Diário da Região

14/04/2018 - 21h00min

Coluna do Diário

Cartórios eleitorais começam plantão

Eleitor que quiser votar neste ano tem até 9 de maio para se regularizar; biometria não é obrigatória

Mara Sousa/Arquivo Eleitores formam fila em frente de cartório eleitoral em Rio Preto: plantão a partir do próximo sábado
Eleitores formam fila em frente de cartório eleitoral em Rio Preto: plantão a partir do próximo sábado

Eleitores de Rio Preto devem regularizar o título até 9 de maio. Para facilitar a tarefa, os cartórios eleitorais da cidade entram em esquema especial de plantão no próximo final de semana, a partir de sábado, 28. No dia seguinte também ficarão abertos, assim como no feriado de 1º de maio. O horário de atendimento nos finais de semana será das 9h as 17h. Os cartórios eleitorais de Rio Preto ficam na rua Lafaiete Spínola Castro, 1.463, ao lado da Santa Casa, no bairro Boa Vista.

Quem não possui título de eleitor deve fazer o documento até o dia 9. Do contrário, não poderá votar na eleição deste ano.

A regularização não tem relação com a biometria, que é a nova forma de tirar o título, com reconhecimento das digitais dos eleitores. A biometria não é obrigatória em Rio Preto nesta eleição.

Por conta disso, funcionários dos cartórios alertam que os eleitores que precisam procurar o serviço são aqueles em que têm de fazer transferência de domicílio eleitoral, que estão com o título cancelado ou quem terá de fazer o documento pela primeira vez.

Atualmente, os cartórios eleitorais de Rio Preto têm atendido em média cem pessoas por dia. "A nossa orientação é de que neste período, só procure os cartórios quem realmente precisa vir, como quem for transferir título. A biometria não é obrigatória agora", ressalta a chefe do cartório da 267ª Zona Eleitoral, Renata Kfouri.

Frase:

"Estou muito tranquilo, não tenho vínculo com a Funfarme (dona do HB) e com a Famerp. Vai me ajudar a mostrar a seriedade que tenho e o cuidado com a minha imagem. Não recebo nenhum tostão indevido"
Aldenis Borim, médico e secretário de Saúde de Rio Preto, acusado de acumular jornada de trabalho, que chegaria a 120 horas semanais ou 17 horas por dia, incluindo o domingo

Na Rede

Reprodução/Facebook

Aliados?

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), foi cumprimentar o vereador Paulo Paulo (PP), que completou 61 anos neste sábado, 14. O prefeito estava acompanhado do filho, o pré-candidato a deputado estadual Edinho Filho (MDB). Pauléra divulgou imagem do encontro nas redes sociais e pediu como presente dobradinha entre Edinho Filho e o deputado federal Fausto Pinato (PP), que vai disputar a reeleição. Pinato, que também estava na festa, apareceu em um dos registros com o aniversariante e o prefeito (foto).

Novo reduto

O vereador Renato Pupo (PSD) visitou a Vila Toninho neste sábado e aproveitou a passagem para cortar o cabelo no salão do Turati, conhecido no bairro, que é reduto eleitoral de Celso Peixão (PSB). Pré-candidato a deputado estadual, Pupo tenta avançar em novos nichos eleitorais na cidade. Turati registrou a passagem do vereador do PSD pelo salão.

 

Discurso tucano

Uma dos ataques dos tucanos contra o governador e candidato à reeleição Márcio França (PSB) é o de que ele está usando a máquina para aliciar prefeitos. Neste sábado, 14, o deputado estadual Vaz de Lima dava o tom desse discurso na visita de João Doria a Bauru. "Continue a dar para nós a esperança de que São Paulo não vai voltar aos idos da metade do século passado, com uma política ruim, tacanha, pequena...", afirmou para Doria.

Doente...? Eu?

O pré-candidato a presidente pelo PSL, deputado federal Jair Bolsonaro apareceu em vídeo divulgado nas redes sociais correndo na praia. Ele quis desmentir a informação de que passou mal durante viagem que fez pelo País.

Notas

Reprodução/Facebook

Vai ter de pedalar

Se o ex-prefeito Valdomiro Lopes pode precisar de mais votos para se eleger deputado federal dependendo das coligações que o PSB fizer, o deputado estadual Orlando Bolçone, do mesmo partido, terá de fazer o mesmo independentemente de coligações. Ao dobrar sua bancada na Assembleia, o PSB trouxe para disputar com Bolçone (foto), 76.909 votos em 2014, gente como Barros Munhoz, 194.938 votos na mesma eleição, Roberto Engler, 122.544 votos, e Rafael Silva, 121.271 votos.

No meio

Falando em Bolçone, ele vai ter de usar seu talento de conciliador para conviver com os antigos parceiros tucanos na Assembleia. Com a ascensão de Márcio França ao governo, eles se deslocam para a oposição. Tudo porque França é, no momento, o maior adversário de João Doria, pré-candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes.

Se segurando

Apesar dos escândalos e da prisão do ex-presidente Lula, o PT voltou a ter a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 60 parlamentares. O MDB, que tinha 58, perdeu sete deputados no troca-troca no início deste mês e voltou para o 2º lugar, com 51.

Com medo, assessora de Marielle deixa País

A assessora que acompanhava a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) quando a parlamentar foi morta, em 14 de março, no centro do Rio, está fora do Brasil. Segundo integrantes do PSOL, que preferem não divulgar o nome da assessora, ela tomou a decisão com receio de sofrer retaliações de criminosos por ter presenciado a morte da vereadora. Logo após o crime, a assessora prestou depoimento à Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro e em seguida deixou o Rio. Foi primeiro para outro Estado do Brasil, onde permaneceu alguns dias e tomou a decisão de sair do País acompanhada pelo marido. A viagem para o exterior ocorreu dias depois. O PSOL não divulga o destino da assessora na tentativa de garantir sua segurança.

Curtas

Johnny Torres 14/7/2017 ALOYSIO NUNES
ALOYSIO NUNES

UPA em discussão - A reunião prevista para esta terça, 17, na Câmara de Rio Preto, para discutir o fechamento da UPA do Jardim Santo Antonio durante a madrugada já recebeu queixas pelo horário em que foi marcada, a partir das 13h. Moradores do bairro dizem que isso dificulta a participação. O promotor Sérgio Clementino, que marcou o encontro, diz que é uma chance de ouvir a população.

Aloysio sendo Aloysio - Ao ficar sabendo na sexta, 13, que o governo de Roraima queria fechar a fronteira com a Venezuela para conter os refugiados que chegam do País vizinho ao Estado, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (foto), mais uma vez fez jus à fama de ranzinza. "Essa é uma ideia Tenha santa paciência", reagiu o chanceler, que estava na Cúpula das Américas, em Lima, capital do Peru.

Mudança na polícia - O governador Márcio França (PSB) estuda a transferência das policias Civil e Científica da Secretaria de Segurança Pública para Secretaria da Justiça. A vantagem seria aproximar mais as duas corporação do Poder Judiciário e do Ministério Público. Se a mudança for confirmada, o comando da Secretaria de Segurança Pública, hoje nas mãos do civil Magino Alves, ficaria com um oficial da PM.

Mais dois - A CPI da Emurb marcou mais dois depoimentos para esta semana. Na segunda, 16, será ouvida Marta Cilene Israel, apontada como responsável pelo almoxarifado. Na terça, 17, é a vez de Anilto Carlos Alves, que era chefe de fiscalização da Área Azul e, ao que consta, está de férias. Ambos foram chamados para falar sobre a denúncia falsificação de talões. Além disso, a CPI investiga a licitação da Área Azul digital.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso