Diário da Região

11/05/2018 - 22h45min

Dia da Enfermagem

Dia de celebrar a profissão do cuidado

Divulgação/Funfarme Samanta Eliane Duarte Volpi, 38 anos, enfermeira da UTI neonatal do HCM:
Samanta Eliane Duarte Volpi, 38 anos, enfermeira da UTI neonatal do HCM: "amo ajudar e dar esse cuidado"

Enfermagem é o ato de cuidar dos enfermos. Neste sábado, 12, comemora-se o dia dos profissionais desta área. Somente no Hospital de Base, na Santa Casa e nos postos de saúde de Rio Preto são 593 deles.

Caso de Samanta Eliane Duarte Volpi, de 38 anos. Ela trabalha há 16 na UTI neonatal do Hospital de Base e, depois, do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), inaugurado em 2013. Como os pequenos que nascem prematuros passam bastante tempo internados, ela se torna uma espécie de "mãe". Escolheu a profissão por gostar de cuidar de gente.

"Principalmente em pediatria tem que acolher as famílias. Eu gosto muito desse contato com o paciente. A gente tem um vínculo muito grande com os bebês e com a mãe e o pai", conta.

Em vários momentos da carreira, as crianças já voltaram para visitá-la após receberem alta. "É muita felicidade. É um sentimento de dever cumprido. Eu amo ajudar, lidar com a equipe, dar esse cuidado."

Edina Rocha, 40 anos, gerencia o home care do Grupo Cene e é enfermeira há 20 anos. "Escolhi por ter oportunidade de ajudar outras pessoas e proporcionar melhora na qualidade de vida dos pacientes, demanda de mercado e por fazer o que gosto", conta.

Para ela, enfermagem representa passado, presente e futuro. "Visualizo uma profissão de desafios, oportunidades e de crescimento nas áreas pública e privada. Acredito ser uma carreira empreendedora e que proporciona crescimento em diversas áreas."

O curso de enfermagem é bastante procurado. Somente na Famerp e na Unirp, cerca de 5,2 mil estudantes se formaram nos últimos cinco anos - a Unilago e a Unip não responderam o número de graduados.

Samanta dá um conselho: é preciso ter dom. "Tem que se identificar, gostar desse contato humano porque nossa profissão é isso."

Edina recomenda que a pessoa se sinta realizada com o trabalho e tenha perseverança, dedicação e resistência. "Pois dessa forma as dificuldades serão resolvidas com suavidade", acredita.

Eventos

Na quarta-feira, 16, acontece na Famerp o evento "Enfermagem: Uma voz para liderar - A saúde é um direito humano". As inscrições são gratuitas pelo site do Coren/SP ou no dia do evento. Os participantes terão direito a um certificado. A partir de segunda-feira, 14, o Austa vai realizar a Semana de Enfermagem com foco na segurança do paciente. A equipe será dividida em turmas que apresentarão trabalhos sobre o assunto.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso