Diário da Região

11/04/2018 - 00h30min

EXPEDIÇÃO CULTURAL

Circuito Sesc de Artes leva diferentes atrações para seis cidades

O Circuito Sesc de Artes, evento itinerante que promove uma explosão de cultura, chega a Jales, Mirassol, Santa Fé do Sul, Fernandópolis, Tanabi e Votuporanga

Alicia Peres/Divulgação Dual Cena Contemporânea faz estudos a partir de mitologias e fenômenos históricos
Dual Cena Contemporânea faz estudos a partir de mitologias e fenômenos históricos

Durante o mês de abril, o Circuito Sesc de Artes desembarca em 120 cidades do interior, litoral e grande São Paulo. Na região de Rio Preto, seis municípios receberão a programação gratuita do evento, que reúne espetáculos de circo, dança, música e teatro, exibição de filmes, e oficinas de literatura, artes visuais e tecnologias e artes. O circuito tem o objetivo de contribuir para a difusão da produção cultural e democratizar o acesso ao público.

Em 2018, 21 unidades do Sesc irão estender a sua programação. A intenção é que a agenda cultural alcance cidades que não contam com uma unidade do Sesc. O evento, que chega a sua 10ª edição, envolve 110 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de mil ações. Em 2018, a expedição cultural de grupos de todo o Brasil pelo estado está dividida em 14 roteiros, sendo que cada um tem um bloco de programação fixa.

A partir desta sexta-feira, 13, até domingo, 15, das 16h às 21h30, o evento passará por Jales, Mirassol e Santa Fé do Sul, cidades que integram o roteiro 9. Na cidades, a organização do Circuito quer que os moradores saiam de casa, encontrem e façam amigos, participem dos espetáculos e oficinas, conheçam de perto os artistas e se deixem levar por novas experiências.

Entre as atrações, está o Coletivo Quizumba que irá encenar o espetáculo Quizumba!, produção que aborda novas versões para a história do Quilombo dos Palmares. Na história, o velho mestre Benedito presencia o menino Pastinha apanhar de um valentão e decide ensiná-lo a se defender, contando a história de Francisco, o Zumbi dos Palmares.

O espetáculo Chulo, da Dual Cena Contemporânea, companhia paulista de dança dirigida por Ivan Bernardelli, também será apresentado. Inspirado na mitologia da Folia de Reis e das festas populares brasileiras, a produção leva para um cenário urbano uma dança acrobática e cheia de energia de palhaços dançarinos e mascarados.

Em Fernandópolis, Tanabi e Votuporanga, o Circuito Sesc de Artes será realizado nos dias 20, 21 e 22 deste mês, das 16h às 21h30. As cidades integram o roteiro 10, que conta, por exemplo, com sessões do espetáculo Cabaré Mundo Circus, produzidos pelos dois grupos de Ribeirão Preto Lucca Circus e Os Profiçççionais. A apresentação cômica e dinâmica apresenta diversas técnicas do circo, incluindo algumas pouco exploradas no Brasil, como a mesa e a escada acrobáticas, e ainda girafa, acrobacia e malabarismo.

A programação terá ainda com show da Cinebloco, que é uma fanfarra formada há cinco anos por um grupo de músicos experientes e cinéfilos do Rio de Janeiro. Com irreverência e vestidos como personagens célebres, eles tocam temas famosos de filmes brasileiros e de Hollywood, com arranjos influenciados por ritmos regionais, como as marchinhas de Carnaval, o frevo e o funk. A Marcha Imperial, de Star Wars, por exemplo, vira o Maracatu Imperial.

Catanduva

O Circuito leva shows, circo, teatro e dança a espaços públicos para seis cidades da região de Catanduva. Monte Alto, Olímpia e Ibirá receberão as atrações do roteiro 3. Uma das produções da agenda é o espetáculo Mar sem Beira, da companhia circense de Brasília, conhecida pelo uso de esculturas de bambu em coreografias de dança acrobática. Outra programação confirmada é a cantora e compositora Tássia Reis, que está fazendo shows da turnê do álbum Outra Esfera. Nos shows, a artista é acompanhada pelo DJ 3D e por Livia Mafrika.

Já Bebedouro, Santa Adélia e Novo Horizonte integram o roteiro 4. O grupo Barracão Cultural apresentará a peça A Condessa e o Bandoleiro, que conta a história de uma condessa que sonha com uma vida de aventuras, enquanto um bandoleiro vive todos os dias no limite do perigo. Com as batidas dos DJs e MCs, a batalha de passinhos também será levada para as cidades com os dançarinos do Clássicos do Passinho, do Rio de Janeiro, que criam movimentos elaborados, incorporando elementos do break, frevo e capoeira.

Serviço

  • Circuito Sesc de Artes. De sexta-feira, 13, a domingo, 15, em Jales, Mirassol e Santa Fé do Sul. De 20 a 22 de abril, em Fernandópolis, Tanabi e Votuporanga. Informações: sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Programação

Eduardo Petrini/Divulgação Palavra   Imagem, da Cia. Alcina da Palavra
Palavra Imagem, da Cia. Alcina da Palavra

Atrações do roteiro 9

  • Jales - Sexta-feira, 13, das 16h às 21h30 , na praça João Mariano de Freitas (Praça do Jacaré)
  • Santa Fé do Sul - Sábado, 14, das 16h às 21h30, na Praça Salles Filho (Palco Principal)
  • Mirassol - Domingo, 15, das 16h às 21h30, na Praça Doutor Anísio José Moreira

Teatro

  • Espetáculo Quizumba!, do Coletivo Quizumba

Dança

  • Espetáculo Chulos, da Dual Cena Contemporânea

Música

  • Show do DJ Formiga, integrante do coletivo Vinil é Arte
  • Show do grupo paulista Grand Bazaar

Literatura

  • Projeto de leitura Palavra Imagem, do Instituto Clio

Cinema

  • Sessões de curtas de animação da Pixar

Artes visuais

  • Oficina de Peixes Voadores, com o Coletivo Laranja Azul
  • Oficina de Tecimento Livre - Macramê Moderno, com Letícia Matos e Bruna Bortolleto

Atrações do roteiro 10

  • Tanabi - 20 de abril, das 16h às 21h30, na Praça Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz)
  • Fernandópolis - 21 de abril, das 16h às 21h30, na Praça Joaquim Antonio Pereira (Praça da Matriz),
  • Votuporanga - 22 de abril, das 16h às 21h30, na Concha Acústica

Circo

  • Espetáculo Cabaré Mundo Circus, com a Lucca Circus e Os Profiçççionais

Dança

  • Espetáculo Terreiro Urbano, da Cia. Treme Terra

Música

  • Show da fanfarra Cinebloco

Artes Visuais

  • Oficina de Calçadas, com Marcos Gorgatti

Literatura

  • Projeto de leitura Palavra Imagem, da Cia. Alcina da Palavra

Cinema

  • Sessões de curtas de animação da Pixar

Tecnologia e Arte

  • Laboratório de Impressão 3D: Brinquedos e Miniluminárias, com o Digo Educação Maker

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso