Diário da Região

27/04/2018 - 00h00min

MACAUBAL

Pioneiros chegaram à terra das macaúbas

Era o ano de 1924 quando os primeiros desbravadores chegaram a um "espigão" ocupado pelas palmeiras, das quais originou-se o nome do município que encontrou nas lavouras o caminho do desenvolvimento

Acervo/IBGE Centro de Macaubal em 1957, com a construção da Matriz à direita
Centro de Macaubal em 1957, com a construção da Matriz à direita

Quando os portugueses Manoel Camilo de Figueiredo, João de Freitas Caíres e os brasileiros Tomaz Teixeira de Souza e Narciso Alves da Silveira chegaram, em 1924, às terras onde mais tarde seria instalado o município de Macaubal, encontraram uma área densamente ocupada por macaúbas (Acrocomia sclerocarpa mart), palmeiras que alcançam até 25 metros de altura, com espinhos longos e pontiagudos ao longo do tronco e que produz pequenos frutos de polpa comestível. Assim, o dia 2 de maio daquele ano foi adotado como o de fundação oficial do município.

Estes pioneiros e suas famílias chegaram até ali abrindo picadas na mata densa até encontrarem um espigão, um terreno que separa águas pluviais, na divisa das fazendas Santa Bárbara e Ponte Nova, onde abriram uma clareira no oceano verde e construíram moradias rústicas para abrigar suas famílias. A povoação foi batizada de Coqueiros e integrava o município de Monte Aprazível.

O solo fértil recebeu lavouras de café e cereais. Logo o local atraiu outras famílias e começou a prosperar, vindo a ser chamada de Vila Progresso e posteriormente Macaúbas, com a criação do distrito de paz.

A localidade recebeu a colônia síria tendo a frente Carmo Buissa, seus irmãos Elias e Salim, Abrahão Daher e seus filhos Miguel e Antonio, Salim Hakme, Simão Nimer, Alexandre Kadre e outros. Também as famílias Zanelli, Teodoro Ferreira e outras se transferiram para a povoação, fortalecendo seu desenvolvimento.

Estudo realizado pela Fundação Seade, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo, mostra que a cidade surgiu após nove desdobramentos. Em 1558, formou-se o município de São Paulo, cujo território compreendia boa parte do interior do Estado. Em 1625 foi criado Santana do Parnaíba e em 1654, Itu, seguindo-se Porto Feliz (1797), Piracicaba (1821), Araraquara (1832), Jaboticabal (1867), Rio Preto (1894) e Monte Aprazível (1924). Macaubal nasceu em 24 de dezembro de 1948 por força da Lei nº 233 e também deu origem a outra localidade: Monções (1964).

O primeiro médico a clinicar em Macaubal, com consultório instalado na vila, foi o Agostinho de Melo.

Com a instalação do Distrito ocorrido a 17 de agosto de 1929, foi instalado o respectivo Cartório de Paz e Tabelionato. Por volta de 1935 foi criada a agência postal.

Seu primeiro prefeito foi Rufino Camilo de Figueiredo (1949-1953). Atualmente, município está em sua 17ª administração, com o prefeito João Florentino Neto (João Tomate) e o vice Celso Luiz Ochiussi Penhalves.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso