Diário da Região

06/05/2018 - 00h00min

ESTÍMULO

Treine seu cérebro para ser mais criativo

Limpar a mente, fugir da rotina, conhecer pessoas novas; escolha seu próprio caminho para estimular a criatividade

Pixabay/Divulgação Ilustração de matéria sobre criatividade
Ilustração de matéria sobre criatividade

Criatividade, é isso que move as pessoas e a sociedade. Todos os dias surgem coisas novas e diferentes que são criadas para que sua vida saia da rotina. E você já deve ter se perguntado: "nossa, por que eu não pensei nisso antes?". "Não há dúvidas de que a criatividade é o recurso humano mais importante. Sem criatividade não haveria progresso e nós estaríamos repetindo sempre os mesmos modelos", diz o escritor maltês Edward de Bono, instrutor na disciplina de pensamento e psicólogo da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

A boa notícia é que a criatividade pode ser encarada como se fosse uma espécie de músculo. Ou seja, quanto mais exercitamos, mais ela pode ser desenvolvida. Não é porque você aprendeu lá no passado que as coisas tinham um padrão a ser seguido como todo mundo, que não pode começar a fazer diferente dos outros. Mas ao ler essa matéria, não pense que ela se trata de um manual que vai te ajudar a ser mais criativo. As fórmulas prontas iriam contra esse processo que não é estático e definitivo e não te incentivariam a pensar fora da caixa.

Mas de onde nascem as boas ideias? Segundo o coach e consultor de carreira Emerson Weslei Dias, elas podem vir de qualquer lugar e, muitas vezes, de onde menos se espera. Pode ser no carro, enquanto espera o semáforo abrir, pode ser no meio de uma conversa com um amigo que você não falava há muito tempo. "Dificilmente aparecem 'do nada, pois são resultados de várias conexões. A criatividade é um processo de criação diária e um exercício ao alcance de todos", afirma.

Descanso é fundamental

Mas não dá para ser criativo no meio do caos. Já reparou que quando você se esforça para ter boas ideias, dificilmente consegue? Isso acontece porque elas surgem de forma livre e espontânea, muitas vezes em momentos inesperados. "Por isso, o descanso é muito importante para repor as energias e para que a renovação de baterias do cérebro nos permita analisar alternativas e novas perspectivas", complementa Emerson Dias. "Cada circunstância nova é um desafio e uma oportunidade de aplicar as habilidades criativas e gerar novas respostas, soluções e formas", diz o psicoterapeuta e escritor mexicano Luis Guillermo Pareja Herrera no livro "Seja Criativo - Como despertar a criatividade com motivações genuínas" (ed. Paulus).

O especialista explica que ser criativo é uma competência que nos move a pensar soluções, resolver problemas, criar alternativas, percorrer caminhos diferentes, produzir novos projetos. "Essa habilidade pode representar o diferencial que nos conduz ao sucesso", ressalta Dias. No entanto, não existe uma receita pronta que faz com que tenhamos ideias criativas no momento em que queremos.

A psicóloga Solange Muglia Wechsler, com pós-doutorado focado na criatividade pela Universidade da Géorgia, nos Estados Unidos, garante que todas as pessoas têm potencial para se tornarem criativas. "A criatividade, por estar atrelada à gratidão, constrói caminhos neurais novos na estrutura cerebral, construindo ligações celulares satisfatórias em direção à felicidade que tanto se procura", Lucas Diegues diretor executivo da WA Marketing & Consultoria Comercial.

Ações que vão te dar uma forcinha

Pixabay/Divulgação Ilustração matéria sobre criatividade
Ilustração matéria sobre criatividade

Desligue-se sempre que possível - Vá para a rua. A vida acontece lá fora. Quando a mente empaca, na verdade, está gritando por liberdade. Leve-a para dar uma volta no parque, ao cinema ou para caminhar sem rumo. Estar aberto a novas experiências é fundamental para exercitar o cérebro preguiçoso e fazê-lo enxergar além da rotina.

Faça a mesma coisa de outras maneiras - O cérebro é preguiçoso. Para economizar energia e trabalhar com mais eficiência, ele "assume" o comportamento e a percepção das coisas. Pena que essa eficiência assassine a criatividade. Quer fazer a massa cinzenta malhar forte? Faça a mesma coisa de outras maneiras. Escute novas músicas, converse com estranhos, mude o caminho para chegar em casa e faça, uma vez por semana, algo que nunca fez antes

Faça mais do que te faz feliz - Quando ficamos presos numa rotina pesada e sem brechas para descanso, o ânimo e a criatividade desaparecem. Reserve algumas horas do seu dia para fazer coisas que te deixem feliz e realizado. Esse escape é fundamental para oxigenar as ideias e fazer a mente percorrer novas sinapses e caminhos.

Anote tudo, não perca nada - Quantas vezes você estava andando por aí (ou assistindo a um filme, ouvindo uma música e até batendo um papo cabeça com aquele amigo especial) e uma frase especial, uma ideia bacana, um conceito diferente de vida apareceu "do nada"? São nessas horas que os pequenos milagres acontecem. Crie o hábito de anotar tudo.

Pergunte-se: o que pode ser feito hoje? - Feito é melhor do que perfeito. A criatividade não vai esperar você estar pronto. Aliás, por mais que você estude e se misture com o mundo, você nunca estará pronto. Tudo muda o tempo todo. A beleza do ser humano é a sua capacidade de ser adaptável.Na busca por uma existência mais criativa e em qualquer outra tarefa significante da sua vida, comece antes de estar pronto. A criatividade está na busca pela experiência, está nos acertos e também nos erros.

Foque sempre na solução - Sabe o que nos coloca em movimento quando a vida parece ter acionado o freio de mão? Focar nossa atenção na solução e não no problema. Em vez de se perguntar o que há de errado com você ou com a situação que te bloqueia criativamente, que tal se perguntar quais ações te fariam avançar e solucionar a questão? Diante do monstro, não fique petrificado com o tamanho dos seus dentes, coloque a cabeça para funcionar e encontre rotas de fuga.

Procure a sua tribo - O insight criativo pode até acontecer dentro da nossa cabeça, baseado em nossas experiências de vida e em nossa percepção do mundo, mas isso não quer dizer que ele seja um processo totalmente solitário. Ele precisa do outro para sair da sua caixola e se tornar concreto, inspirando pessoas ao nosso redor. Através da empatia que é a capacidade de entendermos a emoção do próximo, significa "sentir com o coração do outro". Esse processo é um excelente reconector de neurônios.

Seja resiliente - Resiliência é um conceito que pode ser definido como a capacidade das pessoas em lidar com os problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão em situações adversas como estresse, choque ou luto, sem entrar em surto psicológico. Ser resiliente é conseguir tomar uma decisão quando nos deparamos com uma situação de conflito e tensão. A pessoa resiliente, acredita que é capaz de superar qualquer obstáculo. Acredita em si mesma e no poder da ação.

Fonte: Bia Lombardi, autora dos livros "Manual da Vida Autoral" e "Criatividade Empática"

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso