Diário da Região

30/04/2018 - 15h32min

DESCUBRA

Biometria será obrigatória nessas eleições?

Algumas pessoas estão dizendo que quem não cadastrou sua digital não poderá votar. Isso é verdade?

Divulgação Algumas cidades terão o voto por biometria obrigatório.
Algumas cidades terão o voto por biometria obrigatório.

2018, ano de eleição para Presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. A cada dia que se passa, o governo tenta utilizar a tecnologia para deixar as eleições mais dinâmicas. Com isso, o uso da biometria futuramente será obrigatório para que esse processo, realizado de quatro em quatro anos, fique mais fácil.

O cadastramento biométrico está presente nas eleições desde 2010, ano em que Nuporanga foi o primeiro município a utilizar a identificação biométrica nas eleições. Algumas pessoas estão dizendo que quem não cadastrou sua digital, não poderá votar. O Diário esclarece que isso é verdade, mas em partes.

Antes de explicar isso, vamos comentar sobre o que é a biometria. Essa é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

84 municípios do estado de São Paulo obrigam os cidadãos a utilizar o voto por biometria. Cinco deles são: Catanduva, General Salgado, Monte Azul Paulista, Ouroeste e Sorocaba.

Marcelo Pereira Micena, chefe do cartório eleitoral de Catanduva, confirmou a obrigatoriedade do uso da biometria na cidade. “Aqui na cidade quem não fizer o cadastramento biométrico não poderá votar. Aqueles que tinham o título cadastrado em Catanduva, e que foram residir em outra cidade, devem transferir o título ou também será necessário ter a digital cadastrada.”

A situação de Rio Preto é diferente. Luciano Hiroshi Uesaka, chefe do Cartório 125, o uso obrigatório ocorrerá somente em 2022. “Cerca de 70% dos municípios de São Paulo terão o voto por biometria obrigatório até 2020. As “maiores” cidades do estado, serão somente em 2022.”

Aqueles que não realizaram o procedimento no prazo estabelecido ainda podem agendar o atendimento nos cartórios e postos eleitorais para regularizar a situação até 9 de maio. Data limite do calendário eleitoral para alistamento, transferência e atualização de dados. O cadastro estava disponível até março de 2018 nos cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral.

O voto feito pelo cadastro biológico está sendo obrigatório aos poucos, os números de cidades estão crescendo conforme a eleições vão se passando.

Para o atendimento, é preciso levar:

1)Um dos documentos de identificação abaixo:

- RG original

- carteira de trabalho e previdência social

- carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc)

- certidão de nascimento

- certidão de casamento.

2)Comprovante de endereço em nome do eleitor.

3)Comprovante de quitação do serviço militar.

4)Título de eleitor ou comprovantes de votação, se tiver.

(Colaborou João Pinheiro)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso