Diário da Região

16/04/2018 - 18h43min

Mafenogfer no mundo

Maria Fernanda expõem suas obras de arte em Nova York

Artista plástica rio-pretense Maria Fernanda Nogueira Ferreira, apaixonada pela cultura indígena, vai expor suas obras de arte em Nova York, a partir desta quinta-feira, e depois circula com seus trabalhos pela Europa

Mara Sousa 16/4/2018 Artista quer apresentar as raízes de muitas nações na Europa e América
Artista quer apresentar as raízes de muitas nações na Europa e América

A brasilidade e o universo indígena são retratados nas telas produzidas da rio-pretense Maria Fernanda Nogueira Ferreira, que assina as suas obras como Mafenogfer. Com 28 anos, a artista abusa das cores para retratar os índios, seus acessórios, seus costumes, seu meio ambiente e a sua misticidade de forma muito peculiar. Mergulhada no universo das tintas e pinceis há cerca de três anos, ela explora traços e texturas em suas telas e tem gerado encantamento em quem aprecia.

Depois de expor suas obras no Brasil, a artista embarca nesta terça-feira, 17, para os Estados Unidos para apresentar seus trabalhos com a temática indígena aos nova-iorquinos. A partir de quinta-feira, 19, a rio-pretense vai expor quatro telas na Arte Expo Nova York. A mostra ficará aberta para visitação até o próximo dia 22.

Já em maio, a artista embarca para a Europa. Em Portugal, suas obras serão expostas em três cidades: Lisboa, Porto e Portimão. Na sequência, entre maio e junho, ele viajará para a Áustria, onde vai expor em Viena. Depois, a próxima parada é Paris. Na cidade Luz, a rio-pretense vai expor e também estudar.

A jovem artista plástica conta que está feliz com a sua trajetória. "Expor fora do país será um divisor de águas. Vejo como um reconhecimento profissional mais consolidado, concreto. É gratificante saber que estou trilhando o caminho certo, para o meu crescimento." Seu trabalho pode ser acessado no site www.mafenogfer.com.

Maria Fernanda conta que o convite para expor fora do Brasil foi intermediada pela artista e curadora de mostras de arte nacionais e internacionais Maria dos Anjos Oliveira. A riopretense conheceu a curadora portuguesa, radicada no Brasil, por meio da artista plástica Cristiana de Freitas, também de Rio Preto.

Maria dos Anjos, que trabalha no mercado de arte há mais de 40 anos, hoje representa Maria Fernanda. A artista plástica conta que geralmente a temática indígena não é valorizada no Brasil, mas é respeitada no circuito internacional.

Formada em arquitetura e urbanismo pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), pioneira no ensino das artes no Brasil, Maria Fernanda conta que foi na instituição que descobriu o dom do desenho. "Mais precisamente nas aulas de desenho de observação. Eu era considerada referência para os demais alunos, porém sempre mantive isso para mim, como um hobby. Nunca pensei que se tornaria a minha profissão. Quando voltei a morar em Rio Preto, foi que substitui os papeis por telas, e as obras foram surgindo."

Maria Fernanda conta que gosta de trabalhar com tinta óleo sobre tela, mais também utiliza a acrílico. Sua maior inspiração é a cultura indígena. "Desde pequena sinto uma ligação e admiração, que faz parte do meu DNA. Afinal são as nossas raízes, e por muitos é esquecida e criticada. Senti que tinha uma necessidade de explicar essa temática da minha maneira, sabendo que seria um risco, pois muitos têm a impressão de que tudo já foi feito."

Além de não fazer o mais do mesmo, a rio-pretense não queria que seu trabalho fosse visto de forma caricata. Seu objetivo foi mostrar uma arte instigadora. "Com uma sensibilidade que levasse quem admira à uma introspecção, uma reflexão, e com cores alegres, que trazem a emoção."

No ano passado, a artista lançou a exposição artística Além do Olhar, no espaço Perfil Casa, e também abordou a temática indígena. Agora, ela repete o tema por uma causa ainda mais especial. "Por esse ser o ano do patrimônio cultural europeu, a minha curadora pediu que mantivesse este tema e levasse a cultura indígena, e apresentasse as raízes de muitas nações na Europa e América".

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso