Diário da Região

16/04/2018 - 18h45min

Quando a lágrima falha

Entenda como o ar-condicionado e o computador levam à síndrome do olho seco

Ar-condicionado e computador estão entre as causas da síndrome do olho, uma das doenças oculares mais comuns e que afeta, e muito, a qualidade de vida

Fotos: Pixabay/Divulgação Ficar por horas e horas com os olhos fixados na tela do computador é uma das causas da síndrome do olho seco ligada ao estilo de vida
Ficar por horas e horas com os olhos fixados na tela do computador é uma das causas da síndrome do olho seco ligada ao estilo de vida

Você já ficou com os olhos vermelhos e ressecados após várias horas no computador? Se sim, cuidado: esta é uma das causas da síndrome da disfunção lacrimal que estão relacionadas ao estilo de vida. Também conhecida como síndrome do olho seco, é uma das doenças oculares mais comuns. De acordo com estimativas da Associação dos Portadores da Síndrome do Olho Seco, cerca de 18 milhões de brasileiros convivem com esse problema.

Segundo a oftalmologista Cristina Cagliari, especialista em córnea e doenças oculares externas do H.Olhos - Hospital de Olhos, de São Paulo, o olho seco é uma doença ocular ocasionada pela lubrificação inadequada da superfície dos olhos, ocorrendo devido à má qualidade ou à quantidade insuficiente de lágrima.

Os sintomas variam desde discreta sensação de ressecamento, queimação, sensação de corpo estranho, fotofobia, hiperemia, até dor e baixa de acuidade visual em casos mais graves.

Ao contrário do que muitos pensam, a lágrima não é água salgada. "A lágrima é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais, que se localizam na parte superior do olho, e sua composição é bastante complexa, envolvendo água, sais minerais, proteínas e gordura. Ela tem a função de limpar, lubrificar e proteger a superfície ocular", explica Cristina. Qualquer anomalia que provoca o ressecamento dessa superfície ocular é a condição para o desenvolvimento da síndrome do olho seco. 

A oftalmologista Fernanda Kaiser, da Clínica Kaiser, de Rio Preto, enumera outras causas: "O olho seco está relacionado à idade, ao uso de lentes de contato e de alguns medicamentos. Portadores de doenças inflamatórias reumáticas e doença tireoideana também podem desenvolver a síndrome. Neste caso, é preciso também tratar essas doenças."

A médica alerta que pessoas que ficam por muito tempo em ambientes com ar-condicionado e passam várias horas com os olhos fixos na tela do computador estão muito propensas para desenvolver a síndrome do olho seco. A tela luminosa faz com que a pessoa diminua a frequência das piscadas - o ato de piscar impede que a lágrima evapore antes da hora. Normalmente, uma pessoa pisca de oito a dez vezes por minuto, o que cai para três quando os olhos estão fixos no computador ou até mesmo na televisão. 

"Por isso, pessoas que trabalham em escritórios com ar-condicionado são mais propensas a desenvolver a doença. É preciso controlar o tempo diante do computador. Qualquer paciente pode ser atingido por essa síndrome, embora as mulheres se tornem mais propensas com o início da menopausa", destaca Fernanda.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da síndrome do olho seco é basicamente clínico, realizado por meio da medida da produção lacrimal, da taxa de evaporação e de testes específicos. Os sintomas são controlados por meio do uso de lubrificantes oculares aquosos ou viscosos, popularmente conhecidos como lágrima artificial. 

"As lágrimas artificiais mais indicadas são aquelas sem conservantes, que são mais saudáveis. Há também pomadas oftalmológicas, que ficam mais tempo sobre a superfície do olho. Elas são indicadas principalmente para pessoas que têm olhos bem abertos", destaca Cristina. 

Conforme a oftalmologista do H.Olhos, colírios e pomadas são mais indicados quando a síndrome do olho seco está relacionada à baixa produção do líquido lacrimal. "Há casos em que o problema é a evaporação excessiva da lágrima, que podem estar relacionadas a alterações dos olhos provocadas pela idade, como uma pálpebra flácida, por exemplo, que não protege tão bem a superfície ocular. Nesses casos, podemos recorrer a cirurgias para a correção desse problema."

O tratamento também pode envolver o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Um dos exemplos, segundo Cristina, é quando o paciente tem a sua superfície ocular prejudicada por uma conjuntivite alérgica. "O medicamento ajuda a tratar essa superfície inflamada."

A especialista da Clínica Kaiser ressalta que a síndrome do olho seco não é uma doença contagiosa. Mas isso não diminui o impacto causado na qualidade de vida do paciente. 

Principais causas

  • Clima seco
  • Uso de medicamentos descongestionantes, antidepressivos, anticoncepcionais, entre outros
  • Blefarite (inflamação do bordo externo das pálpebras)
  • Lentes de contato
  • Aumento da idade
  • Menopausa
  • Doenças sistêmicas (síndrome de Sjogren, síndrome de Stevens-Johson, penfigóide cicatricial ocular, sarcoidose, paralisia facial, entre outras)

Principais sintomas

  • Ardência dos olhos
  • Embaçamento visual
  • Queimação
  • Sensação de secura
  • Sensação de areia 
  • Vermelhidão
  • Fotofobia
  • Dor em casos mais severos

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso