Diário da Região

12/04/2018 - 22h06min

Proteja-se

Roubo e furto de veículos

Veja orientações da Polícia Militar para que os cidadãos não se tornem vítimas desse tipo de crime

Duas das modalidades de crime que tem afligido a população de todo o País, e principalmente do Estado de São Paulo, são o "roubo e o furto de veículos". O Estado mais rico da nação possui um terço da frota nacional de veículos, e o maior número de ocorrências de roubos e furtos de veículos, segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg). O aumento da incidência dessas ocorrências tem sido uma tendência em todo o Estado.

Na região de Ribeirão Preto, por exemplo, que possui 93 municípios, o aumento no número de furtos a veículos no mês de fevereiro foi de 18,3%, se comparado ao mesmo período de 2012, enquanto o número de roubos a veículos no mesmo período aumentou 41%. Já a região de Rio Preto, que abrange 139 municípios do Noroeste paulista, registrou diminuição de aproximadamente 2% no número de veículos furtados e de 46% no número de veículos roubados.

Embora a região tenha registrado diminuição na incidência desses crimes, o momento é para prevenção. Rica em veículos novos e de alto valor comercial e mais próxima das regiões de fronteira que a Capital, o Noroeste paulista tem se tornado o alvo preferido dos marginais especializados nesses tipos de crimes. O preço dos seguros dos veículos, do preço das peças automotivas, das corridas de táxi, dos estacionamentos e até dos próprios veículos estão sendo influenciados por esses números.

Mas o que pode fazer para não ter seu veículo roubado ou furtado? Segue abaixo algumas orientações da Polícia Militar para que os cidadãos não se tornem vítimas desse tipo de crime:

- Evite estacionar seu veículo em ruas desertas ou mal iluminadas;

- Ao sair do veículo, nunca deixe as chaves no contato, mesmo que seja por alguns instantes;

- Equipe seu automóvel com dispositivos de segurança que dificultem a ação dos delinquentes, como travas ou alarmes. Os ladrões procuram sempre os carros mais fáceis;

- Evite colocar em seu veículo adesivos e outros símbolos que possam identificar sua condição social e outras características pessoais, como: adesivos de mergulho, condomínios ou academia de alto padrão, etc;

Fale com o Comandante

cpi5p5@policiamilitar.sp.gov.br

Dúvidas, críticas, solicitações ou sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail acima. Por meio de sua assessoria, o Comandante do Policiamento do Interior responderá nesta coluna ou diretamente ao leitor.

A coluna Proteja-se! é coordenada pelo setor de Relações Públicas do CPI-5 e publicada toda sexta-feira no Diário da Região.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso