Muanis. As trajetórias profissionais de Adib e de seus dois irmãos, Rubens e César, estiveram entrelaçadas às ondas do rádio por mais de três décadas, na era de ouro das transmissões.

Adib, o mais velho dos irmãos, dedicou 37 anos ao ofício. Exerceu a profissão no sentido mais fiel da expressão. "O rádio foi minha tribuna", disse ele ao Diário, em reportagem publicada no ano de 2005.

Começou na icônica PRB-8, a mais importante da região naqueles tempos. Passou pela Cultura, Difusora e Independência. Escreveu em jornais como o Diário da Região (no qual assinava uma coluna sobre assuntos gerais), Folha de Rio Preto, A Notícia e Correio da Araraquarense e ainda adquiriu o Dia e Noite, numa empreitada que durou seis anos.

Adib Muanis fez transmissões memoráveis, como a inauguração de Brasília, o enterro do prefeito Alberto Andaló e o acidente do rio Turvo, que matou 59 estudantes. "Na morte do Andaló ele transmitiu durante 48 horas quase que ininterruptas. Foi um profissional completo, único. Ele inspirou muitos que iniciavam a carreira e foi um grande descobridor de talentos", declarou o jornalista José Luís Rey.

Início romântico

Filho dos libaneses Abdo e Abla, que se casaram no Brasil, Adib nasceu na mineira Abre Campo. Ficou lá até um ano de idade. O pai, mascate como todo imigrante árabe, mudou-se para Palmares Paulista, onde nasceu Rubens. Depois Nova Granada, Onda Verde e Altair, onde nasceu César. Adib veio de Onda Verde para Rio Preto com 25 anos; já explorava serviço de alto-falante com Alexandre Macedo, que também fez história no rádio.

"Ele foi nosso 'testemunha ocular da história', o número zero", resume o documentarista Fernando Marques.

 

Adib Muanis

  • Nascido em: Abre Campo-MG
  • Pais: Abdo e Abla Muanis
  • Filho: Adib Muanis Junior
  • Irmãos: Rubens e César Muanis
  • Profissão: Radialista
  • Lugares em que trabalhou: Rádios PRB-8, Cultura, Difusora e Independência; jornais Diário da Região, Folha de Rio Preto, A Notícia, Correio da Araraquarense e Dia e Noite

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso