Diário da Região

08/04/2018 - 00h00min

DOSE DE SAÚDE

Kombucha, a bebida que virou moda entre os 'naturebas'

Kombucha é rico em vitaminas, antioxidantes e substâncias boas, como o ácido lático, acético e enzimas

Freepik/Divulgação Uma dose de saúde
Uma dose de saúde

Um chá totalmente natural e com grande quantidade de vitaminas e nutrientes caiu no gosto dos brasileiros: o kombucha - um chá de origem chinesa e que tem registros há mais de 5000 anos. A bebida probiótica é feita a partir da comunidade simbiótica de bactérias e leveduras, chamada Scoby, que fermenta chás ou infusões ricas em cafeína.

Segundo historiadores, a bebida também tem menções na Bíblia de cerca do ano 1000 a.C., mostrando que o chá preparado com microrganismos servia como fonte de energia e refresco durante os árduos trabalhos da colheita.

A administradora Tatiana Florio Costa, de Rio Preto, explica que o Scoby (que vem do inglês symbiotic culture of bacteria and yeast) é a união de mais de 30 tipos de bactérias e leveduras diferentes que vivem em simbiose e harmonia, alimentando-se do chá com açúcar. O resultado é a bebida rica em vitaminas, antioxidantes e substâncias boas, como o ácido lático, acético e enzimas. "Mas não adianta achar que o chá é milagroso, e que basta uma única dose para obter o resultado desejado. Pelo contrário. É o uso contínuo, 300 ml por dia, que vai proporcionar todos os benefícios", explica.

Tatiana, que agora comercializa a bebida, já consome o kombucha há mais de um ano. "É ótimo aliado do sistema digestivo e intestinal, evitando aquele mal-estar. A bebida proporciona alívio digestivo devido a ação dos antioxidantes e porque repõe a flora intestinal", diz. Além disso, o kombucha é energizante, garantindo maior sensação de energia e vitalidade, fortalece a imunidade, evitando doenças inflamatórias, e ajuda no tratamento de candidíase.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso