Diário da Região

27/04/2018 - 00h00min

MACAUBAL

Símbolos falam de paz e prosperidade

Brasão e bandeira são repletos de significados que exaltam as virtudes do município e da população macaubalense

Fotos: Reprodução O brasão em ouro representa a glória e a riqueza, entre outros significados, e ostenta a palmeira que dá nome ao município
O brasão em ouro representa a glória e a riqueza, entre outros significados, e ostenta a palmeira que dá nome ao município

Os símbolos oficiais de Macaubal estão repletos de itens que carregam várias referências heráldicas e representações em si. O brasão de armas e a bandeira do município são definidos por características descritas na Lei municipal nº 35, de 21 de novembro de 1974.O texto legal proíbe a reprodução de ambos os símbolos em propaganda comercial ou política A cidade não dispõe de hino.

A palmeira da macaúba (Acrocomia sclerocarpa mart), uma árvore que pode chegar a 10 metros de altura e que, por mais de 50 anos, produz uma fruta com polpa amarelada e sabor característico em torno de uma noz, está presente no brasão e na bandeira de Macaubal, lembrando a origem do nome do município. A palmeira é emblema de vitória, paz, justiça e fortaleza.

O brasão é lavrado em ouro, que representa riqueza, esplendor, glória, nobreza, poder, força, fé, prosperidade, soberania e mando, qualidade do povo macaubalense.

No brasão, a árvore ocupa o centro do escudo de formato ibérico, com a parte inferior arredondada, como o usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil, em homenagem aos primeiros colonizadores e desbravadores do Brasil.

A parte inferior do escudo, também chamada "contrachefe", é verde, representando esperança, cortezia, civilidade, liberdade, alegria, amizade e abundância, lembrando a fertilidade das terras de Macaubal, o espírito cortes dos munícipes e a esperança de dias sempre melhores.

Duas flores de lis, um a cada lado do escudo, simbolizam Nossa Senhora Aparecida, padroeira do município. A cor azul de ambas as flores representa a justiça, formosura, doçura, nobreza, firmeza incorruptível, virtude, dignidade, zelo e lealdade.

O brasão é encimado por cinco torres, o que representa a evolução política e administrativa do município: 5 torres aparentes, em metal prata: cidades; 4 torres: vilas; 3 torres: povoados. As portas abertas (preto) manifestam o caráter hospitaleiro da população macaubalense.

Em sua parte inferior, o brasão recebe um listel, que é a moldura ou o filete, com o topônimo (o nome da localidade) "Macaubal".

Os ramos em produção de café, ao lado esquerdo do brasão, e de algodão, ao direito, evidenciam a força econômica proporcionada pela agricultura do município.

Nos termos da legislação em vigor, p brasão de armas de Macaubal é de uso exclusivo do poder municipal e será usado obrigatoriamente na correspondência oficial, em documentos e outros papeis da administração, bem como está exibido no gabinete do prefeito e na sala de sessões da Câmara do município. Também pode ser utilizado, facultativamente, na fachada de edifícios públicos, veículos oficiais e em locais onde ocorram festividades da municipalidade.

Bandeira

A bandeira de Macaubal é de formato retangular, com o cruzamento de duas linhas perpendiculares aos bordos que se cruzam no centro (partição esquartelada), formando quatro campos: superior e inferior (primeira e quarta partes) em verde com uma flor de lis branca em cada, à esquerda (segunda parte) com o brasão de armas do município e à direita (terceira parte) também em branco, com a palmeira macaúba em verde.

A bandeira macaubalense segue as mesmas proporções da Bandeira Nacional, com 14 módulos de altura por 20 módulos de largura. As flores de lis têm, cada uma, 4,5 módulos de altura, o brasão, 5,5 módulos e a palmeira, 6,5 módulos de altura.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso