Diário da Região

16/05/2018 - 22h42min

SERVIÇO

Caminhão da Saúde volta a atender hoje, na praça Rui Barbosa

Na unidade de saúde volante dá para fazer testes de HIV, sífilis e hepatites

Johnny Torres 16/5/2018 Caminhão da Saúde por fora e por dentro, que estará na praça Rui Barbosa nesta quinta-feira, 17
Caminhão da Saúde por fora e por dentro, que estará na praça Rui Barbosa nesta quinta-feira, 17

Será reinaugurado nesta quinta-feira, 17, o Caminhão da Saúde, que percorre bairros de Rio Preto realizando testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, infecções sexualmente transmissíveis. Há dois meses as atividades haviam sido interrompidas para que o veículo passasse por uma reforma. Nesta quinta, o caminhão estará na praça Rui Barbosa, no Centro, a partir das 10 horas.

As melhorias foram custeadas pelo Ministério da Saúde, que repassou R$ 183 mil. As mudanças incluem maior número de salas, pisos novos, ar-condicionado em todos os ambientes e mais uma porta - o paciente vai entrar por uma e sair pela outra, diferente do que acontecia antes. Assim, evita-se que pessoas que estão esperando para fazer os testes percebam, pela expressão de quem está saindo, se os resultados para as doenças são positivos ou negativos.

Mária Amélia Zanon Ponce da Rocha, gerente de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, explica que o caminhão percorre os locais onde a população tem menos acesso aos serviços de saúde ou com grande concentração de pessoas. "Loteamentos irregulares, bairros mais afastados, locais onde tem população vulnerável como usuários de drogas e profissionais do sexo. A gente vai também em empresas e escolas. O objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico dessas doenças", fala. Somente em 2017, foram feitos 10.260 exames por meio do serviço.

São dois modos de fazer a testagem: o rápido, em que o resultado sai em 20 a 30 minutos, e o tradicional, em que a amostra de sangue vai para o laboratório e a resposta sai em um mês. "Quando a gente quer pegar uma maior quantidade de pessoas, faz a testagem convencional. A gente sempre marca o retorno, 30 dias depois volta com os resultados", diz Maria Amélia.

Com essa forma é possível coletar mais amostras de sangue porque no teste rápido o paciente fica de 20 a 30 minutos sem sair da sala, esperando o resultado. Não é a ideal, no entanto, para todos os casos. "A gente prefere usar a testagem rápida porque provavelmente quando a gente voltar, dali a 30 dias, essa pessoa não vai estar lá. Depende do perfil da população", conclui a gerente.

Antes e depois do teste, o paciente conversa com um profissional. Na primeira etapa, conta sobre as situações de risco pelas quais passou ou ainda passa com relação à contaminação por infecções sexualmente transmissíveis. Quando o resultado sai, vai novamente para o aconselhamento. "Se for positivo verifica as angústias, as dúvidas sobre a doença. Se for negativo, orientamos a fazer nova testagem caso tenha nova exposição", afirma Maria Amélia.

A partir de um laudo positivo, os profissionais encaminham o indivíduo para o tratamento, mesmo que ele não more em Rio Preto. O tratamento está disponível no SUS e é gratuito. Isso afasta risco de complicações. Com relação ao HIV, por exemplo, tomar remédios impede que os sintomas se manifestem e pode barrar a manifestação do vírus.

Como ter acesso

Na próxima semana, o Caminhão estará em empresas. Quem tiver interesse em receber o serviço pode entrar em contato pelo telefone (17) 3211-1410. A cada semana, a programação do Caminhão é definida. Quem quiser saber por onde ele passará deve telefonar para o mesmo número.

Qualquer pessoa acima de 12 anos pode fazer os exames - abaixo desta idade é preciso pedido médico. É preciso levar um documento com foto. Os menores não precisam de responsável junto, pois é proibida a entrada de acompanhantes.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso