Diário da Região

20/04/2018 - 00h30min

Proteja-se

O perigo das fake news

Com os avanços tecnológicos nossa vida passou a ser cada vez mais conectada através das redes sociais e dos aplicativos de mensagens. Mas a utilização destes meios de comunicação requer de seus usuários um elevado grau de cautela, uma vez que, nem sempre, podemos confirmar de modo instantâneo a veracidade das mensagens visualizadas.

Num passado não muito distante, as crianças costumavam se divertir com uma brincadeira chamada "Telefone sem fio", onde a mensagem repassada se distorcia, mostrando que cada criança poderia fazer a sua própria alteração na mensagem inicial.

Hoje em dia não é muito diferente, porém, com as redes sociais o fio deste "telefone" tomou proporções ainda maiores. Por isso, sempre que visualizarmos qualquer tipo de mensagem no WhatsApp, por exemplo, é preciso ter muita cautela ao compartilhá-la, pois fazemos parte de uma grande rede de interlocutores e a comunicação nunca foi tão importante e rápida como agora.

Recentemente, em Fernandópolis, foram compartilhadas nas redes sociais fotos que mostravam a ação de criminosos que furtaram uma residência; a mensagem com as fotos dizia se tratar de um furto ocorrido em um dos bairros da cidade, alarmando a todos os moradores e orientando para que todos compartilhassem a mensagem no intuito de capturar os criminosos. Porém o vídeo retratava uma ação criminosa ocorrida em uma cidade do Distrito Federal, distante mais de 740 quilômetros. A mensagem, compartilhada de forma alarmante e com informações desencontradas, já havia espalhado uma notícia falsa, que disseminava o temor nos moradores.

Por isso, ao utilizar as redes sociais esteja sempre alerta e desenvolva o hábito de sempre checar a veracidade das informações, com fontes seguras, antes de tomá-las como verdade e compartilhá-las; ensine também aos seus filhos este hábito; outro alvo fácil são os idosos que cada vez mais estão interagindo na internet, por isso nunca é demais monitorar os conteúdos adquiridos por nós e por nossos entes queridos, em nossos smartphones, tablets e computadores.

Cada vez mais as empresas de comunicação têm percebido a necessidade de se aperfeiçoarem diante da viralização de mensagens falsas nas redes sociais, há inclusive sites especializados no assunto, como o site www.e-farsas.com que desde 2002 utiliza a própria internet para desmitificar as histórias que nela circulam. Esteja atento, cheque sempre as mensagens que chegam até você e nunca compartilhe informações duvidosas.

Fale com o Comandante

cpi5p5@policiamilitar.sp.gov.br

Dúvidas, críticas, solicitações ou sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail acima. Por meio de sua assessoria, o Comandante do Policiamento do Interior responderá nesta coluna ou diretamente ao leitor.

A coluna Proteja-se! é coordenada pelo setor de Relações Públicas do CPI-5 e publicada toda sexta-feira no Diário da Região.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso