Diário da Região

03/04/2018 - 17h56min

SÉRIE COMPASSAGEIRO

Norma Vilar lança obras de arte, com técnica mista e nova paleta de cores

A artista plástica de Rio Preto irá participar de cinco exposições no Estados Unidos, Portugal e Áustria

Divulgação Compassageiro
Compassageiro

A artista plástica Norma Vilar acaba de lançar uma nova série de obras de arte. Trata-se de Compassageiro, que foi formatada para ser exposta em eventos internacionais. O título remete a um companheiro que viajará com uma pessoa, sendo passageiro de longa jornada e pela trajetória da vida. Ao todo, a série é composta por cinco quadros no tamanho de 70 por 70 centímetros e se chamam Coexistir, Integrar-se, Compatível, Compassageiro e Compatibilidade. 

As obras de arte irão integrar exposições em três países e em cinco cidades diferentes. De 19 a 22 de abril, as peças serão apresentadas no Estados Unidos, na Feira internacional de arte Expoarte, em Nova York. As obras ganharão destaque em Portugal. A agenda movimentada começa de 5 a 27 de maio, em Porto Art Gallery, em Porto; segue de 12 a 30 de maio, na Galeria Rosa Pereira, em Algarve; e finaliza de 19 de maio a 19 de junho, em um espaço em Lisboa. Na Áustria, as peças serão expostas de 15 a 27 de maio, no Vienna workshop Gallery, em Vienna.

Norma desenvolveu as obras em um suporte de expressão, que são telas de tecido canvas. "Elas serão transportadas fora do chassi (estrutura de madeira que se estica o tecido) e serão alinhadas lá." Conhecida por sempre usar materiais alternativos, desta vez, utilizou a limalha de ferro (pó de ferro) oxidado e tintas à base de água para fazer as pinturas. "Podemos chamar de técnica mista", explica.

Uma nova paleta de cores foi usada nas novas obras de arte. A artista plástica revela que sempre que pensa em um novo trabalho reflete sobre a gama de cores. "Ela é fundamental para a mensagem da obra. Esta comecei com cores frias, que passam sensação de harmonia, segurança, e provoquei reações com cores quentes por meio do ferrugem e oxidações, que passam uma mensagem de passagem do tempo."

Norma está criando peças em cerâmica que irão dialogar com a série Compassageiro e serão lançadas em junho, mês dos Namorados. São peças com formas que compõem as obras, como barco, folhas, remos e outros elementos ligados a relações entre pessoas. "A paleta de cores também será o fio condutor das peças que estão sendo desenvolvidas."

Fora da país

Esta é a quarta vez que Norma leva projetos culturais para Portugal, que inclui 11 exposições em diferentes cidades do país. Já nos Estados Unidos, a artista participou de três mostras em Dallas e San Diego. No entanto, é a primeira vez que participa de um evento na Áustria.

Com exceção de Dallas, a marchand Maria dos Anjos é quem representa Norma fora do país. "Temos uma parceria através de um intercâmbio cultural. Ela é uma grande realizadora de projetos e segundo a mesma, devido às minhas várias obras contemporâneas estarem expostas em importantes museus e galerias nacionais e internacionais, e também devido ao fato de eu utilizar materiais alternativos, numa transição entre o universo abstrato e figurativo, isto fortalece os projetos coordenados por ela, pois estimula e motiva artistas emergentes."

Desenvolvimento

A artista plástica afirma que iniciou o processo criativo buscando estimulação por meio de imagens. "Como queria algo inédito, conversei com uma amiga fotógrafa, Magda Pinheiro, para que ela cedesse fotos de casais que ela havia fotografado, e ela com muita boa vontade me enviou quase 100 fotos lindas. E aí ficou ainda mais difícil porque as fotos já eram muito artísticas", revela.

Durante o processo criativo, Norma leu um texto que sua irmã Neuza Vilar escreveu e que falava sobre companheiros de viagem. "Isto me emocionou muito. Encontrei nas imagens da Magda o ponto de partida do casal no barco e com o texto da Neuza, eu criei a paleta de cores. A execução, depois, foi fácil. Só mais um dia para escrever sobre o conceito e pronto."

Além de criar as telas para as exposições fora do país, Norma formatou as obras para compor um projeto com o escritório de arquitetura AD e empresa Homedock. As imagens das obras desta série irão integrar uma coleção de objetos exclusivos, para venda em uma plataforma online.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso