Diário da Região

15/04/2018 - 00h30min

Painel de Ideias

Palavras molhadas

Estudiosos de História do Brasil reportam que a geniosa Carlota Joaquina, quando encrespava com Dom João VI, ia às senzalas, misturava pinga com nacos de frutas e enchia a cara. Assim, a rainha de Portugal inventou a caipirinha

Divulgação Romildo SantAnna | rsromildosantanna@gmail.com
Romildo SantAnna | rsromildosantanna@gmail.com

Não é novidade, Lula curte umas biritas pra "molhar as palavras". E, a princípio frouxas, crescem enérgicas, inspiradas e descem redondas nos ouvidos do eleitor. Que mal há nisso? Quantos oradores e artistas molham a garganta pra calibrar o estilo? Mas, em relação ao ex-presidente, derrama-se nele a taça da maldade. Viralizou nas redes: No sábado (7), ao discursar antes de se entregar à Polícia Federal, Lula socorria-se dum inocente frasco. A seu lado, a senadora Gleisi Hoffmann cheira-lhe o pescoço, sorri para Dilma Rousseff e teria dito: "É cachaça". A cena deu falatório e Manuela D'Ávila, do PCdoB, postou: "As elites acham massa rico beber espumante. Eles têm problema com o fato de Lula gostar de cachaça e do povo". E afiançou: "Mas não tava bebendo, viu, gente! Eu mesma provei; era água".

Estudiosos de História do Brasil reportam que a geniosa Carlota Joaquina, quando encrespava com Dom João VI, ia às senzalas, misturava pinga com nacos de frutas e enchia a cara. Assim, a rainha de Portugal inventou a caipirinha. Eleito Presidente da República, Jânio Quadros era um bebum histrião. E foi pontual ao ser provocado: "Bebo-o porque é líquido; se fosse sólido comê-lo-ia".  Por que perseguição a Luiz Inácio? Em 2016, a enfrentar "os meninos da Lava Jato", disse: "Não tem neste país uma vivalma mais honesta do que eu". Bastou para a marchinha chistosa: "No Vaticano tá rolando um zum-zum-zum, / ele foi canonizado e será pontificado: o Papa Luiz 51".

Em estado de cruéis delírios, haveria até quem enxergasse nas malas com os 51 milhões encontrados no apê de Geddel Vieira Lima (o Ministro da Integração que Lula herdou a Dilma e a Temer), ocultas marcas da caninha. Que má ideia! Prefiro a malandrice brejeira na voz de Elizeth Cardoso: "Eu bebo sim e tô vivendo, / tem gente que não bebe e tá morrendo. / Tem gente que já tá com o pé na cova, / não bebeu e isso prova / que a bebida não faz mal. / Uma pro santo, bota o choro, a saideira, / desce toda a prateleira, / diz que a vida tá legal".

Em 1989, 28 de outubro, eu apresentava o comício de Lula contra Collor, numa praça da cidade. A multidão brandia faixas, bandeiras e cantava o Lula-lá. Fui incumbido de entregar-lhe uma lata de Fanta enchida com conhaque Domecq. Chegou suado e bem-disposto: Que tem aí dentro, querido? - perguntou-me. O etílico de sempre, respondi. Abraçou-me, estava feliz (fizera aniversário no dia anterior). E sentou o pau na FIESP: "Se algum empresário quiser ir embora do Brasil, tudo bem! A peãozada toma conta das fábricas". E prometeu, com palavras molhadas, que daria calote na dívida externa, pois já roubaram demais o dinheiro do povo. Ao término, fui visitá-lo no hotel. Na recepção, indaguei se havia o tal destilado. "Só tinha um litro e o Seu Lula levou pro quarto dele". Era pro santo! - o moço brincou.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso