Diário da Região

18/04/2018 - 22h18min

DIÁRIO TEC

Google vai ajudar a criar novos negócios em Rio Preto

Empresa americana traz à cidade a Startup Grind, comunidade global para empreendedores trocarem informações e experiências. Primeiro encontro é no dia 8 de maio

Mara Sousa 18/4/2018 Wladimir D Andrade (camisa vinho e barba sentado ) Eduardo Oger (camisa azul dir ) - Felipe Shumaher (oculos esq )
Wladimir D Andrade (camisa vinho e barba sentado ) Eduardo Oger (camisa azul dir ) - Felipe Shumaher (oculos esq )

O mercado de startups em Rio Preto, crescente a cada ano, conquista mais uma etapa em 2018. A Google chega na cidade com o objetivo de auxiliar na criação de novos negócios e trocar experiências com empreendedores que já tornaram suas startups em empresas consolidadas. A Startup Grind, uma comunidade global de empresas do tipo, chega a Rio Preto no mês de maio. Ela já está em mais de 120 países, 300 cidades, já reuniu mais de um milhão de empresários e agora traz toda essa demanda para a cidade e região. Rio Preto será a 12ª cidade no País a instaurar a Startup Grind.

Em cada um desses locais que a comunidade foi instalada existe um diretor que mantém contato com toda a rede da Startup Grind da comunidade da Google. Tendo o que eles chamam de um ponto de contato internacional. Em Rio Preto, o diretor dessa comunidade global, Wladimir DAndrade, afirma que serão realizados 10 encontros na cidade. Eles serão mensais e o primeiro acontece no mês de maio. De acordo com Andrade, o foco principal desses eventos, promovidos pela Google, é fortalecer relacionamentos entre as startups com outras empresas e conectar esses empreendedores. "Queremos que empreendedores com empresas que começaram como startups entrem em contato com aqueles que ainda estão começando. O objetivo é promover a troca de experiência."

Segundo o diretor da comunidade, ter a Google representada pela Startup Grind em Rio Preto significa uma grande importância para o mercado da cidade e região. Com três anos de experiência em startups, Andrade comenta que já passou por muitos obstáculos e repassar essas informações aos novos empreendedores é essencial para que eles não cometam os mesmos erros. "Ter uma startup é um risco. Lidar com inovação, criar mercados novos, são muitas barreias. É preciso saber onde erraram", diz ele.

Andrade explica que os encontros serão mensais e a maior parte deles será em forma de talk show. "Os encontros são voltados para empresários mais experientes e que queiram conhecer outras pessoas e também para aqueles empresários que estão pensando em começar a empreender."

Ele comenta que a dúvida mais frequente de quem quer iniciar no mercado de startups é "como que começa?" Andrade afirma que é preciso se envolver, trocar ideias, pedir indicações, isso faz com que o empreendedor cresça de uma maneira mais rápida e até economize nas ações.

Para participar ou saber mais informações sobre os encontros, você pode acessar o site: www.startupgrind.com/sao-jose-do-rio-preto.

O advogado e conselheiro certificado pelo IBGC, Rafael Albuquerque, afirma que no ecossistema de startups, ter escala global é fundamental para a sustentabilidade do negócio. A comunidade presente no cenário de startups em Rio Preto tende a fomentar não somente as relações com outros países, mas também a cultura de governança corporativa, na medida em que expõe o empreendedor regional a outros sistemas. "O mercado de Rio Preto tem se mostrado eficiente na criação de startups e tem tradição no segmento de saúde e agronegócios", diz.

Segundo Albuquerque, a taxa de mortalidade de startups no cenário nacional ainda é alta se comparada a outros países, por isso, segurança jurídica, políticas públicas favoráveis e intercâmbio de conhecimento com outros países são pilares essenciais para a perpetuidade de negócios inovadores na região.

Serviço

  • Primeiro encontro acontece no dia 8 de maio, na Livraria Leitura, no Shopping Iguatemi Rio Preto. O evento está marcado para começar às 19h30. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35. Inscrição pelo site www.startupgrind.com/sao-jose-do-rio-preto

 

Dicas da Semana

Apps educativos

A tecnologia atualmente é utilizada para facilitar a vida do usuário. A coluna já destacou diversos aplicativos que oferecem praticidade tanto na área profissional quanto na pessoal. Nesta quinta-feira, vamos falar sobre alguns apps que podem ser utilizados no aprendizado das crianças. Então pra você que tem filhos ainda em fase de alfabetização ou já maiorzinhos, confira alguns aplicativos que podem te ajudar:

ABC do Bita

Com mais de 100 milhões de downloads, o ABC do Bita é um abecedário interativo em português que funciona como um brinquedo para crianças em início de alfabetização. Seus jogos educativos estimulam o raciocínio lógico, a coordenação motora e o desenvolvimento dos pequenos.

PalmaKids

Esse app é um jogo educativo e divertido destinado às crianças a partir de quatro anos que estejam em processo de alfabetização na língua portuguesa e também inglesa. De uma forma lúdica e interativa, ajuda no conhecimento das letras do alfabeto.

Kids Numbers and Math

Esse app ajuda as crianças do jardim de infância e da escola primária a aprender os números e adquirir as suas capacidades de domínio aritmético. Em um game as crianças podem aprender os números de 1 a 20 contando por ordem crescente ou decrescente. O aplicativo está disponível para Android.

 

Trending

Divulgação/Walmart Self checkout
Self checkout

Novidade no WhatsApp

Flagrado pelo WeBetaInfo, o WhatsApp liberou a possibilidade de baixar conteúdo antigo novamente em um período de até três meses. Segundo WeBetaInfo, essa possibilidade, por enquanto, vem sendo distribuída apenas para dispositivos Android e nem todo mundo recebeu ainda.

Ferramenta inédita

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) lançou nesta semana uma ferramenta inédita que permite ao cidadão fazer a indicação do condutor com uma selfie. Na prática, quando o motorista leva uma multa, mas não era ele quem estava dirigindo, o Detran autoriza a transferência desta multa. Para acessá-la, basta estar cadastrado no portal do departamento e baixar o aplicativo, disponível para celulares Android e iOS. Feito o cadastro, o proprietário deve acessar a opção "Indicação de Condutor" no app e selecionar a infração. Depois de conferir os dados da infração e do veículo, ele se identifica tirando uma selfie e assinando na tela. Caso o dono do veículo não seja registrado em São Paulo ou até mesmo não tenha CNH, ele pode incluir uma fotografia de um documento de identificação, como o RG.

Tecnologia também nos supermercados

O Walmart, com o objetivo de reduzir o tempo de fila para pagamento das compras, iniciou a instalação de caixas de autoatendimento em hipermercados e supermercados da marca no País. Nos próximos três meses, até cinco unidades receberão 26 caixas de autoatendimento, com previsão de chegar a 100 terminais em operação por toda a rede até 2019. O self-checkout é configurado nos idiomas português, inglês e espanhol e é composto por três divisões: base de apoio para produtos, leitor de código de barras com tela de informações e área de empacotamento de mercadorias. Não há previsão de quando o sistema chegará à unidade de Rio Preto.

Programa Nos Conformes

A Secretaria da Fazenda irá utilizar o Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) para se comunicar com cerca de 820 mil empresas sobre o programa Nos Conformes, iniciativa pioneira e que inaugura uma nova lógica de atuação do Fisco estadual, que passa a ser menos punitiva e mais orientadora. Nos próximos meses, contribuintes serão separados por perfil de risco para estreitar a forma de relacionamento do Fisco. O objetivo é simplificar o dia a dia daqueles que cumprem com suas obrigações tributárias e orientar aqueles que têm dificuldade.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso