Diário da Região

13/04/2018 - 18h57min

Painel de Ideias

Consertos

A questão é que, muitas vezes também, não adianta querer ir até Marte atrás do propósito que escapou de nossas mãos. Não adianta querer recolocar as pecinhas de nossos corpos e corações sem ter, sequer, um manual

Reprodução Patrícia Andrik
Patrícia Andrik

São necessários muitos instrumentos, um experiente maestro, talentosos músicos, dezenas de partituras, boa acústica e uma curiosa aura mágica para se realizar um bom concerto.

Os menos sensíveis, provavelmente, não enxergarão tudo isso. Mas eu, romântica que sou, acredito que para se render ao encanto da mistura de notas de uma melodia, é preciso ter, além de tudo que citei acima, ouvido apurado e alma limpa o bastante para receber essa benção.

Mas e para se fazer um bom conserto? O que é necessário?

Há quem diga que, com as ferramentas corretas, é possível dar jeito em tudo aquilo que está quebrado, ou não funciona bem. Pelo menos, quando se tratam de máquinas. Afinal, consertar uma máquina pode não ser tarefa das mais difíceis. Basta ter um bom manual, um pouquinho de tempo, paciência, algumas gotas de suor, e o que estava sem uso, pode voltar à ativa - tem gente que até acredita que essa tarefa pode trazer grandes satisfações aos homens modernos.

No filme "A Invenção de Hugo Cabret" - que por sinal eu adoro - o pequeno Hugo, filho de relojoeiro, discursa sobre isso numa cena memorável!

Ele diz: "tudo nessa vida tem um propósito. Até as máquinas. Os relógios dizem as horas. Os trens levam a lugares. Eles fazem o que devem fazer. Talvez seja por isso que máquinas quebradas me deixam tão triste. Porque não cumprem seus propósitos. Talvez seja assim com as pessoas. Se você perde o seu propósito é como se estivesse quebrado".

E é aí que entra a discussão deste texto. O que fazer quando, ao invés de máquinas cheias de peças que podem ser recolocadas, somos nós, humanos cheios de emoções e sentimentos contraditórios, que nos sentimos quebrados, separados em pedaços, sem força ou autonomia para seguir com nossos propósitos?

A letra de "Fix you", uma linda balada da banda britânica Coldplay, vai de encontro a isso ao dizer que quando você faz o seu melhor mas não tem sucesso, quando você perde algo que não pode substituir, parece mesmo que fica faltando algo, uma peça que impede o nosso bom funcionamento...

É então que ficamos como as velhas máquinas. Aliás, nos sentimos como as velhas máquinas que parecem não ter mais jeito e, muitas vezes, demoramos para admitir: precisamos de conserto!

A questão é que, muitas vezes também, não adianta querer ir até Marte atrás do propósito que escapou de nossas mãos. Não adianta querer recolocar as pecinhas de nossos corpos e corações sem ter, sequer, um manual.

É preciso lembrar dos concertos e tentar entender que nem sempre é possível conquistar os louros sozinho. Porque mesmo quando queremos muito ser o herói ou a heroína da nossa própria história, sem a ajuda de ninguém, no fundo, no fundo, tudo o que a gente precisa nesses momentos em que nos sentimos "quebrados", é que alguém seja corajoso, sábio, forte e amoroso o suficiente para consertar aquilo tudo que está ruim em nós mesmos e fugiu completamente do nosso alcance...

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso