Diário da Região

22/04/2018 - 00h00min

Alimentação Saudável

Conheça os diferentes tipos de farinha e os benefícios de cada uma

De arroz, amêndoa, sorgo, chia, berinjela, maracujá, a farinha pode ser originada a partir de diversos alimentos e traz benefícios diferentes em cada uma dessas versões

Pixabay/Divulgação De arroz, amêndoa, sorgo,quiniu a farinha pode ser originada a partir de diversos alimentos e, traz benefícios diferentes em cada uma dessas versões
De arroz, amêndoa, sorgo,quiniu a farinha pode ser originada a partir de diversos alimentos e, traz benefícios diferentes em cada uma dessas versões

Quando pensamos em farinha, normalmente, a de trigo é a primeira que vem a mente. Durante muito tempo ela reinou como a única opção no mercado, principalmente, na confeitaria e panificação. Hoje em dia mesmo, ainda, sendo a mais fácil de se encontrar, não é mais soberana, pelo contrário, a infinidade de opções dessa matéria-prima, surpreende e agrada muitos paladares. Os especialistas são unânimes ao dizer, mesmo com os novos tipos de farinhas, não é indicado abolir 100% a farinha de trigo.

"Se o individuo não possui a doença celíaca ou não tem sensibilidade a ingestão do trigo, não indico abolir. O que oriento é que nada em excesso é satisfatório para a saúde, se ao consumir o trigo o individuo possui algumas reações e sintomas como por exemplo: inchaço abdominal, gases, intestino preso ou muito solto, entre outros sintomas em que o consumo trigo pode causar, indico sim fazer um teste e evitar esse alimento", declara a nutricionista Milena Kerbauy.

Tipos de farinhas e seus benefícios

A engenheira de alimentos e consultora Laís Del Bianco, escolheu quatro tipos de farinhas e explica seus benefícios e como podemos utilizá-los. "Gosto muito de utilizar em minhas receitas a farinha de amêndoa, farinha de castanha de caju, farinha de coco, farinha de arroz e farinha de aveia", diz ela que aproveita para dar uma dica: "Para conservação de qualquer farinha oleaginosa e farinhas integrais é importante que ela esteja em um pote bem vedado, para evitar a oxidação e aquele sabor de ranço horrível", alerta.

Farinha de amêndoa: confere sabor suave nas receitas, além de rica em vitamina E, magnésio, fibras, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo, ferro e gordura poli-insaturada, importante para o controle de colesterol. Muito utilizada nas receitas lowcarb de pães, bolos e panquecas, assim como a farinha de castanha de caju, presente na alimentação saudável, por apresentar gorduras monoinsaturada, poli-insaturada, magnésio, fósforo e zinco.
Coco vem ganhando destaque pela diversidade de produtos obtidos, e um dos mais utilizados atualmente é a farinha de coco, que é obtida a partir da hidratação e depois secagem da polpa, mantendo assim as propriedades nutritivas. Apresenta um alto teor de fibras e baixo índice glicêmico, não contém glúten e lactose. Podendo ser utilizada em receitas de pães, bolos, trufas e tortas.
Farinha de arroz: é obtida da após a moagem do arroz, com a versão branco ou integral. A farinha de arroz integral é mais nutritiva, por conter a casca do grão, sendo mais rica em fibras, proteínas e baixo teor de gordura. As fibras presentes são solúveis e insolúveis, importante para o funcionamento do intestino. A farinha de arroz é muito utilizada nas receitas sem glúten para pães, bolos, tortas e empanados.
Farinha de aveia: sempre confere leveza, maciez para as receitas de pães e bolos e crocância para as receitas de cookies e crackers, além de deixar mais nutritiva, pois a aveia é rica em fibras solúveis, importante para o bom funcionamento do intestino e maior sensação de saciedade, auxiliando também do controle de açúcar no sangue.

Bolo de Laranja (Laís Del Bianco)

Laís Del Bianco/Divulgação Bolo de Laranja
Bolo de Laranja

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 3/4 xícara (chá) de farinha de arroz
  • 1/4 xícara (chá) de óleo de coco
  • 1/2 xícara (chá) de eritritol
  • 1 laranja inteira com casca, sem semente
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo:

Inicie higienizando a laranja e retirando as sementes. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento químico. Bata por uns 3 minutos, ou até obter uma massa homogênea. Acrescente o fermento e misture cuidadosamente com uma colher. Unte a assadeira pequena para bolo inglês, com farinha de arroz e óleo de coco. Leve para assar em forno preaquecido 180ºC por 30min. (este tempo pode variar de acordo com cada forno).

Panqueca doce ou salgada (Sandra Reis)

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de farinha de coco ou de aveia ou de castanhas ou de amaranto ou de arroz

Para massa salgada:

  • Orégano ou ervas finas ou alecrim ou sálvia, enfim a erva de preferência ou mix de ervas
  • Azeite
  • 1 pitada de fermento químico

Recheio salgado (misturar a massa)

  • Tomatinhos, alho-poró, azeitonas, alcaparras, cenoura raladinha fina. Tudo pouquinho, devido ao volume da massa.

Para massa doce

  • Canela ou erva doce ou noz-moscada ou cravo moído ou baunilha
  • Óleo de coco
  • 1 pitada de fermento químico

Recheio doce: (misturar a massa)

  • Banana, morangos ou frutas vermelhas, gojy berry, passas, castanhas variadas.

Modo de preparo:

  • Levar a frigideira untada com azeite e dourar dos dois lados, como se fosse uma panqueca.

 

Tortinha de Tomate com Manjericão (Laís Del Bianco)

Laís Del Bianco/Divulgação Tortinha de Tomate com Manjericão
Tortinha de Tomate com Manjericão

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 1 xicara (chá) de farinha de aveia sem glúten
  • xicara (chá) de farinha de arroz integral
  • xicara (chá) de água morna
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado
  • 1 colher (sopa) de orégano
  • 1 tomate picado em cubo
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:

  • Em uma vasilha adicione a farinha de aveia, farinha de arroz integral, ovo, água morna, azeite, manjericão, sal e orégano. Misture com uma colher até obter uma massa homogênea.
  • Adicione o tomate e misture. Acrescente o fermento químico em pó e misture cuidadosamente.
  • Unte as forminhas de cupcake com azeite e farinha de arroz. Coloque a massa e leve para assar em forno preaquecido a 200ºC por 35 minutos (o tempo de forno pode variar de acordo com cada tipo de forno). Rendimento: 6 unidades. Conservação: Refrigeração - 2 dias (geladeira) - Congelador - 30 dias.

Substitua e diversifique

A nutricionista Sandra Reis, explica que para a maioria das pessoas o problema não é o glúten, mas sim o excesso de consumo do mesmo alimento. "Não adianta comer pão em todas as refeições por que esse é feito de farinhas que não contêm glúten", garante ela que continua: "Não adianta trocar a farinha e usá-la frequentemente, sem variar. No mercado existem várias opções como de coco, arroz, mandioca, aveia, quinua, amaranto e outras", sugere. Para Sandra a importância é variar por que os benefícios estão nas características de cada uma. "Cada farinha tem uma característica e o que determina quem deve consumir é a própria bioquímica individual. Nutrição é uma ciência individualizada, mas sem extremismos, é importante se observar e saber o que nos faz bem, não adiantar seguir o que é dito em várias mídias sociais. Gosto de dizer que a procura é interna e não externa, mas isso leva tempo e autoconhecimento", frisa.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso