Diário da Região

11/04/2018 - 23h46min

Cartas do Leitor

Lei da mordaça

Curioso pela leitura da matéria "Sob tensão, Câmara vota Escola sem Partido" (Diário, 10/4), de tarde, assisti à sessão tumultuada que, infelizmente, terminou pela rejeição do veto do prefeito de São José do Rio Preto. O projeto de lei de autoria do vereador Jean Dornelas manda colocar nas escolas cartazes proibindo o professor de falar sobre política, religião e ideologia de gênero.

Evidentemente, a intenção do legislador é evitar doutrinação em sala de aula, pois os alunos não devem ser influenciados pelas ideias do docente. Mas tal proibição é inerente à própria função do professor, não precisando ser objeto de lei municipal, nem veiculada através de cartazes. Seria como colocar num cruzamento uma placa com os dizeres: "É proibido atropelar pedestres".

Um professor que fizesse propaganda política ou religiosa, se denunciado, deveria sofrer sanções. De outro lado, em lugar de amordaçar, deveríamos estimular o docente a expor as diferentes ideologias que se sucederam ao longo da história humana, no âmbito da filosofia, ciência, arte, religião, política, inclusive ética sexual. Cabe à escola completar a função da família na educação de nossas crianças.

Salvatore D'Onofrio, Rio Preto.

Amordaçando

A liberdade de expressão sofreu um golpe inconstitucional em Rio Preto. Concordo com o Edinho. Como nos tempos da ditadura militar, onde certificados de censura eram mostrados antes de cada programa, acabamos amordaçando os professores. A direita não quer que a história seja contada. Querem suprimir o discurso que nos leva ao entendimento da proliferação do fascismo no Brasil, de sistemas desiguais, da opressão dos pobres e das pessoas de cor, de uma elite tão desumanizante, distante da realidade do povo brasileiro. Parabéns, Edinho, por sua idoneidade de caráter!

Julio Moreno, via portal do Diário, Rio Preto.

Sem mordaça

Ridícula crítica de um meio de comunicação cujo dever único é informar e não emitir seu parecer pessoal. Assim é o ensino, tem o dever de informar e não discutir posicionamentos ideológicos com seres despreparados para tal. A informação de posicionamento ideológico é muito importante a partir dos 12/13 anos, idade em que os contatos com temas sexuais deveriam ser iniciados, antes disso é pura pedofilia.

Fábio Fuga Seara, via portal do Diário, Rio Preto.

Mordaça?

"Mordaça", Diário?? "Lula é honesto", "Dilma é competente", "PT defende trabalhador", "Impeachment foi golpe", "Sérgio Moro é bandido", "Burro e doutrinados são os outros"... Apenas uma degustação do que nossas crianças e adolescentes ficarão protegidos de ouvir em sala de aula.

Marcos Livio Sacucci, via portal do Diário,Rio Preto.

Doação de órgãos

A reportagem do Diário "Hospital de Base ganha o título de maior captador de órgãos do Estado" merece destaque por demonstrar que raros são os momentos que a dor pela perda de uma pessoa querida podem ser transformados em atos de amor ao próximo.

Para quem autoriza a doação resta o sentimento de que o familiar querido continua, de alguma forma, vivo em outra pessoa. E para quem recebe o órgão, fica a gratidão por uma nova chance, que deve ser celebrada.

Por isso, parabenizo a todos que consentiram com a doação e aos profissionais de saúde envolvidos neste processo que salva muitas vidas: membros das equipes de captação, enfermeiros, auxiliares, secretárias, médicos e todos os que atuam na linha de frente e que, quando acionados, deixam de lado suas vidas particulares, compromissos e suas famílias e transformam a dor em alegria e esperança. Que Deus os abençoe e que cada vez mais, possamos ler notícias como essas.

Thiago Roberto Arroyo, Rio Preto.

Acesso ao Tarraf 2

Depois da inauguração do Shopping Iguatemi e da Unip o movimento na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira aumentou consideravelmente. O trânsito de veículos, principalmente nos chamados horários de picos, ficou praticamente insuportável para quem mora ou trabalha no bairro Jardim Tarraf 2 e necessita cruzar a avenida para ir em direção ao centro ou vice-versa.

Congestionamentos nos horários de "rush" chegam a formar filas de mais de um quarteirão a espera de uma brecha, na movimentadíssima avenida, para dar passagem aos veículos que desejam cruzar a pista.

Sugerimos recentemente ao secretário de Trânsito, Marcos Augusto Apóstolo, para que fosse instalado um semáforo no cruzamento da avenida Juscelino Kubitschek com a rua Antonio Evaristo da Veiga, na esquina onde se encontra um posto de gasolina e uma padaria. De prontidão ele nos respondeu que o município não dispõe de recursos para a compra de mais semáforos.

Com medida atenuante para resolver o problema sugerimos então que se retire e transfira o semáforo que está instalado um pouco mais adiante, nessa mesma avenida, no cruzamento com a rua Xingu, já que essa via, na verdade, não dá acesso direto ao bairro, pois termina justamente na avenida.

De uma forma ou de outra o problema precisa ser resolvido, nem que seja para se instalar um redutor de velocidade nas proximidades. Motoristas não podem ficar aguardando mais de 10 minutos uma brecha no movimentadíssimo trânsito para atravessar a avenida, com o agravante de ter justamente bem na esquina uma parada de ônibus que acaba prejudicando ainda mais a visibilidade.

Nelson Gonçalves, Rio Preto.

Folgados

Alô, alô, responde. Alô, Polícia Federal, alô Ministério Público Federal, alô mesas diretorias da Câmara Federal e Senado, alô Tribunal de Contas, alô OAB. Tem um pelotão de deputados federais, senadores, assessores, servidores públicos de plantão nos arredores do prédio onde Lula está preso. Eles estão faltando ao trabalho? Eles estão recebendo suas diárias e tendo pagas suas despesas por quem? Alguém está ficando com falta ao trabalho? É uma tremenda vergonha. Vagabundagem em dose insuportável.

Antonio Caprio, Tanabi. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso