Diário da Região

25/04/2018 - 16h42min

VERDADE OU MENTIRA?

"O inverno mais frio dos últimos 100 anos". Será?

Provavelmente você já ouviu ou leu essa frase em suas redes sociais. Afinal, acontecerá esse fenômeno?

Divulgação Será que teremos um frio intenso?
Será que teremos um frio intenso?

O blog Detetive Diário tem o objetivo de ajudar a população a não se enganar com notícias falsas, as "fake news". Para este primeiro post separamos uma notícia que rendeu muitos compartilhamentos, comentários e curtidas nas últimas semanas: “O Brasil terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos”.

Provavelmente você já ouviu ou leu essa frase em suas redes sociais. Afinal, acontecerá esse fenômeno? Especialista entrevistada pelo Diário da Região garante que essa é mais uma "fake news". 

De acordo com a mensagem que está circulando na internet, o inverno brasileiro será o mais frio dos últimos 100 anos, leia o texto: “O Brasil terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos. As simulações atmosféricas confirmaram a indicação que já vinha sendo apontada há alguns dias: 2018 poderá ter o inverno mais rigoroso do último século no Brasil. Com as projeções atuais, não seria exagero dizer que os dias no inverno serão congelantes. É possível que todo os recordes de frio atuais do Sul, do Sudeste, de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul sejam superados em 2018. Se a previsão se confirmar, ela virá com um espírito realmente “frozen”, para provocar muito frio, neve e geada.”

O Diário foi atrás desta história para saber se isso era verdade ou mentira. A climatologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) Renata Tedeschi, afirma que as chances para isso acontecer são baixas. “Não vou dizer que não existe possibilidade disso acontecer, mas é muito difícil. Essa notícia que está correndo por aí é mentira. Não existe nenhum dado que comprove o inverno mais frio dos últimos 100 anos. Além de que as reuniões para a definição do clima são feitas de três em três meses."

Segundo a especialista, um fator que pode ser considerado argumento para desmentir esse boato, é o aquecimento global. Com as condições atuais, é quase que impossível registrar temperaturas tão baixas quanto ditas no texto que circula na internet. 

A climatologista explica que existem uma diferença entre previsão do clima e previsão do tempo. “Os meteorologistas conseguem prever se vai chover, fazer sol, coisas do tipo, e conseguem esses dados semanalmente. Já o climatologista, consegue prever se haverá calor, geadas, frio, em trimestres.”

Então está confirmado, não teremos o inverno mais frio dos últimos 100 anos. Mesmo não registrando temperaturas tão baixas, é bom levar sempre aquele agasalho. 

(Colaborou: João Pinheiro)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso