Diário da Região

19/04/2018 - 18h07min

VINHOS

Conheça a linda vinícola Château Kirwan

A charmosa adega do Château tem na sua fachada uma bela escultura de metal, em forma de árvore

Arquivo pessoal Vinícola Château Kirwan
Vinícola Château Kirwan

Com 40 ha de vinhas e 46 parcelas separadas, Kirwan desenvolve o rico potencial de seu terroir, adaptando a viticultura ao solo e ao clima.

As vinhas do Château Kirwan são compostos de 45% de Cabernet Sauvignon, que é a cepa rainha da região, 30% de Merlot, que confere elegância ao vinho, 15% de Cabernet Franc responsável pela estrutura e 10% de Petit Verdot que adiciona complexidade à assemblage.

Logo que cheguei na linda vinícola fui recebido pela atenciosa Nathalie Schyler que me levou a conhecer as instalações. O Château é imponente, com um belo jardim ao seu redor . Ele era a e residência dos antigos proprietários até algum tempo atrás.

 

A charmosa adega do Château tem na sua fachada uma bela escultura de metal, em forma de árvore. Quando cheguei perto dela, deu para ver que as folhas da árvore são constituídas de palavras ligadas ao Château e ao vinho.

 

Na primeira sala rerei em um quadro de um pintor chinês, Chen Xuerei, onde haviam dois chineses bebendo vinho, enquanto o terceiro jogava fora discretamente o vinho. O quadro parece uma alusão ao fato de que chineses não entendem de vinho.

 

Perguntei à Nathalie qual era seu cliente principal e ela disse que eram os chineses e estranhei mais ainda o quadro. Achei que seu principal cliente poderia se ofender com o ele.

 

Passei pela área de recepção das uvas, onde várias moças faziam a seleção manual das mesmas, numa esteira. Estavam em processo de plena colheita!

 

Fui depois para a área de fermentação, onde as cubas são de concreto em forma de uma grande ânfora, revestidas de epóxi.

 

Passei também pelo local onde ficam os barris de envelhecimento do vinho. Como o resto da adega, este local também era austero e de bom gosto!

 

Depois desta visita, começamos a prova dos vinhos:

 

Inicialmos com o Charmes de Kirwan 2014, que tem a terceira classificação da região de Margaux. Ele é feito com as cepas: Cabernet Sauvignon (43%), Merlot (40%), Cabernet Franc (10%) e Petit verdot (7%). O vinho apresenta um aroma intenso de frutas vermelhas e notas de chocolate. Na boca ele é volumoso, com taninos discretos, com boa persistência. Ele fica 18 meses em garrafa, após a fermentação.

 

Provamos então o primeiro vinho do Château Kirwan 2012, que é um Grand Cru Classé, das uvas: Cabernet Sauvignon (68%), Merlot (20%), Cabernet Franc (7%) e Petit Verdot (7%). No envelhecimento em tonéis, são usados 40% de barris novos, por 20 meses. Sua cor é de um rubi intenso brilhante. No nariz ele apresenta flores vermelhas como cereja e cassis, além de especiarias. Na boca ele é muito bom, com taninos macios e boa acidez, com notas de torrefação de café. Enfim um grande vinho!

 

Para concluir a agradável visita, passeei pelos jardins floridos e apreciei as várias esculturas.

 

A visita foi de fato muito boa e me fez conhecer melhor a região de Bordeaux e seus vinhos.

 

Agradeço à Mistral por mais esta bela experiência.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso