X

Diário da Região

05/04/2018 - 22h46min

SEGURANÇA

Programa Vizinhança Solidária

Tal programa tem como objetivo a conscientização de moradores voluntários de bairros e região, da importância e responsabilidade de cada um na área de segurança pública

A Polícia Militar, com base nas doutrinas de Policiamento Comunitário e visando uma maior aproximação da sociedade, o combate à criminalidade e consequentemente a prevenção de crimes, instituiu o Programa Vizinhança Solidária.

Tal programa tem como objetivo a conscientização de moradores voluntários de bairros e região, da importância e responsabilidade de cada um na área de segurança pública; é um incentivo na integração de vizinhos no sentido de se conhecerem e se ajudarem na prevenção de crimes e a colaborarem com o policiamento.

Um dos grandes incentivos para participação de voluntários é a redução da intolerância social. Uma vizinhança unida resgata a percepção de segurança dos moradores, através de ações preventivas individuais e coletivas, colocadas em prática com a expansão da vigilância para todo grupo inserido nesse contexto.

É importante destacar que os integrantes do Programa Vizinhança Solidária não devem agir diretamente no combate ao crime, sendo que a perceberem a presença de pessoas em atitudes suspeitas na localidade deverão acionar a Polícia Militar para a averiguação de tais pessoas.

Não existe qualquer custo para os proprietários fazerem parte do programa, este somente arcará com eventuais investimentos para diminuir a vulnerabilidade do próprio imóvel ou estabelecimento. Alguns dos locais que fazem parte do programa são identificados por meio de placas de segurança instaladas no bairro e que poderão ser adquiridas por meio de patrocínio de entidades privadas.

A Polícia Militar participa do programa com a escolha de fixação das placas com base nas ferramentas de inteligência policial e gestão, promove reuniões de mobilização com a comunidade organizada, identifica e cria proximidade com as lideranças comunitárias, realiza palestras sobre a prevenção primária de sensibilização, visita o tutor seguindo as indicações do Cartão de Prioridade de Policiamento e monitora os indicadores criminais da região.

Para fazer parte do Programa Vizinhança Solidária e usufruir de seus benefícios, o cidadão deve procurar a Companhia de Polícia Militar mais próxima ou o Conselho Comunitário de Segurança da localidade, a fim de preencher o requerimento de análise.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso