Diário da Região

09/04/2018 - 18h50min

PRATOS MAIS SAUDÁVEIS

Entenda como os temperos funcionam de trunfo em qualquer cozinha

Temperos são o trunfo de qualquer cozinha, definem culinárias ao redor do globo e ainda fazem um bem danado para a saúde

Fotos: Pixabay/Divulgação Temperos são verdadeiros aliados na hora da preparação de um prato bem saboroso, mas também são essenciais para a saúde
Temperos são verdadeiros aliados na hora da preparação de um prato bem saboroso, mas também são essenciais para a saúde

A utilização de especiarias na gastronomia é milenar e os pozinhos coloridos, como o cominho, páprica e curry, podem agregar cor, sabor e aromas aos pratos, e também podem deixá-los mais saudáveis. Além deles, as ervas e plantas são poderosos anti-inflamatórios, antioxidantes e até calmantes. O ideal, neste cenário, é eliminar de vez os produtos artificiais, molhos de saladas prontos e cubinhos de caldos de carne, que são feitos a base de sódio, corantes e aditivos químicos, e abusar dos temperos naturais. 

Além de deixar os pratos saborosos, os ingredientes podem ser utilizados com efeitos terapêuticos e medicinais. Muitos deles são estimulantes, antibióticos e cicatrizantes. A lista inclui salsa, cebolinha e orégano que são indicados nas preparações de molhos, frangos, carnes e peixes, assim como tomilho, noz-moscada e coentro que também são opções na elaboração de peixes, aves, legumes e saladas.

O uso vai além do preparo de pratos salgados. Alguns podem ser usados nas receitas de sucos e chás, como a salsa, gengibre e hortelã que, respectivamente, pode purificar os órgãos vitais, é um poderoso antiinflamatório e antioxidante e tem efeito relaxante. A canela, que é vendida em pó ou como pau para ser ralada em casa, é muito utilizada em sobremesas e tem poderes antiinflamatórios e antioxidantes.

Muitos temperos são vendidos em pequenas embalagens nos supermercados, no entanto, quem quiser certificar que eles tenham 100% das suas propriedades mantidas pode fazer uma horta no quintal de casa. Alguns podem ser plantados em vasos e colhidos na hora do preparo. 

A nutricionista funcional e esportiva Thaís Pillotto Duarte reforça que os temperos naturais proporcionam benefícios funcionais para o organismo. O cúrcuma, segundo ela, é muito poderoso. Ele é antioxidante, anticancerígena, melhora a digestão e retarda o envelhecimento.

A cúrcuma, popularmente conhecida como açafrão da terra, é uma das especiarias mais estudadas na atualidade e várias pesquisas demonstraram que ela possui efeitos antiinflamatórios e associada a hábitos de vida saudáveis pode auxiliar tanto na prevenção quanto no tratamento de câncer. "Esses benefícios são gerados devido à ação da curcumina, que é uma substância presente na cúrcuma. Consumir cúrcuma associada a pimenta preta potencializa a absorção dos ativos nela presentes", explica Thaís.

Na lista dos superindicados, também está o alecrim, que é antioxidante e possui componentes antiinflamatórios que podem melhorar o sistema imunológico e a circulação do sangue. A nutricionista Niara Oliveira afirma que, além do efeito antiinflamatório e antisséptico, o alecrim auxilia no sintoma de dispepsia, que é a sensação de desconforto digestivo após se alimentar.

Para aliviar o conhecido peso no estômago, a nutricionista afirma que é recomendado o consumo do chá de alecrim. "Ele é preparado pela infusão de uma colher de sopa de alecrim desidratado ou fresco com 150 ml de água." A especialista alerta, no entanto, que mesmo sendo um produto natural, há pessoas que não podem consumir certos chás. "É preciso consultar um nutricionista", revela Niara.

Super temperos

Pixabay/Divulgação Alecrim tem propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas
Alecrim tem propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas
  • Açafrão
  • Alecrim
  • Alho
  • Canela em Pó
  • Coentro
  • Cominho
  • Cravo da Índia
  • Cúrcuma
  • Folha de Louro
  • Gengibre
  • Hortelã
  • Manjericão
  • Orégano
  • Pimenta Ciena
  • Salsa
  • Sálvia
  • Semente de Cardamomo
  • Tomilho

Manjericão levanta o sistema imunológico

Divulgação Manjericão contém vitaminas A, C, B1, B2 e B3, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro
Manjericão contém vitaminas A, C, B1, B2 e B3, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro

Dependendo do prato é possível reunir vários temperos e potencializar seus efeitos, criando assim, uma opção de refeição saudável e benéfica para todo o organismo. A nutricionista Milena Kerbauy é uma das especialistas de Rio Preto que defende que a comida gostosa e saudável deve ter temperos naturais. "Eles são poderosos antiinflamatórios, antioxidantes, calmantes, estimulantes, antibióticos e cicatrizantes. Os industrializados possuem alta concentração de sódio, além de corantes, aromatizantes artificiais, entre outras bombas para o nosso corpo."

O manjericão, por exemplo, deve ser muito utilizado porque atua na melhora do sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados e gripes. "A planta pode ser adicionada no chá para obter um sabor forte e que fornece calor para o corpo. Pode ser consumida na forma natural da folha (mastigar) e ser utilizada na forma de gargarejo."

Milena Kerbauy afirma que as folhas de manjericão são ricas fontes de vitamina C, A e K, que ajudam a diminuir o muco na bronquite, previne infecções como a tosse e dores na garganta e alivia dores de cabeça causadas pelo resfriado. "O manjericão também é rico em manganês, cobre, cálcio, ferro, magnésio e por isso é considerado um aliado quando se refere a prevenção e saúde do sistema imunológico."

Já as folhas de louro são ricas em compostos que ajudam na saúde do coração, reduzindo as chances de doenças cardíacas coronárias e mantendo o coração ativo. A nutricionista Niara Oliveira afirma que o louro também é utilizado como condimento e aromatizante e pode ser adicionado no preparo de feijão e carnes. Além disso, com suas folhas, pode se preparar o chá de louro. A nutricionista explica que, na sua forma mais concentrada, o louro possui o óleo essencial que tem ação carminativa (redução de gases), digestiva e auxilia no tratamento do reumatismo. "Na forma de compressa, pode auxiliar nas contusoes."

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso