Diário da Região

05/05/2018 - 14h50min

DOCE LEMBRANÇA

Confira opções para lembrancinhas de casamento

Bem-casado, pão de mel, palha italiana, suspiro, chocolate, brownie, macaron e brigadeiro de colher são algumas delas

Fotos: Divulgação O doce 'Quebre meu coração' é um bombom de chocolate com várias opções de recheio, do 
Mr. Braun Sweet, (17) 99186-7377, @mr.braun.riopreto
O doce 'Quebre meu coração' é um bombom de chocolate com várias opções de recheio, do Mr. Braun Sweet, (17) 99186-7377, @mr.braun.riopreto

O bem-casado ainda é a lembrancinha mais tradicional dos casamentos brasileiros, porém não reina mais absoluto. Hoje, há no mercado uma infinidade de opções, sem o simbolismo da sorte, mas que carregam beleza e muita criatividade em seu preparo.

O party planner Wander Ferreira Junnior, de Rio Preto, explica que o bem-casado tem origem no casadinho português. A diferença é a textura da massa. Em Portugal a massa é mais pesada. "O bem-casado deve ter duas partes de pão de ló, bem macio, unidas por recheio de doce de leite (ou baba de moça) passadas em calda de açúcar. Isso justifica o símbolo do bem-casado nos casamentos: a união dos noivos; duas partes unidas pela doçura do amor", explica ele que continua: "Dizem que traz sorte e prosperidade aos noivos recém-casados. Simbolizando, assim, a união e o compromisso mútuo entre os pares. Se você acredita na lenda da boa sorte, então o bem-casado pode ser considerado na sua lista do que não pode faltar no seu casamento", diz.

Palha Italiana

Johnny Torres Palha Italiana
Palha Italiana

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1/2 pacote de bolacha maisena

30g de manteiga

200g de chocolate meio amargo

100g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

Quebre a bolacha e reserve. Derreta em

banho-maria o chocolate com a manteiga

e verse (derrame) no leite condensado e

misture bem. Adicione as bolachas e coloque em assadeira forradas com papel manteiga. Refrigere por 30/40 minutos. Corte as palhas no tamanho desejado e passe no açúcar de confeiteiro

Fonte - Generosa 3333, em Rio Preto (17) 3304-3667,

@generosa3333

Tradição x tendência

Como já dissemos o bem-casado, ainda, é a primeira escolha das noivas quando se fala em lembrancinha de casamento, mas se a ideia é inovar, existem boas opções de docinhos diferentes e saborosos para presentear os convidados! "O brownie tem substituído o bem-casado nos casamentos mais descolados. Ele é uma tendência para os próximos meses", garante Loraine Garutti, barista e proprietária da Água Preta Café, em Rio Preto.

No caso do bownie, Loraine explica que o quanto o doce pode ser versátil. "A possibilidade de customização é infinita. Com glúten ou sem, com lactose ou sem, doce para a mesa ou para a lembrancinha, com castanhas, pedaços de chocolate. O doce fica 100% personalizado, inclusive na decoração e montagem", enfatiza ela que continua: "Se considerarmos que o brownie da lembrancinha tem duas partes e é recheado, ele mantém o significado do bem-casado tradicional, que são as duas partes seladas pelo compromisso", diz.

Doce da Rainha

O macaron, conhecido como "doce da rainha" vem conquistado cada dia mais o seu espaço como lembrancinha de casamento. "Suas cores intensas e vibrantes deixam as mesas dos doces com mais estilo e sofisticação. Sem contar que os convidados se encantam com sua beleza e se apaixonam com a sutileza com que dissolvem na boca", explica Léia Sanson, da Ganache Macarons, em Rio Preto.

Léia ensina que por se tratar de um doce sensível o ideal é que a embalagem o deixe seguro. "O macaron é composto por um merengue de farinha de amêndoas (crocante por fora, macio e úmido por dentro) e pode ser recheados com buttercream ou ganache de chocolate. O ideal é que sejam utilizadas caixinhas com a base de papel cartão e tampa de acetado, deixando-os mais seguros, ou com a tampa de acetato, deixando mais visíveis e atraentes", finaliza.

Obra de arte

É difícil não se encantar pelo formato do coração diamantado. Chega a ser hipnotizante. "Certamente é o que chama a atenção na primeira instância. Depois vem o chocolate que usamos, que é um blend de chocolate belga e francês, em uma proporção que deixa a mistura menos doce, mais a NSA mantendo a categoria de um chocolate ao leite", explica o chocolatier Ricardo Segundo Martins, da Mr Braun Sweet, de Rio Preto.

O nome escolhido para o doce é "Quebre meu coração". Martins explica que é uma brincadeira com o formato do doce e a ação de quebrar o chocolate. "Queremos que o ato de quebrar o coração de chocolate transponha a ideia ruim de corações partidos emocionalmente. Não tem símbolo maior para demonstrar o amor do que o coração, e este é todo diamantado. É o amor sólido", garante.

Made in Brasil

Ao contrário do que se imagina, a palha italiana não é um doce italiano, mas sim brasileiro. Basicamente é composto de leite condensado, manteiga, chocolate e bolacha. E é toda essa mistura que o torna tão irresistível. "Além do visual diferente, tem chocolate, tem leite condensado e bolacha de maisena. Dá para não ficar encantado?", questiona a chef Gabi Melo, do café Generosa 3333, em Rio Preto.

Para Gabi, a vantagem da palha italiana é sua durabilidade, se comparada ao bem-casado. "A palha italiana tem uma 'vida útil' bem maior. E além da tradicional, se o chef for criativo, dá para inovar e fazer com chocolate branco e biscoito Negresco, doce de leite, canela", ensina. Ela acredita que mesmo sem o simbolismo, a palha está sendo adquirida pelas noivas que fogem do tradicional e que acreditam que o significado de seu casamento quem dá são elas. V&A

Ganache de Baunilha

Divulgação Macarrons
Macarrons

Ingredientes

300g chocolate branco

100ml creme de leite fresco

1 colher (sopa) de glucose

1 fava de baunilha

Modo de preparo

Ferva o creme de leite junto à fava de baunilha, após, verta (derrame) ao chocolate e acrescente a glucose, aguarde alguns minutos e misture com mixer até que fiquem totalmente homogêneos. Leve para refrigerar

Fonte - Ganache Macarons, em Rio Preto, (17) 99128-0307,

@ganache_macarons

Brownie tradicional com nozes

Divulgação Brownie tradicional com nozes
Brownie tradicional com nozes

Ingredientes

250g de chocolate meio amargo

150g de manteiga

4 ovos

250g de açúcar refinado

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de cacau em pó

1/2 xícara de nozes picadas

Modo de preparo

Derreta o chocolate meio amargo com a manteiga. Adicione os ovos, um por vez (não precisa de batedeira). Coloque o açúcar refinado e misture. Por fim, adicione a farinha de trigo, cacau em pó e as nozes. Coloque a massa densa e cremosa em uma forma retangular. Asse de 20 a 25 minutos a 180ºC. O ponto do brownie é sempre mais mole do que o bolo tradicional, a consistência fica bem cremosa

Fonte - Água Preta Café, em Rio Preto, (17) 3234-1480,

@aguapretacafe

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso